sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mobilização pelo Complexo Cultural de Planaltina-DF
Por Adeilton Oliveira*
Foto: Fernando Fídeles / Divulgação
No fim da década de 80, mais precisamente em 1989 com a extinção da rede de supermercados SAB, rede essa vinculada ao GDF, ficou um prédio vazio ao lado da feira de hortifrutigranjeiros de Planaltina, que foi transformada e entregue à comunidade desta cidade com o nome de Casa da Cultura provisória.
A Casa da Cultura logo ganhou forma, mesmo improvisada, mas não importava, o que realmente interessava é que tínhamos um teto e que debaixo deste teto vários artistas deram seus primeiros passos. Dentre eles, este que vos fala, neste espaço foram feitos muitos eventos, festas, peças de teatro, shows musicais, exposições, oficinas, serviu de barracão de escola de samba, da Via-sacra ao vivo de Planaltina, feira de Música... 
A Casa da Cultura foi aproveitada de todas as formas, mas como tudo que é bom dura pouco, fomos surpreendidos em 1999 com a entrega furtiva deste espaço tão importante para o desenvolvimento da cultura local. A casa simplesmente foi entregue aos feirantes sem nenhuma consulta previa aos maiores interessados, os artistas e produtores culturais, enfim ficamos sem teto e com a promessa de construção de uma casa de cultura definitiva, mas a promessa se arrastou por três mandatos e nada.
Agora com o começo de um novo mandato a esperança se renovou, hoje há uma perspectiva favorável que enfim o sonho de uma casa de cultura vai sair do papel, só que melhorada em forma de um amplo Complexo Cultural, com Teatro, sala de ensaio, galeria de arte, biblioteca. Enfim, tudo que a comunidade de Planaltina merece.
Esse processo de ganha e perde casa de cultura, foi um golpe muito doloroso para os artistas e comunidade de Planaltina. Porém, no dia 10 de agosto esse trauma pode estar mudando, essa não é uma opinião isolada, garantimos que é compartilhada por muitos segmentos da sociedade local e que será de grande impacto para nós.
Adeilton Oliveira - Conselheiro de Cultura de Planaltina Eleito, Artista Plástico e Aluno de Artes visuais da FADM (Fac. De Artes Dulcina de Moraes)
Convite para grande mobilização:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.