sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fattorelli no Diplô
O Jornal Le Monde Diplomatique / Brasil de junho traz artigo de Maria Lucia Fattorelli (Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida), que desmonta a tese de que os juros altos são necessários para o controle da inflação, conforme detalhado na edição de 8/6/2011 deste boletim. O jornal traz em sua capa o gráfico do Orçamento Geral da União de 2010 - elaborado pela Auditoria Cidadã – inserido na bandeira nacional.
O artigo também traz as investigações da CPI da Dívida, recentemente concluída na Câmara dos Deputados, cujo Relatório Final – aprovado pela própria base do governo e pelo PSDB – reconheceu que os juros altos foram a principal causa do crescimento da dívida pública. Ou seja: a dívida não serviu para financiar projetos de desenvolvimento econômico e social do país, mas decorre de mecanismo eminentemente financeiro: “juros sobre juros”, já considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal.

Conforme mostra o artigo, a maior parte da inflação tem sido causada por fatores que não podem ser combatidos pela alta de juros, tais como o aumento dos preços administrados pelo próprio governo (combustíveis, tarifas públicas, etc) e a especulação com o preço dos alimentos.
Mas os rentistas querem mais. O jornal Valor Econômico de hoje mostra que o Banco Central (BC) deve continuar com a política de juros altos, sendo que há possibilidade de mais aumentos na taxa, que já é – disparadamente - a mais alta do mundo. O jornal traz a fala de um representante dos rentistas, admitindo que esta postura do BC faz com que o “mercado” espere ainda mais aumentos de juros. Ou seja: a própria autoridade monetária estimula a pressão do mercado sobre si mesma.
Por fim, outra notícia do jornal Valor Econômico mostra que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deve emprestar US$ 9 bilhões nos próximos 4 anos para projetos relacionados à Copa do Mundo 2014, em áreas de infraestrutura rodoviária, transporte público e saneamento básico.
Sobre este tema, cabe comentar que, mesmo admitindo-se a hipótese de que tais obras de infra-estrutura atendessem às necessidades mais urgentes da população (e não às diretrizes associadas aos eventos da Copa do Mundo), o país não precisaria tomar tais empréstimos caso não tivesse de destinar cerca da metade do orçamento para o pagamento da questionável dívida pública.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.