DFTrans e o transporte em Planaltina
Carta de Tatyana Luz a para Adeilton Oliveira
Pra lhe falar a verdade o DFTRANS até o presente momento só tem falado, mas nós mesmos que necessitamos deste serviço continuamos a sofrer cotidianamente. Sinceramente, se houvesse realmente 70 veículos conforme divulgado, todas as linhas seriam atendidas.
Vou falar do caso do Arapoanga, onde moro. As linhas que fazem percurso Ponte JK, SIA/SAAN, Sudoeste, L2 norte/sul, W3 norte/sul, só existem no horario de pico pela manhã, ou seja, ôs usuários vão para o trabalho, porém não precisam voltar pra casa. Isso superlota a única linha que circula no período de 09h até umas 23h mais ou menos, que é a linha 616 (direto) eixo norte/sul sentido Asa Sul/Arapoanga. Em horário de pico no caso de 17h até 20h o intervalo entre um ônibus e outro chega de 30 a 40min, causando desespero, tumulto, revolta e tudo mais, após um dia inteiro de trabalho.
Reafirmo que tal situação está vigor desde dezembro do ano passado, após aquela suspensão judicial de Dezembro/2010, conforme reportagem abaixo:
Ônibus da Coopatram param de rodar em Planaltina
Os 80 veículos da empresa, que faz a ligação da cidade com o Plano Piloto, estão parados, pois a cooperativa não estão conseguindo pagar o financiamento dos carros.
A garagem ficou cheia, pois todos os 80 ônibus pararam de circular nas linhas em Planaltina e nas ligações com o Plano Piloto. A cooperativa - que transportava 25 mil pessoas por dia - não está conseguindo pagar o financiamento dos ônibus, que podem ser apreendidos a qualquer momento.
Fonte: http://participedftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1637739-10040,00-ONIBUS+DA+COOPATRAM+PARAM+DE+RODAR+EM+PLANALTINA.html
- Prosseguindo, tudo piorou na greve de 27 dias no início deste ano. Onde, para o DFTRANS o Grupo Amaral mantinha o reforço às linhas prestadas pela Coopatram, já devido a varios veículos apreendidos. Ressalto: SÓ PARA O DFTRANS!
Para nós que vivenciamos, sabemos que o Grupo Amaral já havia retirado o suporte oferecido faz pouco mais de um mês, onde voltamos a depender apenas da Coopatram. Faz duas semanas um investidor misterioso segundo fontes informais, estava bancando o Diesel e pagou as multas para retirada dos veículos apreendidos pelo DFTRANS. Realmente, em péssimo estado, aumentou a quantidade de veículos da Coopatram, porém com vidros quebrados, sujos, e com falta de manutenção que sempre ficavam no meio do percurso (sabemos também que muitas vezes os cooperados fingiam o ônibus quebrar para passarmos para algum veículo de outra empresa e eles voltarem para pegar, "enganar", mais pessoas). E esta cooperativa também acordou com o Grupo Amaral a sua saida do local, sendo assim há literalmente 1 mês, não contamos com veiculos do Grupo Amaral. E nada de normalizar os serviços, que trabalha em localidades como SIA, SAAN e Sudoestes, pagam 3 passagens por dia se quiserem trabalhar, as filas enormes e as paradas superlotadas, ônibus com mais de 130 passageiros expremidos. Ainda falam em verificar se a Coopatram possui condições de voltar, antes de quarar o contrato, sendo que o próprio DFTRANS já verificou que o problema da empresa é falta de gestão e o mesmo já encaminhou à Secretaria de Transportes o pedido de quebra de contrato, faz 3 meses.
Outra coisa que ressalto a você é que a Coopatram é uma cooperativa de profissionais autônomos, onde a origem dos cooperados é o antigo "Transporte Pirata", que o governo anterior deu oportunidade de legalização deste serviço e montagem de algo mais seguro aos seus usuários. Porém, foi investido muito dinheiro público para dar oportunidades a estes, que em contrapartida ofereceram um serviço idem ou até pior ao que ofereciam quando eram do "transporte pirata": excesso de velocidade, desrespeito ao usuário, trabalham quando quer, não pagam os compromissos, sem manutenção dos veículos, e tudo que não imaginarías sofrer sofremos nestes dois anos de COOPATRAM. Então, a conclusão que chego é que o "transporte pirata" nunca foi extino apenas ao invés de vans eram ônibus, e se você perceber os cooperados já sabia que perderiam os veículos, e no fundo após a mudança de governo eles queriam que a coopatram acabasse para voltarmos às Vans, porque este governo não tem pulso firme para controlar isto. Tanto é que eles simplesmente não tiveram nenhuma conservação ou manutenção nos ônibus, que eu mesma custo a acreditar que veículos com dois anos de uso, estejam piores do que as "SCANIAS" totalmente depreciadas da Viplan, acredito que na mentalidade deles o Banco não teria coragem de confiscar.
Agora ainda temo pelo retorno da coopatram, infelizmente o GDF, não toma nenhuma atitude e se retornarem será pior do que já estávamos. A única resposta que tenho são estudos, projetos concorrência de duração de no mínimo um ano e meio de processo, sendo que nossa demanda é urgente e caberia uma dispensa emergencial a ser processada em no máximo 72hs. Nossos empregos pedem socorro! Temos que pressionar, se não a Coopatram volta! Passo este e-mail até com cópia para o Sr. Wellington que é membro da Comissão de Transportes de Planaltina e para a Administração de Planaltina para a Sra. Andrea para que respostas nos sejam fornecidas.
Sinceramente, não sei o que falta acontecer para tomar vergonha na cara e fazerem valer nossos direitos.
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