sábado, 20 de agosto de 2011

Porto Alegre é chilena de coração
Por Camila Goulart, em Megafonadores
Chamados pelo movimento Juntos!, DCE/UFRGS, grêmios estudantis e outros coletivos, estudantes universitários e de ensino médio realizaram ontem, dia 18, um ato em apoio aos estudantes chilenos e em defesa da educação em Porto Alegre. Nós do Megafonadores acompanhamos ativamente os mais de 500 jovens que se reuniram no Parcão, às 9h, e caminharam até a consulado do Chile onde entregaram um manifesto do movimento estudantil em apoio às mobilizações dos estudantes chilenos ao Cônsul, endereçado ao Presidente do Chile, Sebástian Piñera. 
A vereadora Fernanda Melchionna, que esteve no Chile acompanhando as mobilizações estudantis do país, participou da manifestação destacando que através do efeito exemplo, os brasileiros podem perceber que a luta muda a vida. Convidou os presentes para um debate que participará, promovido pelo Movimento Juntos sobre o Chile, para compartilhar suas experiência nesse país, que ocorrerá dia 24/08, às 18h30 no Campus do Vale da UFRGS, no Pantheon.
Desde maio deste ano, o movimento estudantil do Chile vem protagonizando as maiores mobilizações do país desde a época da ditadura, chegando a reunir até meio milhão de pessoas nas ruas. Sua reivindicação é a educação gratuita, num país que possui altos índices de privatização. Nos últimos protestos, o governo Piñera intensificou a repressão sobre o movimento estudantil. Utilizando-se de um decreto criado na ditadura de Pinochet avançou as forças policiais contra os manifestantes, deixando centenas de feridos e quase mil presos.
O movimento estudantil brasileiro quer transmitir através desse Manifesto toda a solidariedade e força para que os estudantes e trabalhadores sigam a sua luta até o fim, além de exigir que o governo Piñera liberte imediatamente os presos políticos e pare com a repressão.
Foi um lindo ato, embalado por músicas como: somos chilenos de coração, estamos juntos defendendo a educação. Que as mobilizações juvenis em defesa de seus direitos se intensifiquem no nosso país. Essa é a nossa esperança e para isso vai a nossa ação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.