terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dois anos sem Coopatram e tudo continua igual: humilhação e falta de respeito aos direitos dos cidadãos de Planaltina/DF.
Por Tatyana Luz, administradora, em 07/08/2012.
Na Dispensa de Licitação Emergencial para 80 ônibus em Planaltina/DF, a “Cootransp”, ganhou 3 lotes de 10 ônibus, para operar nas linhas da então falida “Coopatram”. O que isto pode significar??
Contextualizando, há dois anos a “Coopatram”, que já vinha operando pessimamente que saiu de nossas vidas apenas porque o Banco confiscou os veículos. Desde então o caos toma conta da vida de todos de Planaltina e consequentemente todo o DF, porque linhas de diversas RA’s foram realocadas para nos atender. Desde então a “Cootransp”, também cooperativa, atua emergencialmente juntamente com o Grupo Amaral no Bairro Arapoanga em Planaltina/DF.
 
O Grupo Amaral todos sabemos que está em processo de falência, alguns bens do Valmir Amaral foram penhorados por decisão judicial. A partir daí, as empresas do grupo passam por sérias dificuldades e restrições, que remontam em diversos ônibus quebrados nas vias, passageiros no meio do caminho e dentre outros problemas. A secretaria de Transportes fechou um acordo com o Grupo, para investir na manutenção dos veículos, porém o que se vê empiricamente é que houve um investimento sim... cada ponto estratégico da BR020 pode ser notado um Guincho modelo caminhão, pronto para que quando algum ônibus apresentar defeito, possa ser rebocado mais rapidamente. Então a quantidade de veículos com problema ao longo da BR020 diminuiu, sim mas o problema persiste e muito, só não está tão amostra...
 Quanto à cooperativa “cootransp”, esta é um caso sério, opera totalmente como as antigas, ou melhor atuais por ainda existirem, as chamadas “vans ou transporte piratas”.  Ônibus superlotados: mais de 120 passageiros dentro de um veículo. Quem quer voltar para casa e sai da Asa Norte, não tem nem como entrar no ônibus, devido à superlotação, sendo que o limite máximo são 44 sentados e 38 em pé. Atualmente, cerca de 85% da população total do Arapoangas (mais de 60.000 pessoas) utilizam o transporte público, diariamente, até o Plano Piloto e adjacências para trabalhar. Ou seja: o quantitativo de ônibus operando é insuficiente para proporcionar o mínimo de conforto necessário para o deslocamento deste quantitativo de pessoas, não temos horários, itinerários certos, a linhas são feitas como cada motorista quer que seja feita.
Exemplifico com um relato, ocorrido comigo mesma, sábado dia 04/08/2012. Faço curso de inglês na Cooplen Idiomas 514 Sul das 14 Às 18hs, mais ou menos umas 18:15hs eu estava na parada, foi passar um ônibus de 616.2 às 20:15hs (duas horas de espera). O pior não seria se realmente não houvesse passado nenhum ônibus, o problema é que passaram 4 veículos da Cootransp, com validador, legalizado; porém fazendo a linha 600, que é operada pela empresa São José.
Os veículos da São José passavam apenas com cobrador e motorista. Enquanto a parada estava lotada de gente para o Bairro Arapoanga. Quando apareceu um ônibus clandestino fazendo Arapoanga, o desespero da população já era tamanho que este já saiu, com lotação de banco e pessoas em pé da primeira parada do Eixo Sul.
 Assim sendo, voltando ao assunto da Dispensa Emergencial para 80 ônibus, onde a Cootransp, ganhou três lotes de 10 ônibus, um total de 30 veículos, para dividir as linhas com mais 4 empresas, questiono se quando ela realmente tiver que atuar vai continuar com a mesma falta de respeito? Continuar com um trabalho “pirata”, em linhas que já possuem outras empresas como a linha 600? Vai continuar com o pagamento em comissões onde obrigam os funcionários a desrespeitar as Leis de Trânsito e colocar nossas vidas em riscos por mais e mais passageiros? E quando estas empresas entrarão, quantas vezes já foi adiada esta data de início de operação destas novas empresas?
Pagamos a passagem mais cara do país para sermos tratados de forma pior do que animais amontoados em um veículo, isto quando o tem. Estamos nos sentindo submetidos a um tratamento desumano e degradante, o que fere o inciso III do Art 5º, da Constituição Federal. Nossa demanda é urgente. Nossos direitos são violados. Há dois anos sem Coopatram e solução longe do alcance de nossas vistas! Planaltina merece respeito.

GDF publica no DODF resultado do contrato emergencial para Planaltina
(06/07/2012 - 15:34)
Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (5) a autorização - por parte da Secretaria de Transportes, para atender à região de Planaltina - à delegação, em caráter emergencial, de serviços de transporte público coletivo em favor das empresas: COOTRANSP, para operação de 3 (três) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 30 (trinta) ônibus; EMPRESA DE TRANSPORTE VERA CRUZ LTDA, para operação de 2 (dois) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 20 (vinte) ônibus;  ROTHA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS, para operação de 2 (dois) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 20 (vinte) ônibus; e, MOURA TRANSPORTES para operação de 1 (um) lote de 10 (dez) ônibus.
Nesse processo, não há gasto por parte do governo. É uma concessão de transporte público, e quem arca com as despesas são as empresas selecionadas (compram ônibus, combustível, fazem manutenção etc.), pelo que são remuneradas quando recebem, em contrapartida, o valor da passagem.
Os novos ônibus devem começar a circular em cerca de 15 dias após a assinatura do contrato, prevista para acontecer na próxima semana. Neste momento, os veículos passam por fase de vistoria, pintura/plotagem de logomarca e outros serviços técnicos.

Fonte: < http://www.dftrans.df.gov.br/>, acesso em 07/08/2012, às 15:57 hs.
 

Tribunal de Justiça decide penhorar bens do ex-senador Valmir Amaral
Publicação: 09/05/2012 07:51 Atualização: 09/05/2012 08:06

A Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresarias do Distrito Federal determinou que sejam arrolados bens que ficam na residência do ex-senador, entre eles lanchas e um trator.

Decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), da última segunda-feira, determinou a penhora de bens de empresas do ex-senador Valmir Amaral, no valor de R$ 38,5 milhões. A quantia se refere à participação de Dorival Josué do Amaral e Luzia Domingos Caixeta do Amaral, tios do ex-parlamentar, na dissolução societária de 11 empresas do Grupo Amaral, conglomerado de transporte da família de Valmir.
Entre os bens penhorados pela decisão da Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais do Distrito Federal estão uma Lamborghini Gallardo, modelo 2009/2010; uma Ferrari California, modelo 2010/2010; um Porsche Panamera S, de 2010/2010; e um apartamento de 160m², com duas vagas na garagem, localizado no Sudoeste, bairro nobre de Brasília (veja quadro). A Justiça também determinou o arrolamento de bens na residência do ex-senador, no Lago Sul, entre eles um trator e diversas lanchas.
Valmir Amaral domina uma parte do transporte coletivo do Distrito Federal. Três empresas do grupo %u2014 Rápido Veneza, Rápido Brasília e Viva Brasília %u2014 concentram 290 ônibus urbanos, o equivalente a 14% da frota em circulação no DF. As empresas do grupo atuam em: Planaltina, Sobradinho I e II, Plano Piloto, Guará, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Lago Norte, Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e São Sebastião.


Dissolução do Grupo Amaral preocupa o governo, que teme pelo transporte
Publicação: 10/05/2012 07:35 Atualização: 10/05/2012 09:27
O desmembramento societário do Grupo Amaral é acompanhado de perto pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O litígio entre os familiares sócios do grupo preocupa o alto escalão do governo, que pretende enviar emissários hoje ao Ministério Público para buscar um compromisso das empresas do ex-senador Valmir Amaral pela garantia de maiores investimentos em manutenção da frota e a consolidação do capital de giro. As empresas concentram atuação na Saída Norte de Brasília, uma das regiões com os maiores problemas operacionais de transporte público urbano, segundo o próprio governo.

Entre os bens penhorados, estão lanchas, carros de luxo e um apartamento de 160 metros quadrados no Sudoeste


O secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, acompanha desde o início o processo de dissolução do grupo, que culminou na penhora de bens das empresas comandadas pelo senador, como o Correio mostrou na edição de ontem. Ele afirma que o governo monitora diariamente os indicativos operacionais das empresas desde o início do processo de separação dos sócios. “Temos informações de que ônibus do grupo estão fora de circulação porque apresentam motores fundidos. Isso indica falta de dinheiro e nossa preocupação é garantir o atendimento e a melhoria desses serviços”, afirma.

Dos 80 ônibus prometidos, apenas 12 são novos, os outros podem ter até 5 anos de uso
RENATO SOUZA

Há muito os moradores da região administrativa de Planaltina pedem o reforço do transporte público para o Plano Piloto. Após vários problemas que impediram a licitação de seguir adiante, o Governo do DF divulgou nesta sexta-feira (06), o nome das empresas responsáveis por reforçar o transporte na região. Segundo publicação no Diário Oficial do DF, às empresas vencedoras da licitação são: Moura Transporte, Cootransp, Empresa de Transporte Vera Cruz e Rota Transporte de Passageiros.
Desde o inicio deste ano, os moradores de Planaltina vem realizando protestos contra o caós no transporte público. Os usuários reclamam de lotação e sucateamento dos ônibus e ainda dos horários e linhas que não atendem a todos os bairros da cidade. Um grupo de moradores resolveu criar um grupo para denunciar e combater os problemas relacionados ao transporte na cidade. Após moradores interditarem por várias vezes a BR 020, o GDF resolveu em abril deste ano, abrir uma licitação emergencial para reforçar a frota na cidade.
O reforço deve contar com 80 ônibus, mas apenas 12 deles são novos, os demais podem ter até 5 anos de uso. De acordo com o GDF, os contratos devem ser assinados nas próxima semana. Após a assinatura dos contratos o DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) terá cinco dias para emitir uma ordem de serviço permitindo a circulação dos novos ônibus
Fonte: < http://planaltinadf.com.br/?p=2018>, acesso em 07/08/2012, às 15:54hs.

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