Dois anos sem Coopatram e tudo continua igual: humilhação e falta de respeito aos direitos dos cidadãos de Planaltina/DF.
Por Tatyana Luz, administradora, em 07/08/2012.
Na
Dispensa de Licitação Emergencial para 80 ônibus em Planaltina/DF, a
“Cootransp”, ganhou 3 lotes de 10 ônibus, para operar nas linhas da
então falida “Coopatram”. O que isto pode significar??
Contextualizando,
há dois anos a “Coopatram”, que já vinha operando pessimamente que saiu
de nossas vidas apenas porque o Banco confiscou os veículos. Desde
então o caos toma conta da vida de todos de Planaltina e
consequentemente todo o DF, porque linhas de diversas RA’s foram
realocadas para nos atender. Desde então a “Cootransp”, também
cooperativa, atua emergencialmente juntamente com o Grupo Amaral no
Bairro Arapoanga em Planaltina/DF.
O
Grupo Amaral todos sabemos que está em processo de falência, alguns
bens do Valmir Amaral foram penhorados por decisão judicial. A partir
daí, as empresas do grupo passam por sérias dificuldades e restrições,
que remontam em diversos ônibus quebrados nas vias, passageiros no meio
do caminho e dentre outros problemas. A secretaria de Transportes fechou
um acordo com o Grupo, para investir na manutenção dos veículos, porém o
que se vê empiricamente é que houve um investimento sim... cada ponto
estratégico da BR020 pode ser notado um Guincho modelo caminhão, pronto
para que quando algum ônibus apresentar defeito, possa ser rebocado mais
rapidamente. Então a quantidade de veículos com problema ao longo da
BR020 diminuiu, sim mas o problema persiste e muito, só não está tão
amostra...
Quanto
à cooperativa “cootransp”, esta é um caso sério, opera totalmente como
as antigas, ou melhor atuais por ainda existirem, as chamadas “vans ou
transporte piratas”. Ônibus superlotados: mais de 120
passageiros dentro de um veículo. Quem quer voltar para casa e sai da
Asa Norte, não tem nem como entrar no ônibus, devido à superlotação,
sendo que o limite máximo são 44 sentados e 38 em pé. Atualmente, cerca
de 85% da população total do Arapoangas (mais de 60.000 pessoas)
utilizam o transporte público, diariamente, até o Plano Piloto e
adjacências para trabalhar. Ou seja: o quantitativo de ônibus operando é
insuficiente para proporcionar o mínimo de conforto necessário para o
deslocamento deste quantitativo de pessoas, não temos horários,
itinerários certos, a linhas são feitas como cada motorista quer que
seja feita.
Exemplifico
com um relato, ocorrido comigo mesma, sábado dia 04/08/2012. Faço curso
de inglês na Cooplen Idiomas 514 Sul das 14 Às 18hs, mais ou menos umas
18:15hs eu estava na parada, foi passar um ônibus de 616.2 às 20:15hs
(duas horas de espera). O pior não seria se realmente não houvesse
passado nenhum ônibus, o problema é que passaram 4 veículos da
Cootransp, com validador, legalizado; porém fazendo a linha 600, que é
operada pela empresa São José.
Os
veículos da São José passavam apenas com cobrador e motorista. Enquanto
a parada estava lotada de gente para o Bairro Arapoanga. Quando
apareceu um ônibus clandestino fazendo Arapoanga, o desespero da
população já era tamanho que este já saiu, com lotação de banco e
pessoas em pé da primeira parada do Eixo Sul.
Assim
sendo, voltando ao assunto da Dispensa Emergencial para 80 ônibus, onde
a Cootransp, ganhou três lotes de 10 ônibus, um total de 30 veículos,
para dividir as linhas com mais 4 empresas, questiono se quando ela
realmente tiver que atuar vai continuar com a mesma falta de respeito?
Continuar com um trabalho “pirata”, em linhas que já possuem outras
empresas como a linha 600? Vai continuar com o pagamento em comissões
onde obrigam os funcionários a desrespeitar as Leis de Trânsito e
colocar nossas vidas em riscos por mais e mais passageiros? E quando
estas empresas entrarão, quantas vezes já foi adiada esta data de início
de operação destas novas empresas?
Pagamos
a passagem mais cara do país para sermos tratados de forma pior do que
animais amontoados em um veículo, isto quando o tem. Estamos nos
sentindo submetidos a um tratamento desumano e degradante, o que fere o
inciso III do Art 5º, da Constituição Federal. Nossa demanda é urgente.
Nossos direitos são violados. Há dois anos sem Coopatram e solução longe
do alcance de nossas vistas! Planaltina merece respeito.
GDF publica no DODF resultado do contrato emergencial para Planaltina
(06/07/2012 - 15:34)
(06/07/2012 - 15:34)
Foi
publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (5) a
autorização - por parte da Secretaria de Transportes, para atender à
região de Planaltina - à delegação, em caráter emergencial, de serviços
de transporte público coletivo em favor das empresas: COOTRANSP, para
operação de 3 (três) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 30
(trinta) ônibus; EMPRESA DE TRANSPORTE VERA CRUZ LTDA, para operação de 2
(dois) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 20 (vinte)
ônibus; ROTHA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS, para
operação de 2 (dois) lotes de 10 (dez) ônibus cada um, totalizando 20
(vinte) ônibus; e, MOURA TRANSPORTES para operação de 1 (um) lote de 10 (dez) ônibus.
Nesse
processo, não há gasto por parte do governo. É uma concessão de
transporte público, e quem arca com as despesas são as empresas
selecionadas (compram ônibus, combustível, fazem manutenção etc.), pelo
que são remuneradas quando recebem, em contrapartida, o valor da
passagem.
Os novos
ônibus devem começar a circular em cerca de 15 dias após a assinatura
do contrato, prevista para acontecer na próxima semana. Neste momento,
os veículos passam por fase de vistoria, pintura/plotagem de logomarca e
outros serviços técnicos.
Fonte: < http://www.dftrans.df.gov.br/> , acesso em 07/08/2012, às 15:57 hs.
Tribunal de Justiça decide penhorar bens do ex-senador Valmir Amaral
Publicação: 09/05/2012 07:51 Atualização: 09/05/2012 08:06
A
Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios
Empresarias do Distrito Federal determinou que sejam arrolados bens que
ficam na residência do ex-senador, entre eles lanchas e um trator.
|
Decisão
do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), da
última segunda-feira, determinou a penhora de bens de empresas do
ex-senador Valmir Amaral, no valor de R$ 38,5 milhões. A quantia se
refere à participação de Dorival Josué do Amaral e Luzia Domingos
Caixeta do Amaral, tios do ex-parlamentar, na dissolução societária de
11 empresas do Grupo Amaral, conglomerado de transporte da família de
Valmir.
Entre
os bens penhorados pela decisão da Vara de Falências, Recuperações
Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais do Distrito Federal
estão uma Lamborghini Gallardo, modelo 2009/2010; uma Ferrari
California, modelo 2010/2010; um Porsche Panamera S, de 2010/2010; e um
apartamento de 160m², com duas vagas na garagem, localizado no Sudoeste,
bairro nobre de Brasília (veja quadro). A Justiça também determinou o
arrolamento de bens na residência do ex-senador, no Lago Sul, entre eles
um trator e diversas lanchas.
Valmir
Amaral domina uma parte do transporte coletivo do Distrito Federal.
Três empresas do grupo %u2014 Rápido Veneza, Rápido Brasília e Viva
Brasília %u2014 concentram 290 ônibus urbanos, o equivalente a 14% da
frota em circulação no DF. As empresas do grupo atuam em: Planaltina,
Sobradinho I e II, Plano Piloto, Guará, Setor de Indústria e
Abastecimento (SIA), Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Lago
Norte, Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e São Sebastião.
Fonte: <http://www. correiobraziliense.com.br/app/ noticia/cidades/2012/05/09/ interna_cidadesdf,301481/ tribunal-de-justica-decide- penhorar-bens-do-ex-senador- valmir-amaral.shtml> acesso em 07/08/2012 , às 13:55hs.
Dissolução do Grupo Amaral preocupa o governo, que teme pelo transporte
Publicação: 10/05/2012 07:35 Atualização: 10/05/2012 09:27
O
desmembramento societário do Grupo Amaral é acompanhado de perto pelo
Governo do Distrito Federal (GDF). O litígio entre os familiares sócios
do grupo preocupa o alto escalão do governo, que pretende enviar
emissários hoje ao Ministério Público para buscar um compromisso das
empresas do ex-senador Valmir Amaral pela garantia de maiores
investimentos em manutenção da frota e a consolidação do capital de
giro. As empresas concentram atuação na Saída Norte de Brasília, uma das
regiões com os maiores problemas operacionais de transporte público
urbano, segundo o próprio governo.
Entre os bens penhorados, estão lanchas, carros de luxo e um apartamento de 160 metros quadrados no Sudoeste
|
O secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, acompanha desde o início o processo de dissolução do grupo, que culminou na penhora de bens das empresas comandadas pelo senador, como o Correio mostrou na edição de ontem. Ele afirma que o governo monitora diariamente os indicativos operacionais das empresas desde o início do processo de separação dos sócios. “Temos informações de que ônibus do grupo estão fora de circulação porque apresentam motores fundidos. Isso indica falta de dinheiro e nossa preocupação é garantir o atendimento e a melhoria desses serviços”, afirma.
Fonte: http://www. correiobraziliense.com.br/app/ noticia/cidades/2012/05/10/ interna_cidadesdf,301669/ dissolucao-do-grupo-amaral- preocupa-o-governo-que-teme- pelo-transporte.shtml, acesso em 07/08/2012, às 15:48hs.
Dos 80 ônibus prometidos, apenas 12 são novos, os outros podem ter até 5 anos de uso
RENATO SOUZA
Há
muito os moradores da região administrativa de Planaltina pedem o
reforço do transporte público para o Plano Piloto. Após vários problemas
que impediram a licitação de seguir adiante, o Governo do DF divulgou
nesta sexta-feira (06), o nome das empresas responsáveis por reforçar o
transporte na região. Segundo publicação no Diário Oficial do DF, às
empresas vencedoras da licitação são: Moura Transporte, Cootransp,
Empresa de Transporte Vera Cruz e Rota Transporte de Passageiros.
Desde
o inicio deste ano, os moradores de Planaltina vem realizando protestos
contra o caós no transporte público. Os usuários reclamam de lotação e
sucateamento dos ônibus e ainda dos horários e linhas que não atendem a
todos os bairros da cidade. Um grupo de moradores resolveu criar um
grupo para denunciar e combater os problemas relacionados ao transporte
na cidade. Após moradores interditarem por várias vezes a BR 020, o GDF
resolveu em abril deste ano, abrir uma licitação emergencial para
reforçar a frota na cidade.
O
reforço deve contar com 80 ônibus, mas apenas 12 deles são novos, os
demais podem ter até 5 anos de uso. De acordo com o GDF, os contratos
devem ser assinados nas próxima semana. Após a assinatura dos contratos o
DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) terá cinco dias para
emitir uma ordem de serviço permitindo a circulação dos novos ônibus
Fonte: < http://planaltinadf.com.br/?p= 2018>, acesso em 07/08/2012, às 15:54hs.
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