segunda-feira, 13 de agosto de 2012

É esta empresa que vai atuar em Planaltina/DF??
Por Tatyana Luz

Não sei... mas, eu acho que já vi esta novela antes??
O que acontece com as cooperativas? Pegam mais e mais linhas, porém não conseguem dar suporte nem a funcionários e muito menos aos usuários. Recordo-me que a extinta "Coopatram", iniciou suas atividades maravilhosamente após ganhar a Licitação, porém seis meses depois começaram os problemas, extinsão e desvios de itinerários, falta de pagamento aos funcionários, greves até o confisco de seus veículos por falta de pagamento do financiamento e posterior falência da cooperativa.
Me preocupo, pois nesta Dispensa de Licitação Emergencial para 80 ônibus em Planaltina/DF, a “Cootransp”, ganhou 3 lotes de 10 ônibus, para operar nas linhas da então falida Coopatram. As demais empresas vencedoras apenas a Rota Transporte assinou o contrato para apenas 10 ônibus, sendo que ela ganhou dois lotes, então seriam 20 veículos... Então, teríamos novamente o transporte dos Bairros Arapoanga, Vale do Amanhecer e Buritis IV novamente nas mãos de cooperativa.
 
O problema não se trata do fato de serem cooperativas, mas sim de uma palavrinha mágica que todas empresas devem conhecer "GESTÃO".
Pelo andar dos fatos a matéria abaixo, retrata justamente isso e dispensa comentários, pois se nem entrou oficialmente em Planaltina e já coleciona problemas, não sabemos o que esperar.
Apenas ficarão no ar algumas perguntas: A população de Planaltina vai vivenciar tudo novamente??? Quando teremos paz em nosso transporte? Quando poderemos cumprir nossas obrigações laborais no horário? Quando o fato de morar em Planaltina/DF deixará de ser fator eliminatório em entrevista de emprego, por não podermos cumprir com os horários?
Será que a cidade que cedeu terras para a construção de Brasília merece tanto descaso assim???
Aguardamos próximos cápítulos desta novela...
10/08/2012 10h25 - Atualizado em 10/08/2012 10h41
Paralisação deixa 50 ônibus coletivos fora de circulação em Samambaia
Rodoviários querem aumento salarial e plano de saúde.
Presidente da Cootransp diz que pedidos já foram atendidos.
Cerca de 200 motoristas e cobradores da empresa Cootransp, do Distrito Federal, fizeram uma paralisação-relâmpago na manhã desta sexta-feira (10) em Samambaia. Os rodoviários operam em duas linhas que fazem o transporte coletivo circular dentro da cidade. Cerca de 50 veículos deixaram de circular, de acordo com informações do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal.
A empresa calcula que aproximadamente 10 mil usuários tenham sido prejudicados. Os manifestantes reivindicam tíquete-alimentação, cesta básica, plano de saúde e reajuste salarial pelo índice de inflação do último ano acrescido de 3% de ganho.

O presidente da Cootransp, Marcos Alves, disse que todos os pedidos dos rodoviários já foram atendidos. "Isso tudo nós já demos, não temos nenhuma pendência com os trabalhadores. A paralisação é um simples exagero deles”, disse.

De acordo com o diretor da executiva do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, Alessandro dos Reis Guerra, a empresa havia se comprometido a atender a demanda da categoria em 2011. “Se a empresa não assinar acordo com a gente, vamos entrar com indicativo de greve”, disse Guerra. Os rodoviários realizam reunião na tarde desta sexta-feira para definir os rumos do movimento.
federal/noticia/2012/08/
paralisacao-deixa-50-onibus-coletivos-fora-de-circulacao-em-samambaia.html>

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Coopatran renegocia acordo de greve e sofre para quitar dívida salarial
Publicação: 10/05/2011 20:37 Atualização: 10/05/2011 21:16
Funcionários da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram) voltaram a paralisar as atividades na manhã desta terça-feira (10/5). Os cooperados cobravam o cumprimento do acordo firmado há pouco mais de um mês, relativo ao pagamento dos salários atrasados. A manifestação durou pouco mais de duas horas, e uma nova proposta garantiu a retomada dos trabalhos por volta do meio-dia. O atraso no pagamento dos salários deste ano resultou em uma greve de 27 dias, encerrada no dia 7 de abril. O acordo garantia o pagamento em parcelas semanais no valor de R$ 215, mas em menos de duas semanas, começaram as reclamações: o valor estipulado seria muito baixo. "[Os funcionários] quiseram agilizar o pagamento, e resolveram cruzar os braços. Se tivessem nos procurado pra conversar, teríamos resolvido mais rapidamente", lamenta Cléber Vieira, vice-presidente da Coopatram.
Com a renegociação, os pagamentos passam a ser diários, no valor de R$ 100 para os motoristas e R$ 70 para os cobradores. A estimativa da cooperativa é que as dívidas estejam quitadas dentro de dois meses. Para isso, é preciso colocar toda a frota em operação. Atualmente, apenas metade dos 80 carros está apta a rodar.
Além dos 14 ônibus com falhas mecânicas, existem 23 veículos estacionados na garagem devido a outro problema: dívidas. A Coopatram já conseguiu colocar em dia o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mas ainda deve cerca de R$ 35 mil em multas. Segundo Vieira, a organização tentou parcelar as dívidas, mas o Departamento de Trânsito (Detran-DF) teria recusado o acordo.
Acordos complicados
Ao fim da greve do último mês, um parecer foi elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com representantes da cooperativa, e aprovado em assembleia. O texto previa a abertura de uma conta, sob gestão do MPT, em que seriam depositados os lucros. O saldo obtido de segunda a sexta-feira seria utilizado no pagamento dos ordenados em atraso. Já a renda dos finais de semana deveria ser empregada na reforma dos veículos e na quitação das demais dívidas.
"Desde que a greve terminou, os funcionários deixaram de trabalhar no fim de semana, porque o dinheiro não ia pra eles", conta Vieira. Nas contas do vice-presidente, cerca de 40% dos cooperados já receberam o valor relativo aos meses de janeiro e fevereiro. Mas a arrecadação de sábado e domingo não tem sido suficiente para resolver os problemas mecânicos. Com a defasagem na frota, outra parte do acordo fica prejudicada. Nas negociações, o Transporte Público do Distrito Federal (DFTrans) se comprometeu a transferir rotas
mais lucrativas para a Coopatram, numa tentativa de elevar os lucros e tirar a cooperativa do vermelho. "Com esses carros fora de circulação, já está difícil manter as linhas atuais, imagina com as novas", zomba o vice-presidente. Na reunião de hoje, a Coopatram foi categórica: vai descontar o dia de trabalho daqueles que tentarem boicotar a escala de final de semana.
Os funcionários cobravam, também, o afastamento de duas pessoas responsáveis pela arrecadação. As denúncias de maus-tratos e arrogância nas negociações foram acatadas pela direção da cooperativa, e o pedido foi aceito. A nova forma de pagamento deve ser implantada já nesta quarta-feira (11/5), e o funcionamento dos ônibus deve continuar estável. A Coopatram diz que espera normalizar a folha de pagamento de todos os associados até o fim do mês de junho.
Comentários:
Autor: Fernando Florecio Não adianta paga a folha dos funcionários se coopatram não cumpre Horários e itinerários. Pois sou passageiro da linha 643.2 e não circula ônibus nesse itinerário a mais de 3 meses, os estudantes e trabalhadores da parte noturna tem que se desloca para as quadras 200 ficando a mercê da violência.
com.br/app/noticia/cidades/
2011/05/10/interna_cidadesdf,251632/coopatran-renegocia-acordo-de-greve-e-sofre-para-quitar-divida-salarial.shtml, acesso em 11/05/2011 às 08:57h.

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