segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ônibus que causou a morte de três pessoas estava com vistoria vencida
Por Mara Puljiz e Thalita Lins, em Correio Braziliense, em 21/08/2011 08:00
Reflexo de uma frota sucateada. O acidente com um ônibus que resultou na morte de três pessoas na noite da última sexta-feira, em Sobradinho, estava com a vistoria vencida desde 19 de julho. O veículos, com 11 anos de uso, chegou a ser retirado de circulação no último dia 29. O carro da empresa Rápido Brasília, do Grupo Amaral, ainda voltou a ser vistoriado em 2 de agosto e foi reprovado após apresentar falhas que comprometiam a segurança dos passageiros. A última inspeção no coletivo foi feita exatamente na sexta-feira pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), que liberou o coletivo. Informações extraoficiais dão conta de que a barra de direção do veículo teria quebrado. O resultado da perícia — que vai apontar se houve falha técnica ou humana — deverá ficar pronto em 60 dias.
 
Em relação ao acidente e à última aprovação de circulação, o diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, não exclui a possibilidade de ter havido erro na avaliação das condições mecânicas do veículo. “Não dá mais para continuar com essa frota velha. O risco de acidente é muito alto, mesmo após a vistoria”, disse. Campanella ainda admitiu que é preciso acelerar o processo de substituição dos ônibus do DF. “Esse carro faz parte da frota excedente, autorizada a continuar circulando depois da última renovação. Não tivemos condições de tirá-los de circulação porque isso geraria um transtorno ainda maior para a população. O transporte ainda é muito caótico e reconhecemos que temos muito o que fazer”, destacou. Somente nos primeiros quatro meses do ano, o Disque 156 recebeu 5.075 queixas de usuários.
Tragédia
O acidente ocorreu por volta das 20h30. O motorista do ônibus, Wilson Augusto da Costa, 44 anos, fazia a primeira viagem da noite quando perdeu o controle do veículo, tentou desviar de pedestres que atravessavam em uma faixa e acabou atingindo um Corsa de placa JGU-5189/DF e uma moto, na Quadra 11, em frente ao prédio da Caesb. Para o delegado de plantão da 13ª Delegacia de Polícia, Aramis Mantovani, o resultado da perícia feita no local é peça fundamental para explicar a dinâmica do acidente. Até lá, a Polícia Civil ouvirá outras testemunhas. Segundo Aramis, o condutor do coletivo afirmou ter escutado um estalo antes da colisão. “Possivelmente, foi uma falha mecânica”, adiantou.
Wilson afirmou ao Correio que, até o momento da colisão, não havia nenhuma anormalidade no coletivo. “Ouvi um estrondo, ele ficou instável e invadiu a pista contrária. Primeiro, acertou a moto, depois o pedestre e, em seguida, o carro de passeio, que ficou imprensado entre o ônibus e o muro”, detalhou. “Eu estava a 48km/h numa via que é de 50km/h”, acrescentou. Nenhum representante do Grupo Amaral foi encontrado pela reportagem para comentar o acidente.
Em série de reportagens publicadas ao longo da última semana, o Correio mostrou as várias mazelas do transporte público da capital do país, entre elas, a superlotação, os assaltos e as constantes falhas mecânicas que deixam os passageiros na mão por muitas vezes. Para se ter ideia da qualidade dos veículos, dos quase 3 mil ônibus da frota do DF, 45% têm mais de sete anos de uso, a idade limite permitida por lei. Cerca de 800 deles têm mais de 10 anos de fabricação e seguem circulando e colocando em risco a vida dos usuários do sistema, de pedestres e motoristas de outros veículos.

COMENTÁRIOS:
Autor: jose pinheiro
kd o respeito com o usuario e uma pena nao termos uma outra opçao

Autor: cleber dos santos
Brasilia Capital do Brasil , o seu transporte e o mais moderno do mundo , '' C A R R O Ç A S '' com todo o respeito aos cavalos .......

Autor: Silvio mesquita
Mais quantos ônibus neste estado os fiscais liberaram? ´Só se punido mesmo as vitimas deste e dos futuros acidentes. Quem manda mesmo é a VIPLAN pirata e sua corja de aliados.

Autor: ronaldo pereira
me diz uma coisa? o que adianta falar que a vistoria estava vencida? na realidade tem que trocar é todas as frotas do DF,pois estão todas sucateadas e ja tem é tempo., os rodoviários não fazem greve? agora é hora do povo fazer greve e despresar os onibus . ai sim eles colocarão onibus novos.

Autor: savio macedo
É mais uma tragedia causada por estes imcompentes empresários que só pessam em levar vantagens e lucros facéis cadê a legislação do trânsito. Vale lembrar que esta tragédia não é a primeira e nem será a ultima se DFtrans contiuar agindo desta maneira. isto

Autor: ercilia louzada
Transporte público no DF: o motorista na verdade é um malabarista, a passagem na verdade é o preço de um trem bala, o onibus na verdade é uma lata de sardinha que vagou pelos oceanos por muitos anos, e o passageiro...o passageiro coitado é aquele que enriquece quem oferece o serviço público.

Autor: Emanuelle Rocha
O que acontece na nossa capital e a ganância por mais e mais.Falam que pensam nos clientes e a mais pura mentira.Os clientes e os próprios funcionários são submetidos a esse tipo de coisa..Sofrem com o descaso do governo e dos empresários que só querem dinheiro.Será qts ainda vão ter q morrer!!!!

Autor: Mai Val
Quando é que o governo vai ter a coragem de enfrentar a máfia do transporte público e oferecer um serviço de qualidade à população? Tem que substituir essas empresas que há anos dominam o setor e só pensam em lucrar. É uma vergonha. Com transporte decente o povo deixaria o carro em casa...Lamentável

Autor: Daniela Dutra
Querida Kika, que o Pai a receba em Seus braços, e dê à sua família o alento para esse momento de separação e dor. Sempre trabalhadora e disposta, uma pessoa de iniciativa e devotada ao seu esposo e duas lindas filhas. Não compreendemos a razão, mas deve haver um sentido para essa tragédia,essa dor.

Autor: gringu gringu
nossa... quantas diferencas.. sou de bsb, mas resido nos U.S.A. hj vejo como as coisas funcionam e bem diferentes... se um caso desse acontece aki alem de fecharem a empresa, o proprietario ficara preso e pagara uma indenizaco milhonaria... que pais e esse ai? o ser humano nao tem valor nenhum...aff

Autor: raimundo perna
Quem paga esta conta.A vida dos usuários paga.Quando é dada a idéia de queimar esses onibus q colocam a vida da populaão em risco,fala-se de apologia ao crime.E se fosse seu filho ou filha q tivesse morrido?Eu dava um tiro no dono desse tipo de transporte criminoso,já q a lei ñ pune.Pune a população.

Autor: Marcelo Souza
Se os ônibus da Rápido Brasília é velho imagina então da VIPLAN? Tem que acontecer uma tragédia para as autoridades acorda?? Os piores ônibus do DF é o da viplan, velhos, sujos. Peço a Deus que me proteja quando estou dentro do ônibus da viplan para ir ao trabalho.

Autor: Edson Dantas
A culpa não é do motorista, ele era apenas mais um que, por necessidade, estava ali, poderia ser qualquer outro a dirigir a lata velha que estava estocada no lixão da garagem e foi liberada pelo DFTrans. A população de Brasília deveria se revoltar contra os verdadeiros culpados, V. Amaral e DFTrans.

Autor: Paolo Valotto
É fácil culpar o motorista, muitos que assim fazem nem sabem o que é dirigir um veículo grande, aliás não sabe o que é energia cinética, quanto mais seus efeitos em véiculos pesados. Sou piloto de cia aérea e sei que se o avião cair, nem investigarão a manutenção, culparão logo o piloto.

Autor: maria sabino
Para as vítimas desse acidente realmente foi um tragédia. Agora aqui em Planaltina ontém um deliguente fazia direção perigosa perdeu o controle do chevette bateu em uma árvore. Ainda bem que ele pegou uma árvore. Imaginam se atropela uma criança um pai de família.

Autor: suzana SOUSA
Agora viram que a vistoria do ônibus estava vencida.como deve está a maioria né...Não precisa ser muito inteligente para notar isso...Vemos ônibus velhos e sucateados....Todos os dias tem uns quebrados na estrada....Teve que acontecer uma tragédia para isso ser revisto...Affi

Autor: Alísio Alves
Vou esperar a perícia para ver se o coletivo estava mesmo a 48 km/h. Mas, o DFTrans liberar o veículo no dia do acidente...ou os servidores, mesmo com a alta concorrência dos concursos, não estão preparados para a função, ou são apadrinhados, ou nem sei se há outra alternativa...

Autor: Clariana Mendes Mendes
Eu não sei o que é de pior qualidade. Se o transporte público desta cidade, ou os órgãos governamentais que deveriam fiscalizar tal transporte. Esses orgãos fiscalizadores, são pagos com os impostos dos contribuintes. Governo incompetente, seja lá de que partido for. Sem governo seria melhor.

Autor: Rogerio Santos
Agnelo, cadê você? Em campanha prometeu resolver de vez o problema do transporte público, e agora? Que saudades de Roriz, Arruda.........Traga uma lembrancianha da china, aliás, fique aí para sempre, não tá fazendo falta alguma.

Autor: ARISTOTELES
É TERRÍVEL ESSES ONIBUS. EU MORO NA SAMAMBAIA E ESPERO O TEMPO QUE FOR NA PARTE DA MANHA PARA PEGAR UM ONIBUS NOVO. A VIPLAN TEM UNS ONIBUS DA MARCA VITORIA QUE SÓ JESUS NA CAUSA. REALMENTE A COISA ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS SÉRIA.

Autor: paulo siqueira
isso não vai mudar nunca aqui quem manda é os empresarios. tem que fazer licitação e colocar outras empresas com onibús novos.

Autor: claudio machado
A família das vítimas deveria processar o Estado,por autorizar o ônibus a circular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.