sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mudança geral no sistema de transportes pode ser a única saída para o DF
Por Adriana Bernardes, em Correio Braziliense

O transporte público do Distrito Federal só vai melhorar com a licitação total do sistema e um novo planejamento operacional. É no que apostam autoridades e especialistas ouvidos pelo Correio. A construção de vias expressas, a integração, a racionalização das linhas e a ampliação do metrô são os caminhos que o governo local pretende trilhar para, finalmente, cumprir o dever constitucional de garantir um serviço de qualidade à população.
O secretário de Transportes, José Walter Vazquez, destaca que a atual administração já adotou algumas medidas, mas, “lamentavelmente”, os usuários ainda não sentiram os efeitos positivos.  



A aprovação do Plano Diretor de Transporte Urbano é uma das conquistas citadas por ele. A retomada da gestão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) e a licitação de 1,2 mil ônibus são outras duas. Ainda restam, no entanto, muitos desafios, como mudar a lei que regulamenta o transporte público no Distrito Federal e modernizar o sistema, aumentando assim o controle sobre as empresas.
Procurador dos Direitos do Cidadão do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, José Valdenor Queiroz Júnior acredita que o problema só será resolvido com a licitação de todo o sistema. E, apesar de haver uma ação obrigando o GDF a promover concorrência pública para a exploração do serviço, “não é preciso o governo esperar uma decisão da Justiça para cumprir o seu dever, porque a legislação vigente prevê a obrigatoriedade de licitação”, destaca.
Edital embargado

Em 6 de junho, o Executivo lançou edital para licitar 1,2 mil veículos. O processo, no entanto, foi embargado pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF). Segundo o secretário de Transportes, os empresários do setor contestam o certame e o governo está prestando informações ao TCDF para detalhar o projeto. “Não há questionamentos sobre a lisura do processo, mas sobre a forma. Existem três possibilidades: licitar a linha, uma bacia (região) ou o carro. Nós optamos pelo carro porque entendemos que é mais fácil remanejá-los conforme a demanda”, justifica Vazquez.
O secretário afirma que o sistema de transporte pensado pela administração de Agnelo Queiroz exigirá veículos com diferentes características, como os da Linha Verde, que terão portas do lado esquerdo. Ele explica que a concorrência para esses ônibus só será feita à medida que a construção dos corredores sair do papel. “Em 20 meses, entra em operação a Linha Amarela. Em 2014, a Linha Verde e, em 2015, o corredor da Saída Norte. Não posso licitar agora se não tenho nem sequer as obras iniciadas. Além disso, o que fazer com os ônibus que estão aí e têm menos de sete anos de uso?”, pondera.
A prioridade é assumir com eficiência a gestão do sistema. Para isso, a meta do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) é lançar, até 30 de agosto, a concorrência pública do novo modelo de gestão da bilhetagem eletrônica, do sistema de controle operacional e do monitoramento por GPS dos veículos. “Vamos saber, em tempo real, a localização de cada ônibus e onde ele deveria estar naquele horário. Serão instalados painéis em 800 paradas (o que atende a 90% do movimento dos pontos) informando qual é o horário do próximo veículo”, adianta Vazquez.
A estimativa é que o novo sistema custe de R$ 1,2 milhão a R$ 1,5 milhão por mês. “Vamos custeá-lo com a taxa de fiscalização que era repassada à Fácil”, explicou Vazquez.
Exemplo nacional
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano informa, por meio da assessoria de imprensa, que a concorrência é saudável e destaca que “a qualidade atual do serviço é comparável ao das melhores cidades do país em nível de operação”. No entendimento da entidade, problemas estruturais acumulados ao longo dos anos — ausência de pistas exclusivas, remuneração insuficiente, falta de terminais, entre outros — impedem o bom atendimento aos passageiros e “ofuscam o enorme esforço que as empresas vêm fazendo para melhorar, cada vez mais, o transporte público em Brasília”.
O sindicato destaca ainda o desejo de operar um sistema que seja exemplo nacional, com todas as melhorias tecnológicas e operacionais disponíveis atualmente. Os empresários apontam ainda o que consideram um caminho. “O que o sistema de transporte precisa é que seja estabelecida uma política para o transporte e não feita política com o transporte, como percebemos que ocorreu em governos passados.”
Eu acho...
“Se houvesse mais empresas disputando os passageiros, a nossa realidade seria outra. Teríamos veículos mais novos, eles seriam menos lotados e passariam no horário. Hoje, isso não existe. Aqui (Brasília), ainda é um pouco melhor. Mas a superlotação é a mesma. Trabalho no Plano Piloto e entro às 10h, mas são raras as vezes que não chego atrasado. Os ônibus quebram com muita frequência. Quando isso acontece, ligo imediatamente para o meu chefe avisando. Me sinto vulnerável.”
Davi Lima, 43 anos, morador do Jardim Ingá, bairro de Luziânia, que trabalha no Plano Piloto
Tags: celular
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Esta matéria tem: (67) comentários
Autor: carlos melquiades
No governo passado a mídia propagandiou o tal Brasília integrada, nesse governo a mídia comete os mesmos erros, procurra reportar depoimentos dos que comem no coxo com este lucrativo sistema e ignora um outro setor que a propósito encontra-se no anonimato. Por que não fala que solução está na TCB?

Autor: Pedro Lopes
Canhedo e Constantino, obrigado pelo desfavor à população do DF. Andem um pouco de ônibus para ver como é bom. Só um dia!

Autor: Eliano Lima
E sabem porque o cidadão do DF não sente essa melhoria no transporte urbano? É simplesmente porque tal melhoria jamais existiu. Só existe falácia.

Autor: Pablo Leite
Engraçado os empresários!. Transporte de Brasília, dos melhores do Brasil? Faça me o favor. Só há uma alternativa! acabar com tudo e começar de novo, porque com esses que tão aí, não vão mexer na coisa nunca.

Autor: antonio seabra
CARLOS SEABRA; Bem acho que consertar todos os erros de 12 anos do governo roriz, em apenas 8 meses nao tem jeito; só Deus, mais o governo precisa impor com mais energia e moral encima desses empresários, que nao tão nem aí pra população, é um desrespeito total ao cidadão trabalhador....

Autor: antonio seabra
Os empresários, fazem tudo bonitinho e organizado no papel; porque papel aceita tudo.Mais na prática esse sistema operacional é falído, nao funciona nada, o povo só pode esperar mesmo, é ação enérgica do governo, pq. eles "empresários" jamais vão trabalhar contra eles mesmo. Mudança Geral Já.

Autor: Paulo Marinho
Vale lembrar que a população além de passar por esta falta de respeito, ainda tem os assaltos, assim fica difícil mesmo.

Autor: Paulo Marinho
Basta lembrar que no período das eleições, os empresários do setor de transporte, bancam e custeiam as campanhas de nossos governantes, portanto amigos, essa mudança nunca vai acontecer, porque governo nenhum tem coragem de enfrenta-los, na verdade o GDF compactua com estes empresários.

Autor: Indignado Indignado
Jorge Costa... MUIIITO BOOM, mas MUIIITO BOM mesmo o que você comentou!!! Quem sabe, eles(políticos e seus cabos eleitorais) não seriam mais aproveitáveis, fazendo o que realmente eles sabem fazer!!

Autor: Paulo Marinho
Qd algo não funciona, é sinal que temos que mudar, afinal isso é do nosso interesse, para mudar esse transporte caótico, a solução seria licitar tudo... Mas infelizmente quem manda são os empresários e o governo é um capacho, portanto isso nunca vai acontecer, "quem financia as eleições???

Autor: Cristiano Arrais
ENQUANTO OS TRES BLINDADOS (CANHEDO, AMARAL E CONSTANTINO) MANDAREM NO TRANSPORTE PUBLICO DE BRASILIA, NADA VAI ACONTECER.

Autor: Ana Paula Reis
Os empresários não estão nem aí. Eles andam de carrão. Pra quê melhorar se eles têm carro e dinheiro no bolso...E assim continua a velha história entra ano e sai ano e as mesma reclamações.Infelizmente e a realidade em Brasília.

Autor: edson jesus lopes da silva
só fazem as coisas erradas e atrasadas, cameras em coletivo não inibe ladrões, em que gps ajuda passageiros alguem pode me dizer? com esse engarrafamento em bsb aí é que não ajuda mesmo.de que adianta encher as ruas de ônibus? sem contar que a profissão de motorista ngm quer mais.realmente é....

Autor: Thiago Lopes Lopes
OS GOVERNANTES NÃO ESTÃO NEM AI PARA A POPULAÇÃO....BURROS E A POPULAÇÃO QUE NAS ELEIÇÕES VOTAM NESSES VAGABUNDOS..QUE SÓ QUEREM SUGAR O POVO E DEIXAR TODO MUNDO NA MERDA.

Autor: Paulo Henrique Araújo
se depender do atual governo esse transporte não vai melhorar nunca, o Governador é médico e nem por isso a saúde pública do DF melhorou, imagine então o TRANSPORTE! haha...espere sentado

Autor: Thiago Lopes Lopes
"só vai melhorar com a licitação total do sistema e um novo planejamento operacional." ISSO SÓ VAI ACONTECER NO DIA QUE TIVER UM GOVERNADO QUE TENHA CORAGEM E NÃO TENHA O RABO PRESO COM OS EMPRESARIOS DO SETOR...A DE APARECER ESSE HOMEM NO DF.

Autor: crisson prado
Até hoje não consigo entender do porque da não utilização de terminais onde o cidadão que vem de Planaltina e quer seguir para o Lago Norte, teria um terminal próximo a ponte do Bragueto onde ele simplesmente tomaria uma vam pequena que estaria fazendo só esta rota interna.Tão simples

Autor: Maria Nilde
Concordo com a volta dos executivos, lembrando que se houver uma oferta de transporte tipo executivo com ar-condicionado muitos usuários de transporte particular deixarão o carro em casa, e com isso desafogará o trânsito. e o preço pode ser em 5 a 8 reais que ainda ficará mais barato que usar o carro

Autor: Tawan LR
É engraçado como nós(população) não sentimos essa melhora no Transporte Público do DF. O povo de Brazlândia mesmo...Vix... Só lamentações.

Autor: fatima gonçalves
Nós usuários não aguentamos mais tanto descaso. Faço uso de microônibus (Sobradinho) e já esperei 40 minutos, quando passa não cabe mais ninguém, e o pior: ninguém faz nada por nós! lamentável.....

Autor: jose filho
Isso é porque Brasília não tem fábricas e indústrias igual São Paulo, imagina se tivesse....com um transporte ridículo.

Autor: Stella Oliveira
O que tem que haver é fiscalização, urgente! Semana passada flagrei um ônibus compneu recauchutado, cheio de bolhas e careca. Motoristas não respeitam sinalização,param no eixão para passageiro descer...Fiscalização e multa. Mexe no bolso que tudo começa a se resolver!

Autor: Teodoro vervloet
TOTAL FALTA DE CRIATIVIDADE

Autor: Clayton Oliveira
Marcos Coutinho, você realmente não tem noção do que está falando. Vá em Curitiba um dia e ande de ônibus, você anda por toda a regiâo metropolitana com uma única passagem e em ônibus modernos, por estações modernas. Acho que o pessoal aí deveria fazer um estágio no Paraná para aprender um pouco.

Autor: Jorge Ferro
Nossa precisava de especialistas para dizer que tem que mudar tudo?? Tem uns 15 anos que a população esta dizendo isso, e entra governo sai governo e só vemos gambiarras ações pontuais. ACORDA GDF!

Autor: Tiago schultz
enquanto não se faz uma politica seria para o transporte publico podia mesmo voltar os executivos, com passagem de 5 reais. o problema e que o transito naum e o mesmo de decadas passada. entaum seria quase a mesma coisa em se tratando de transito.

Autor: Tiago schultz
devia voltar mesmo aqueles onibus executivo, pelo menos em carater experimental. ver como seria a aceitação da população.

Autor: ricardo rezende
Bom, moro na asa norte e tenho várias atividades na asa sul. Às vezes fico 1 hora no ponto esperando um ônibus na L2 Sul para ir pra L2 Norte. É uma vergonha. As coisas não são fáceis para quem não tem carro, nem no plano piloto. Principalmente se for à noite.

Autor: Jorge Costa
A substituição dos ônibus atuais por carroças seria muito benéfica para a população. As carroças são muito mais confortáveis e poderiam ser conduzidas pelos políticos e seus cabos eleitorais.

Autor: Marcos Barbosa
... cerelidade ao governo. Falta pulso. Falta maior vontade de ajudar. E isso tem que ser para ontem.

Autor: Marcos Barbosa
E o governo tem que acabar com a letargia e licitar logo tudo de uma vez. Cidades que não vão ter corredores de ônibus já seriam um primeiro passo para a melhoria. GPS e câmeras de segurança já deveriam ter sido instaladas. Ainda temos que esperar por um edital que ainda pode ser embargado. Falta...

Autor: Valeska Dias
E precisava ser gênio para saber disto? Tem é que acabar com este conluio que são os empresários do transporte em Bsb, que saem em revistas e jornais com a maior cara de "bom" caráter do mundo! Haja óleo de peroba!

Autor: Marcos Barbosa
Lá existe concorrência. Em Brasília, as multas impostas pelo governo aos empresários nem são pagas e ainda vem com a conversa que fazem esforços para melhoria do transporte. Se visessem, ao menos, disponibilizariam ônibus novos e cobrariam de seus funcionários rigor nos horários. Falta gestão em BSB.

Autor: Marcos Barbosa
Belo Horizonte não é a primazia no transporte, mas está anos luz a frente de Brasília. Conseguiram melhorar depois da licitação DE TODAS AS LINHAS. Em um bairro circulam mais de 03 empresas, com a diferença de trafegarem em uma diferente da outra a uma distância de no máximo 30 mestros...

Autor: Clariana Mendes Mendes
Não reconheço no GDF nenhuma competência para gerenciar seja lá o que for, muito menos, para apresentar propostas de solução do caos q é o transporte público.

Autor: Marcelo Rodrigues
Toda essa conversa todo mundo já está careca de saber. Já sabemos que deve ser feito, o que queremos é ação. O governo tem é que peitar esses empresarios e o TCDF parar de atrapalhar e embargar tudo que é obra por birra POLITICA.

Autor: Marcelo Rodrigues
Infelizmente, não se pode nem chamar o governo de fraco. O problema mesmo são os empresario que sempre encontram um jeito de emperrar qualquer projeto para continuarem faturando e dominando o setor. Veja ai licitacao, o TCDF jah barrou por que os DONOS de empresas não gostaram.

Autor: Marcos Coutinho
Bogotá, Santiago, Curitiba, entre outras, provaram que concorrência só é prejudicial ao serviço de transporte público. Transporte barato e eficiente só existe onde há subsídio governamental e controle total do sistema. E planejamento também!

Autor: Alísio Alves
É Sr. Secretário, os usuários ainda não perceberam mudança nos ônibus que demoram e passam superlotados, nos bancos quebrados, nas janelas sem borracha que permitem a passagem da chuva, nos motoristas mal educados que fazem movimentos bruscos...mas as casas dos donos de empresa são muito lindas!

Autor: Paulo M.I.
Pimeira iniciativa: proibir os atuais proprietarios das companhias de transporte ( leia-se canhedos e cia) de atuar no ramo... Depois se inicia do zero com gente honesta, se houver. Quem sabe, dá certo. Cadê o VLT? Cadê o VLR? Cadê as vias exclusivas? CADÊ A INTEGRAÇÃO????

Autor: jaurnat alvarenga
Há anos atrás no DF tinhamos ônibus classificados como EXECUTIVO, alguns maldosos chamavam de FRESCÃO. Embora a passagem fosse mais cara um pouco, atendia muito bem o povo. Que tal Dr Vazquez e Campanella retornarem a pensar no assunto????

Autor: Antonio Amaral
segue: é mesmo prá valer, companheiros? A UnB tem um projeto para Ceilândia-Taguatinga-Recato e Riacho Fundo que é revolucionário. Que tal o GDF ir atrás?

Autor: Antonio Amaral
segue: 4 - Temos excelentes profissinais aptos a planejar de forma revolucionária o sistema. Ok, tudo isso é possível desde que haja um governante compromissado com os usuários - a mim, inclusive. Então, seria este o companheir Agnelo? Tô esperançoso que seja. Afinal, a metáfora do novo caminho

Autor: Paulo M.I.
Já ouço esse blablabla há tamtp tempo, que só acredito vendo. Anunciar soluções e iniciativas, investimentos de milhoes etc é só o que essa canalha de políticos sabe fazer. Os milhões até são investidos, mas não há produto, e parte dos milhões vai parar em cuecas, bolsas, contas no exterior, etc

Autor: Antonio Amaral
Ok, como cidadão sei que; 1 - Dinheiro há com sobra, inclusive. 2 - A cidade é quase100 por cento plana - o que facilita a circulação de ônibus. 3 - No Plano Piloto todo morador pode ir ao trabalho: a pé, de bike, de carono ou de ônibus - se quisessem. 4 - Profissionais aptos a revolucionar o

Autor: Francisco Alves Farias
Hoje quando vinha para o trabalho, moro em São Sebastião, passei por 4 ônibus quebrados. A empresa que opera as linhas deveria ser multada. Assim, fariam a manutenção adequada de seus veículos. O cidadão precisa exigir do Estado mais respeito. Que tal a marcha por transporte coletivo de qualidade.

Autor: Wellington da silva mota
Se houvesse punho, o governo abriria um edital com exigências novos veículos, com conforto e espaço e aí, as empresas atuais nem ficariam, pois, não conseguem oferecer nada melhor do que estas sucatas que rodam aqui no DF

Autor: SALOMÃO FEITOSA
Tá pra nascer o Governo que vai mudar essa história!!!!

Autor: SALOMÃO FEITOSA
Enquanto um vagão de trem transporta 300 a 400 passageiros, fazem-se necessarios cerca de 5 a 6 onibus para transportar o mesmo quantitativo.

Autor: SALOMÃO FEITOSA
A populçao quer e qualidade e não luxo. Não adianta a construção de linhas verdes que não trazem funcionalidade ao sistema. Queremos é chegar no trabalho no horário e retornarmos para casa com segurança e conforto.

Autor: andre cunha
Vamos parar com essa utopia de que so melhorar com isso ou com aquilo, esse sistema de transporte do df nunca vai melhorar , essas falsas promessas desse bando de vagabundos que nao estao nem ai pra populaçao .

Autor: SALOMÃO FEITOSA
A entrada em circulação de 1200 onibus só trará mais transtorno ao já transtornado trasito do DF. A costrução de ferrovias, Terminais periféricos nas asas sul (Extação Metro Asa Sule) e norte (Setor Terminal norte proximo a Ponte do Bragueto) desforagria o trasito no centro...

Autor: Hélio Feitosa
O esforço das empresas e tamanho que até pirataria eles fazem!

Autor: Ricardo gonçalves
Talvez se tivesse o basico mesmo, linhas cumprindo os horários estabelecidos , intervalos menores entre as linhas, menor quantidade de quebra de ônibus é o minimo que pode ser oferecido de dignidade para a população.

Autor: Carlos Fornazier
...informando qual é o horário do próximo veículo...Já ouvir isso antes. Até parece que o trânsito estará totamente livre, para precisar os horários de embarque e desembarque. Feliz dos empregadores, que terão seus funcionários cumpridores de horário.

Autor: Carlos Romeu
Piada o mês: enorme esforço que as empresas vêm fazendo para melhorar, cada vez mais, o transporte público em Brasília... he,he,he

Autor: Rosangela Barros
" secretário de Transportes, José Walter Vazquez, destaca que a atual administração já adotou algumas medidas, mas, %u201Clamentavelmente%u201D, os usuários ainda não sentiram os efeitos positivos." Não é só no trasporte que a população não sente nada.É também na educação, saúde, segurança. Tá tudo p

Autor: Jose Maria Camargo
Enquanto isto o tempo passa e mais carros e mais ônibus carroça circulando na cidade! Aliás, alguns ônibus reformados foram apresentados como novos. Tem ônibus que você sai sujo, cansado e surdo de tão ruim o estado de conservação! E ainda alguns da CLDF defendem a volta da VANS, aquele TERROR!

Autor: Jose Maria Camargo
Ao invés de gastar bilhões no VLT que vai da w3 sul para o aeroporto, porque não se fazer um anel viário (circular) para o plano piloto como um todo (w3 norte/sul, octogonal, cruzeiro, sudoeste, noroeste, esplanada) o resultado seria milhares de carros em casa! Será que é difícil PENSAR algo melhor!

Autor: Jose Maria Camargo
Infelizmente mais uma ESTÓRIA para não se chegar a lugar nenhum. Qualquer LEIGO sabe que mais ônibus não irá resolver o problema do transporte no DF. É preciso um transporte de massa de qualidade. Não esses ônibus velhos, barulhentos e demorados para chegar ao destino. A cada dia piorá o transporte!

Autor: Nacelio Nacelio
Metro? 25 anos... nao terminaram! Teriam que gastar x e gastaram 10x..foi para o bolsinho dos espertos, como sempre.Ciclovias, mais empresas, transporte proprio para funcionarios publicos como nas decadas de 60 e 70. Um onibus carregando 40 funcionarios publicos, seriam 40 carros a menos nas ruas..

Autor: Nacelio Nacelio
E por acaso brasileiro pensa? Caso pensasse, o Brasil seria potencia mundial! Problemas medievais, ainda circulam pelo Brasil assombrando os brasileiros. Atrasos de ate mais 50 anos comparados com paises desenvolvidos. A corrupcao cronica emperra obras baratas e rapidas! Metro? kkkkkkkkkkkk

Autor: Cesar Rocha
Muita burrocracia e corrupção só atrapalham a administração pública. Hoje existem qtos onibus? 2.000? Coloca-se mais 2 ou 3 mil. Com uma canetada decreta-se mais concorrência e está praticamente resolvido. Vias existem, basta organizar. E ciclovias, gente, ciclovias...

Autor: wilcemara araujo
Enquanto existir cenas iguis a que eu vejo todos os dias no onibus que eu venho a população tem mais e que aceitar essa degradação do transporte publico no DF, O cobrador recebe a passagem e manda os passageiros descer pela frente, o motorista reserva o banco especial para sua bela esposa

Autor: Saulo
não pode ser a unica saída, é a unica saída.

Autor: Éder Aquino
Vergonha transporte público na capital do país !!! E este governo fraco tem jeito que não vai ter capacidade para colocar em prática as verdadeiras mudanças que a cidade precisa na área de transporte, veremos.....

Autor: Marcio Rocha
Curioso. A secretaria fez melhorias mas a população não percebeu. A culpa é nossa. Tá certo...

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