quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Nota de repúdio às prisões do coordenador do MNPR, e, da população em situação de rua do DF
Durante esta manhã [13 dez. 2012] fomos surpreendidos pela operação higienista da 2ª DP da Asa Norte, que, em ação deteve 18 pessoas em situação de rua na L3 norte. 11 companheiros foram encaminhados para presídios da região, pessoas e famílias que vivem há décadas, próximo à Colina-UNB.
Entre os presos encontra-se o coordenador regional do Movimento Nacional da População de Rua do Distrito Federal, Srº Luis Monteiro da Silva e sua esposa Srª Francinete Conceição, junto a outros 8 homens e mais uma mulher que estão em situação de rua e que,desde suas vindas para a situação de rua vivem da reciclagem e foram encaminhados aos presídios da PAPUDA e COLMÉIA.


A operação, que se caracteriza como limpeza social no plano piloto, ocorreu na semana posterior ao registro no disque direitos humanos (disque 100), a denúncia notificava a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que o coordenador do núcleo havia sido ameaçado por agentes do estado e pela delegada, bem como as pessoas e famílias que viviam naquele local sofreram ameaças e intimidações, as quais foram cumpridas nesta manhã.
Diante desta ação higienista onde a dignidade da pessoa humana e suas condições sociais são legadas à último plano, repudiamos toda forma de limpeza social, de preconceito, de não garantia e acesso às políticas públicas e principalmente de higienização contra pessoas que apesar de sofrerem um processo contínuo, diário, de criminalização e abandono, estão buscando sua cidadania através da participação no pouco que lhes é ofertado

Não queremos viver, e isso nunca mais, em uma ditadura onde o poder econômico se entrelaça com o político e o judiciário. Qualquer forma de desafeto ao poder público torna-se uma anulação do cidadão, sem direito à justiça, ou a qualquer forma de defesa.

Luís e sua esposa foram indiciados e presos.

Assinam esta carta de repúdio.

MOVIMENTO NACIONAL DA POPULAÇÃO DE RUA

VIOLES-SER-UNB,

DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL,

CODHES,

CONSEA-DF

OBSERVATÓRIA DAS VIOLÊNCIAS CONTRA A POPULAÇÃO DE RUA DO DISTRITO FEDERAL

Grupo de Estudos e Pesquisas para o Trabalho (GEPT/UnB).

Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.