segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Planaltina luta por Complexo Cultural
Por Maestro Jorge Antunes, em O Miraculoso
Planaltina fervilhando em Cultura
 A comunidade cultural de Planaltina está mobilizada lutando para que se tire do papel, tornando-se realidade, um dos mais importantes e belos projetos para o Distrito Federal: o Complexo Cultural de Planaltina.
Na quarta-feira passada, dia 10 de agosto, a comunidade local promoveu um evento artístico e reivindicatório que reavivou a memória do povo de Planaltina e das autoridades, com relação ao já antigo projeto.
No estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções, durante toda a manhã e invadindo a tarde, artistas locais e lideranças comunitárias alternaram intervenções afinadas em torno do sonho. Todos exigem a imediata construção do Complexo. O evento, que contou com um palco munido de sonorização de qualidade, aconteceu em um grande toldo sob o qual o público ouviu os mais diversos e ricos argumentos que demonstram a necessidade de construção do Complexo. 
Sob o mesmo toldo lá estava um grande banner, com a reprodução da planta baixa do Complexo: grande Teatro, Casa da Cultura, espaços nobres para a prática do artesanato e da arte em todas as suas manifestações: música, teatro, literatura, cinema, artes plásticas etc.
Abaixo do banner, ao pé da planta, podíamos ler a data do projeto arquitetônico com a assinatura do GDF: setembro de 2003. Mas, até hoje, lá continua totalmente vazia a grande e nobre área, já naturalmente plana, sem terraplanagens, em seus mais de 30 mil metros quadrados, aguardando a construção física do belo sonho.
Criatividade e luta represadas
A comunidade cultural de Planaltina andou por mais de uma década anestesiada pelo poder público, com uma migalha conseguida para aplacar a ansiedade criativa da população.
Em 1989, com a extinção da rede de supermercados da Sociedade de Abastecimento de Brasília, que era vinculada ao GDF, ficou abandonado o prédio vazio da SAB. O bom espaço, localizado ao lado da feira de hortifrutigranjeiros de Planaltina, foi então transformado e entregue à comunidade da cidade com o nome de “Casa da Cultura provisória”. Estranho nome. A nomenclatura nos deixa dúvidas sobre o que se considerava provisório: se a Casa ou a Cultura.
A Casa da Cultura, mesmo improvisada, servia de teto para os artistas de Planaltina. Muitos talentos deram seus primeiros passos ali. Shows, concertos, festas, peças de teatro, exposições, oficinas, foram realizadas naquele espaço provisório. Mas não apenas isso. A improvisada Casa da Cultura serviu de barracão de escola de samba e de espaço para ensaios da famosa Via-Sacra ao Vivo de Planaltina.
O que é mais importante para nós? 2012 ou 2014?
Para a Copa do Mundo de 2014 o GDF, com a Terracap, construirá um Complexo Esportivo no local do Mané Garrincha. O orçamento alcança a cifra astronômica de R$ 671 milhões. Para a construção do Complexo Cultural de Planaltina, umas migalhas desse orçamento seriam suficientes.
É preciso termos consciência de que o ano de 2012 é mais importante para o DF do que 2014. Em 2012 deveremos comemorar dois aniversários redondos importantíssimos: um de 120 anos, outro de 90 anos.
Foi em 1892 que a Expedição Cruls, por ordem do presidente Floriano Peixoto, veio ao Planalto Central fazer um levantamento da área onde deveria ser construída a nova capital brasileira.
Em que lugar do futuro DF estiveram os 22 homens chefiados por Luiz Cruls?
Resposta: Planaltina. À época a histórica cidade se chamava Mestre D’Armas. Portanto, em 2012 estarão se completando 120 anos daquela histórica saga.
Foi em 1922, nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, que o presidente Epitácio Pessoa mandou erguer a pedra fundamental do futuro Distrito Federal.
Em que lugar foi assentada a Pedra Fundamental da capital federal?
Resposta: Planaltina. Foi no centro geodésico da América do Sul, a 9 quilômetros do centro de Planaltina, que a pedra fundamental foi erigida. Em 7 de setembro de 1922 Epitácio Pessoa e sua comitiva vieram do Rio de Janeiro, em 15 caminhões, para a inauguração do monumento. Portanto, em 2012 estarão se completando 90 anos do momento histórico que marcou o berço do nosso Distrito Federal.
Setembro de 2012
Ainda há tempo para que o governo do Distrito Federal bem organize seu organograma de festejos para os 90 anos de nossa Pedra Fundamental e os 120 anos da Missão Cruls.
Planaltina deverá ser a grande vedete dessas comemorações. Nada mais merecido. A inauguração do sonhado Complexo Cultural de Planaltina pode muito bem ser marcado para setembro de 2012, coroando a festa.
Com seu Complexo Cultural, com sua Casa da Cultura deixando aflorar a criatividade artística candanga em geral e planaltinense em particular, a cidade mãe do DF poderá definitivamente ser reconhecida como foco irradiador de Cultura, tornando-se grande investimento para a indústria do turismo. Para tanto, falta apenas vontade política do atual governo.
Jorge Antunes é Pesquisador Sênior do Departamento de Música da UnB, maestro, compositor, autor da Sinfonia das Diretas, da Cantata dos Dez Povos, da Ópera Olga e da Ópera de Rua Auto do Pesadelo de Dom Bosco e escreve semanalmente para O MIRACULOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.