quarta-feira, 19 de junho de 2013


Todo apoio e solidariedade do PSOL às manifestações populares de protesto no Distrito Federal e no Brasil
PSOL
Os protestos e as reivindicações populares que tomam conta do país são mais do que justas, diante de um quadro de sucateamento e precariedade do transporte público, onde o trabalhador brasileiro paga as mais altas tarifas por um péssimo serviço prestado. Esse é o estopim da crise e da presença de milhares de pessoas nas manifestações de ruas. Também são justas as reivindicações de mais investimentos e políticas sociais, deixados de lado em nome da Copa do Mundo. A insatisfação popular com os rumos da economia e da política fez com que a Presidente Dilma fosse vaiada no Estádio Mané Garrincha no último sábado, diante de um público de 70 mil pessoas na abertura do jogo entre o Brasil e o Japão.
As vaias também serviram para repudiar a truculência como agiu a tropa de choque da Polícia Militar, sob o comando direto do governador Agnelo Queiroz, contra os manifestantes que protestavam pacificamente do lado de fora do Mané Garrincha, já que as informações sobre o que acontecia nas imediações circularam rapidamente entre os torcedores que se encontravam dentro do Estádio, além do forte cheiro do gás lacrimogêneo das bombas jogadas pela PM contra os manifestantes, sentido por grande parte da torcida.

A violenta, covarde e descomunal repressão das tropas de choque das Polícias Militares dos governos estaduais e prefeituras contra os manifestantes nas principais capitais do país, também vem causando uma onda de repúdio da população contra essas autoridades, o que só faz aumentar a insatisfação popular contra os governos do PSDB, PT, PMDB, PTB e seus aliados.
O PSOL - Partido Socialismo e Liberdade no Distrito Federal, se solidariza com todos os segmentos que estão mobilizados e lutando contra a violência e o abuso cometido pelas autoridades policiais, que agem a mando de governadores e alguns prefeitos. Nos somamos à indignação popular contra a repressão e a violência praticada contra os manifestantes em todo o país.
Não víamos um quadro de repressão tão violento como esse desde os tempos da ditadura militar. Os atuais coronéis comandantes das tropas de choque e governadores como Geraldo Alckmim, Agnelo Queiroz e Sergio Cabral não ficam nada a dever a Paulo Maluf, Chagas Freitas, Francelino Pereira, dentre outros, que foram governadores na ditadura militar e reprimiram violentamente as manifestações de trabalhadores e movimentos populares. Todos eles trataram, no passado e na atualidade, os movimentos da classe trabalhadora e do povo como caso de polícia!
Denunciamos o fracasso do governo Agnelo Queiroz e de suas políticas para a saúde, para a segurança pública, para os transportes. É um governo submisso às grandes empreiteiras e setores que financiaram sua milionária campanha de governador em 2010. Foi assim que o Estádio Mané Garrincha tornou-se a obra mais cara do mundo, com um custo aproximado de 1 bilhão e 500 milhões de reais.
Repudiamos a tentativa fascista das autoridades policiais ( PMDF e Polícia Civil) , a mando de Agnelo Queiroz, de tentarem criminalizar os militantes do agrupamento Brasil e Desenvolvimento (B&D), que temos orgulho de anunciar que são filiados ao PSOL-DF, e de serem jovens militantes, combativos e comprometidos com a construção de uma nova sociedade, a sociedade socialista!
Expressamos aqui nossa irrestrita solidariedade a esses jovens e combativos militantes do PSOL, que diferente do que a Polícia de Agnelo tenta mostrar, são pessoas que lutam por um ideal e por um país justo, fraterno e solidário. Participam ativamente do sonho de construir em nosso país uma sociedade socialista! Expressamos nossa gratidão aos companheiros Gustavo Capela, Mayra Cotta, Daniel Gobbi, João Victor, Gabriel Elias pela coragem e disposição que demonstraram ao enfrentar as tropas de choque do governador Agnelo Queiroz, juntamente com centenas de outros militantes.
Registramos também nossa irrestrita solidariedade a todos que estão mobilizados e lutando contra o arbítrio e a violência, em um movimento de protesto sem precedentes na história atual de nosso país e do Distrito Federal.
No Distrito Federal nos somamos à indignação popular contra o governo de Agnelo Queiroz ao mesmo tempo que exigimos um transporte público de qualidade, com tarifas sociais, ônibus novos e seguros para toda a população, reerguendo a TCB - Empresa de Transportes Coletivos de Brasília. Exigimos segurança pública que respeite os direitos humanos e os demais direitos da população trabalhadora, com a extinção da Tropa de Choque da Polícia Militar. Queremos uma saúde pública de qualidade, com atendimento humanizado em todos os hospitais e postos de saúde e a volta do Programa Saúde em Casa, onde os médicos e demais profissionais atendam os pacientes em suas residências, com carinho e respeito ao cidadão.
Queremos dizer à população que nós temos partido e sabemos porque estamos lutando! Viva o PSOL! Viva o povo do Distrito Federal ! Viva a solidariedade entre aqueles que lutam por um mundo melhor! Viva o socialismo!

Brasília, junho de 2013
Direção Executiva Regional do PSOL-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.