terça-feira, 30 de agosto de 2011

Camila Vallejo, líder estudantil chilena, em Brasília nesta quarta
Por Rogério Tomaz Jr., em  Conexão Brasília Maranhão

Líder estudantil chilena estará em Brasília nesta quarta
A líder estudantil chilena Camila Vallejo, presidenta da Federação de Estudantes da Universidade do Chile, estará em Brasília (DF) nesta quarta-feira (29), a convite da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Por conta dos protestos estudantis cobrando a gratuidade do ensino superior, Camila, que é a principal porta-voz do movimento, tem sofrido ameaças de morte da ultradireita chilena*, apoiadora do presidente Sebastián Piñeira e muito saudosa do ditador Pinochet. 
Vale lembrar que foi Pinochet, na segunda metade da década de 1970, que implantou a reforma educacional no Chile e acabou com a gratuidade da educação universitária, principal bandeira dos estudantes daquele país na atualidade.
A agenda de Camila Vallejo, que é dirigente da Juventude Comunista do Chile, está sendo coordenada pela UNE.
Já estão confirmados:
:: 14h - ato de solidariedade por parte da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) – como todas as atividades da CDHM, o ato será transmitido ao vivo pela Internet (www.camara.gov.br/webcamara)
:: 18h - encontro com estudantes na Universidade de Brasília (UnB).
A UNE articula ainda uma visita de Camila à presidenta Dilma e uma entrevista coletiva especialmente voltada para a imprensa alternativa e a blogosfera de esquerda. Mais detalhes devem ser divulgados em breve no site da UNE (www.une.org.br).
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, esteve no Chile na semana passada e participou das manifestações estudantis.
*Em janeiro de 2010, quando Piñeira venceu as eleições presidenciais, os fascistóides não tiveram pudor de sair às ruas e saudar a memória de Pinochet, como mostra o vídeo abaixo. À época, coloquei no blog que esse seria o tipo de comemoração que a turma demotucana faria caso Serra tivesse sido eleito presidente. Graças a Jah não vamos viver esse pesadelo.
No vídeo é possível identificar algumas das palavras de ordem dos piñeiristas, que pararam na frente de um prédio com uma bandeira de Che Guevara na sacada de um apartamento:
- “General Pinochet, este triunfo es para usted!”
- “Chi-Chi-Chi! Le-Le-Le!Viva Chile y Pinochet!”
- “Y quien no salta es comunista maricón! Y quien no salta es comunista maricón!“

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.