terça-feira, 23 de julho de 2013

É hora do PSOL brilhar nas ruas

 De Fábio Coutinho

            As recentes mobilizações que chacoalharam as velhas estruturas e tomaram às ruas de norte a sul do país, é uma resposta à falsa estabilidade econômica do governo do PT. Vivemos um momento histórico. Onde o povo se divorcia dos velhos aparatos que por décadas foram responsáveis pela organização da juventude e dos trabalhadores, e que hoje são parte da rejeição das ruas.  As mobilizações que se espalharam por todo país  –  que foram se expandindo de forma espontânea  –  aglutinando rebeldia e indignação, é hoje um marco histórico. O movimento que está nas ruas é o símbolo de resistência à tempestade neoliberal que varreu o mundo para crise econômica e que pegou o PT em cheio.

             A instabilidade política e econômica que vivemos é o momento chave para construção de uma nova direção para o movimento de massas no Brasil. A tarefa do PSOL é afastar todo e qualquer tipo de conservadorismo que permeia nossas instâncias, e ser parte das lutas e embates políticos que se iniciam. O movimento de massas deve ter sua autonomia e nós devemos dar todo suporte e apoio. Nosso papel é ser uma alternativa política para os indignados.

             Com isso, precisaremos ser táticos para os desafios do próximo período.  O atual governo do DF, encabeçado por Agnelo Queiroz (PT/PMDB), está marcado por sua incapacidade administrativa, sua atuação à serviço das grandes empreiteiras e cercado por esquemas de corrupção. Com isso, abre um grande espaço para construção de uma alternativa de esquerda, democrática e socialista. O PSOL está preparado para esse desafio, desde 2006 estamos construindo nossa candidatura própria para o governo do DF. Tendo o Toninho do PSOL como figura porta-voz dessa construção, e sendo esse, um nome forte para a disputa de 2014.

             Precisamos estar atentos com o oportunismo. O PSB e o PDT são legendas que estiveram na base aliada do ex-governador Arruda (DEM), e se silenciaram diante da Operação Caixa de Pandora, realizado pela polícia federal para investigar o chamado mensalão do DEM. O PSB teve na época, um deputado envolvido em escândalos de corrupção e que foi posteriormente caçado. Esses mesmos partidos se retiraram da base aliada de Agnelo do PT de forma oportunista – por não verem mais perspectivas em seu governo e analisando a rejeição do povo –, optaram por se retirarem para construírem uma falsa “alternativa” para o governo do DF em 2014. O PSOL é a verdadeira alternativa! O único partido que não esteve envolvido  em nenhum desses governos anteriores. Somos um partido com total credibilidade com o povo do DF, basta analisarmos nosso crescimento desde nossa primeira candidatura em 2006, onde alcançamos 4,26% e em 2010 chegando a 14,37%.

             Para nós do MES, as mudanças reivindicadas nas ruas, não poderão vir de partidos da ordem. Partidos esses, que já tiveram a oportunidade de estar à frente do governo do DF.  Estes partidos estão procurando uma nova base aliada, para que possam encabeçar a chapa, e pintar sua velha política, com a cara da nova política. O PSOL vem crescendo no DF por ter um caráter combativo e coerente, estando nas ruas em defesa dos direitos do povo! O PSOL deve rejeitar qualquer proposta de aliança em 2014 com esses partidos. A base do PSOL não aceitará se misturar com velhas estruturas partidárias, como PSB e PDT. A conjuntura é favorável para nós, e a juventude deve conduzir esse processo. Temos que seguir engajados ao lado do povo na luta contra esse regime político,  por mudanças estruturais reais e concretas. Nossa aliança é com o povo!

             Portanto, em 2014 é o momento do PSOL se lançar como alternativa real para o governo do DF. Com uma candidatura onde o PSOL seja a cabeça da chapa e que não capitule para o oportunismo eleitoreiro. O PSOL deve ser empurrado pelas massas. É o momento do povo em especial a juventude, tomar o PSOL e empurra-lo para o radicalismo, organizando o descontentamento popular. É o momento do PSOL se colocar como organismo que busque construir uma unidade ampla com os setores desiludidos com as velhas estruturas, o PSOL deve ser a “casa” de todos os lutadores que procuram um abrigo. Muitos setores estão rompendo com as velhas estruturas e procurando alternativas políticas, o PSOL é essa alternativa, é hora do PSOL brilhar nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.