quinta-feira, 8 de março de 2012


Declaração do Comitê Internacional da Quarta Internacional - 28 de fevereiro de 2012
Solidariedade com a revolução Síria!

O povo sírio viveu durante quatro décadas sob a repressão de uma oligarquia corrupta e sanguinária. O pode é monopolizado pelo Partido Baaz, que é controlado pela família do antigo ditador Hafez el Assad que foi sucedido por seu filho Bachar.
Assim que começaram as revoluções na região, alguns talvez tenham pensado que esse regime escaparia desse processo devido a sua máscara de opositor ao imperialismo global e ao estado de Israel, e a força de seu aparato repressivo.
Mas o levante refutou essa concepção. Por mais de um ano, as massas sírias se lançaram às ruas e resistem heroica e pacificamente apesar de massacres diários que têm como resultado mais de 10.000 mortes, várias dezenas de feridos e desaparecidos e pessoas sob custódia que estão com perigo de morte ou de ser torturadas. 
 
Os feridos não podem ser levados a hospitais que foram convertidos em centros de tortura e assassinato. Por todas as partes do país as forças repressivas destruíram centenas de lojas e edifícios públicos, vizinhanças completas, como parte de uma tentativa de esmagar toda a resistência popular, em particular na martirizada cidade de Homs.
Os poderes russo, chinês e iraniano tomaram partido escandalosamente com Bachar al-Assad e Putin está assegurando o apoio militar ao regime. Contudo, diante das manobras paralelas dos governos dos e da Europa, assim como da Turquia, e o reinos do Qatar e da Arábia Saudita, a Quarta Internacional afirma sua oposição a qualquer tipo de intervenção militar na Síria, que teria o objetivo de assegurar os interesses desses poderes mundiais ou regionais e que seria uma catástrofe a mais para o povo sírio.
Nesse processo heroico, o povo insurgente sírio está organizando de baixo. Está coordenando suas iniciativas e desenvolvendo os meios para levar até o fim sua luta por liberdade e justiça social. está igualmente fugindo das manobras de divisão confessional realizadas pelo regime e por alguns Estados do Golfo.
Diante do terrível massacre que o povo sírio está sofrendo, os povos do mudo devem afirmar a sua solidariedade com sua luta para desmantelar definitivamente este regime sanguinário. Não podemos confiar nas manobras diplomáticas dos governos. Dar um caráter absolutamente concreto a essa solidariedade é tarefa do movimento dos trabalhadores e dos movimentos democráticos, que fizeram muito pouco em resposta ao chamado de ajuda do povo sírio. Forças ativistas de esquerda da Síria estão participando desta insurreição pelo desenvolvimento da auto-organização, por uma alternativa democrática, social, secular e antiimperialista que torne possível uma nova Síria fundamentada na igualdade política e social. A Quarta Internacional fará todo o possível que estiver em seu alcance para contribuir com esse objetivo.
Abaixo o regime dos bandidos e assassinos! Fora Bachar! Viva a revolução popular na Síria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.