quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Belo Monte: protestos continuam com twittaço e devem focar bancos
Organizações e ativistas sociais agendaram para hoje (25) um "ato mundial em 140 caracteres" contra a usina hidrelétrica de Belo Monte (PA).  No decorrer do dia, os usuários do twitter poderão utilizar as hashtags #BeloMonteNao e #PareBeloMonte para divulgar os impactos ambientais e sociais da obra e pedir a paralisação do megaempreendimento.
Um dos alvos dos protestos deverá ser o sistema bancário. Apontado como o maior financiador de Belo Monte, com previsão de repasse de 80% dos cerca de R$ 30 bilhões da obra, o BNDES tem sido cobrado a aplicar seus próprios critérios sociais, ambientais e jurídicos na análise de pedido de financiamento de Belo Monte. Se aplicados, os problemas jurídicos, ambientais e sociais da usina a tornam virtualmente inelegível para recebimento de recursos do banco. Assim, o BNDES será alvo dos protestos “Belo Monte: com meu dinheiro não!”
Outros bancos, privados e públicos, também deverão ser alvos de seus correntistas com o mesmo mote “Belo Monte: com meu dinheiro não!”,  assim como empreiteiras, empresas e órgãos do governo envolvidos com a hidrelétrica. A sugestão é que os tweets sejam endereçados, entre outros, para  @BNDES, @bndes_imprensa, @Eletrobras, @dilmabr, @BeloMonte, @uhebelomonte, @EPE_Brasil, @brasil_IBAMA, @VALE_Carreiras, @CamargoCorrea, @itau, @itauunibanco_ri, @BancodoBrasil, @Bradesco, @bradesco_ri, @santander_br, @blogplanalto
Movimento Xingu Vivo para Sempre
www.xinguvivo.org.br
Comunicação MXVPS
Verena Glass, 11 9853-9950

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.