domingo, 14 de outubro de 2012

Mensalão e a expulsão do PT
Por Roberto Robaina

Estive durante dois mandatos na direção nacional do PT. Fui testemunha do peso de José Dirceu na condução do partido. Então, minhas posições eram sistematicamente derrotadas. Entreguei meu cargo de dirigente nacional em dezembro de 2003, quando Luciana Genro foi expulsa. Quem usou a palavra para defender a expulsao foi Silvio Pereira. Eu usei a palavra para defender as ações de Luciana, Babá e Heloísa. Disse que numa hora destas - me referindo a silvio pereira - somente um homem com pouca moral poderia usar a palavra para defender a expulsao destes parlamentares. Não sabia ainda que Silvinho Pereira tinha recebido dinheiro de empresas para comprar seu Lady Rover, nem muito menos que era um dos operadores, um dos servidores da direção política que orquestrou o mensalão. Mas é preciso ser claro. Assim como Silvio Pereira estava a serviço de José Dirceu, José Dirceu estava a serviço do governo Lula. É simplesmente ridículo achar que Lula nao sabia de nada. Ele sabia de tudo, e quem conhece o PT sabe disso. 


Bem, termino dizendo que agora sabemos que José Dirceu nos expulsara nao apenas para mostrar ao FMI que o compromisso do governo brasileiro com seus ditames era irreversível, mas para mostrar aos parlamentares comprados que nao receberiam o dinheiro prometido se nao votassem com o governo. Ou seja, mostravam que nao estavam para brincadeiras, que se nao perdoariam " os rebeldes" do seu partido tampouco perdoriam que os parlamentares não entregassem a mercadoria comprada. 
De nossa parte, durante todo o ano de 2003, não aceitamos negociar qualquer voto contra os interesses dos trabalhadores. A ameaça de expulsão não nos calou. Foi bom que tenha sido assim. Diante daquelas ameaças apenas se confirmava o que eu havia escrito antes: os espaços para uma política de esquerda no PT estavam esgotados. Por isso já era hora de construir outro partido. Já tinha percebido que o rumo do partido estava perdido. Posso dizer então que o livro – uma visão pela esquerda =que escrevi em 2003 e completa em janeiro deste ano dez anos foi plenamente confirmado e até se mantém bastante atual. A posiçção de que o curso do PT estava perdido também era compartilhada por Luciana Genro e por Babá. Por isso nos empenhamos tanto em fundar o PSOL. Quantas lições nos deixou o PT...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.