terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nem Ivan Camargo Nem Márcia Abrahão! Não Nos Representam!
Nota do Juntos! Sobre o segundo turno das eleições para Reitoria da UnB

O Juntos!, no primeiro turno das eleições para reitor da UnB, ocorrido nos dias 22 e 23 de agosto de 2012, acreditando que apenas um programa, entre todos os dez que estavam em disputa, representava um avanço na perspectiva de uma universidade pública, gratuita, de qualidade, laica, democrática, socialmente referenciada e que esteja a serviço dos trabalhadores, esteve desde o inicio na construção e apoio da chapa 88, Sadi Dal Rosso-Reitor e Maria Lúcia Leal(Baiana)- vice reitora.


Sadi & Baiana Chapa 88
A chapa 88 foi o diferencial neste primeiro turno e colocou em pauta questões centrais da educação brasileira, como o processo de precarização que a Universidade vem sofrendo nos últimos anos, aprofundado, sobretudo, pelos governos do PT (Lula/Dilma), além de trazer para o debate temas importantes para nós, como o apoio às políticas afirmativas de cotas nas universidades, com reserva de 80% das vagas aos estudantes de escolas públicas, cotas raciais e indígenas. Foi esta chapa que esteve na linha de frente em defesa da greve da educação, contra as fundações privadas na universidade e contra a militarização da UnB, foi esta chapa que defendeu assistência estudantil na universidade, garantindo moradia e desvinculação da contrapartida trabalhista à bolsa permanência. A chapa 88 teve uma expressiva votação no conjunto da universidade e foi a quarta mais votada entre os estudantes, mostrando que um programa coerente com a luta histórica dos segmentos docente, discente, técnico e movimentos sociais em defesa de uma educação de qualidade e gratuita tem eco entre os estudantes. Assim, neste segundo turno o Juntos! traz, para o conjunto da universidade, porquê não apoiará nem Ivan Camargo nem Márcia Abrahão.
Ivan chapa 86 & Marcia chapa 80
Nossa atuação sempre foi pautada visando a melhoria da educação e sua democratização da Universidade. Nesse segundo turno, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, se apresentam para nós, da UnB, dois candidatos: Márcia Aranhão (chapa 80) e Ivan Camargo (chapa 86). Cabe a nós, aqui, fazermos uma análise política de ambos para esclarecermos a todos os estudantes os perfis políticos que se propõem a dirigir nossa Universidade nos próximos 4 anos, de forma que todos ajam política e consequentemente, nesse processo eleitoral.
Todos sabem o que se passou na UnB no ano de 2008, com a quadrilha que se instalou na Reitoria para desviar verbas públicas via fundações privadas (timothysmo). Naquele período, o Movimento Estudantil se apresentou combativo, ocupando a reitoria da UnB e destacando-se como o grande protagonista da denúncia e derrubada do reitor Timothy, de seu vice e todos os decanos, bem como da conquista de uma nova eleição, direta  e paritária. Cabe lembrar que o atual candidato a reitor pela chapa 86, Profº Ivan Camargo, foi Decano de Ensino e Graduação do mesmo grupo político que protagonizou o escândalo de corrupção na gestão do então reitor Timothy e apresenta íntimos laços ideológicos com o ex-reitor, que foi o responsável por um dos maiores escândalos de corrupção da história da educação brasileira. Acreditamos que nós, enquanto estudantes, devemos lutar para que momentos assim não voltem a ocorrer na UnB. A chapa 86 representa uma visão conservadora e elitista de universidade e de sociedade. A vitória desta chapa significaria o retorno do grupo de Timothy ao poder e geraria um retrocesso político e um avanço privatista para a universidade.

Por outro lado, sabemos que a Chapa 80, encabeçada pela Profª Márcia Abrahão, representa a política educacional governista, que há anos vem sucateando Universidades por todo o Brasil. Entendemos que ela continuará implementando, a nefasta política educacional do governo Lula/Dilma na universidade, via REUNI. Passamos hoje pela maior greve da educação dos últimos anos e isso se deve à desvalorização da carreira docente e dos técniocs administrativos e à precarização imposta pelo governo Dilma às Universidades Públicas. O REUNI causará, por exemplo o aumento da relação professor-estudante (de 10 estudantes por professor para 18 por professor). Isso tem prejudicado a capacidade de o professor acompanhar pesquisas e estudos de cada estudante. Além disso, o governo passou a condicionar o repasse de verbas ao cumprimento de metas produtivistas, gerando competição e rivalidade entre a universidades, sem garantias para o aumento da qualidade, quando deveria apenas destinar recursos para a educação, como os 10% do PIB já!.  Nessa greve, a precarização do ensino superior ficou clara, e na UnB, essa política é coordenada pela candidata da chapa 80. Portanto, apoiar a chapa 80 significaria a conivência com todo o processo que causou a greve das Universidades e a política nefasta do governo Dilma-PT/PMDB para a educação brasileira.
Nós do Juntos! dizemos não a ambas as chapas que disputam esse segundo turno, por entender que nenhuma delas é capaz de levar a diante as propostas que defendemos juntos à chapa 88 no primeiro turno, como o combate às fundações privadas, não a polícia no campus, ampliação para 80% das vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, cotas raciais e indígenas. Diante da futura gestão, seja ela qual for, caberá a nós seguir na luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade, laica, democrática e socialmente referenciada. Assim o Juntos! se coloca completamente contra essas políticas expressas em ambas as chapas(80 e 86) que disputam o segundo turno, continuaremos juntos na luta!

Atualizado em 30 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.