sexta-feira, 10 de junho de 2011

Empresários usam greves para forçar reajuste das tarifas de ônibus
Por Tatyana Luz,
A matéria transcrita abaixo é um fato extremamente real, mas o que eu me atrevo a comentar é autilização dos rodoviários por parte dos patrões. O lucro com toda esta transferência de linhas é nítido e o que os rodoviários pedem, é apenas um reajuste insignificante perante ao lucro da máfia do Transporte Público no DF. E ainda assim os empresários alegam que para este "aumento" aos seus funcionários deve praticamente dobrar o valor das passagens. No caso os usuários ficam no meio pagando caro e correndo risco de morte e andando em condições desumanas.
Reafirmo não são os rodoviários que punem os usuários, mas sim os empresários que punem os usuários e usam os rodoviários como testa de ferro.
Uma coisa faltou ser citada, e a máfia dos piratas não acabou, apenas foram transformados em cooperativas. Melhorias para o usuário... apenas sucateamente e degradação dos serviços e o pior pagamos para sermos humilhados cotidianamente em filas gigantescas e ônibus superlotados.
Pergunto Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Plano Piloto, possuem a TCB e Metrô...Mas e as demias regiões administrativas Planaltina, Paranoá, Gama, Brazlândia, dentre outras... O resto não usa ônibus não???
Empresários usam greves para forçar reajuste das tarifas de ônibus
 Renato Alves
 
Os donos das empresas de ônibus mandam no sistema de transporte público da capital há pelo menos 10 anos. Nesse período, eles conquistaram até a emissão do vale-transporte e do passe estudantil. Impediram as renovações obrigatórias da frota e a integração. O GDF ficou sem as informações básicas de serviço tão importante, como quanto as permissionárias arrecadam e os custos da operação. Sobra para o 1,2 milhão usuários. Pagando as mais caras tarifas do país, eles convivem com veículos sucateados e constantes atrasos. Quase 30% dos coletivos têm mais de sete anos, a idade máxima permitida. Para piorar, ao menos uma vez por ano os rodoviários fazem uma greve, sempre com apoio dos patrões, que usam o movimento no intuito de forçar um aumento nas passagens, como agora.

Com o apoio da Câmara Legislativa, o Executivo contribuiu para a falência do sistema liberando o tráfego de vans, extinguindo um órgão fiscalizador — o Departamento Metropolitano de Transportes Urbanos (DMTU) — e deixando à míngua a estatal de ônibus — a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) —, que por quatro décadas ajudou o GDF a cumprir a obrigação de ditar as regras do mercado. Vieram as fraudes em licitações, propinas e esquemas de desvio de dinheiro público.


Hoje sem a concorrência das vans, três conglomerados controlam o milionário negócio do ônibus. Dez das 14 empresas do Sistema de Transporte Público Convencional (STPC) pertencem aos grupos Planeta, Viplan e Amaral. As três firmas têm dois terços dos 2.975 ônibus e das 980 linhas. O trio também acumula os maiores escândalos e os mais antigos veículos em operação. Todas são acusadas pela Polícia Civil de clonar os próprios veículos para faturar sem pagar imposto e não renovar a frota. A Viplan, da família Canhedo, roda com veículos de até 12 anos. O Grupo Amaral, do ex-senador Valmir Amaral, nem sequer enfrentou alguma concorrência pública. Ganhou 50 itinerários por meio de decretos que lhe deram as mais rentáveis linhas da TCB. São também esses conglomerados os controladores do Fácil, o sistema de bilhetagem eletrônica.


Dessa forma, os empresários monopolizam informações essenciais às discussões sobre aumento de salário dos rodoviários e de tarifas. O movimento deflagrado por motoristas e cobradores na segunda-feira, com paralisação parcial dos coletivos, segue o enredo dos anos anteriores: os rodoviários punem a população deixando os ônibus nas garagens, reivindicando aumento nos salários, e os empresários não apresentam uma proposta alegando a necessidade de reajuste nas tarifas. Os patrões sequer falam em punições aos grevistas. Dessa vez, querem subir as passagens de R$ 3 para R$ 4,90.

Clique para ver imagem ampliada
Clique para ver imagem ampliada

Privatizações
Do total arrecadado, o governo fica com 4%. Mas, há 10 anos, são as empresas que atestam quantas pessoas carregam e quanto devem entregar ao GDF. O governo começou a perder o controle desse sistema em 2000, quando o então governador Joaquim Roriz anunciou a privatização da TCB e a terceirização do DMTU.

No caso da TCB, Roriz sancionou dois decretos. Um deles, no fim de dezembro de 2001, autorizou o repasse das linhas da estatal à iniciativa privada por meio de uma concessão de 30 anos. O outro, assinado no início de janeiro de 2002, previa a venda de todo o patrimônio da empresa, o que acabou não ocorrendo.


A Viva Brasília, do então senador Valmir Amaral, ganhou as mais rentáveis linhas. Em 12 meses o número de ônibus da TCB em operação caiu de 66 para 44 — atualmente são 33. O prejuízo, em 2001, passou dos R$ 4,5 milhões. Época em que a estatal era presidida por Manoel Neto, amigo de Amaral e hoje genro de Roriz — marido da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF).


Roriz assinou o decreto de terceirização do DMTU em 5 maio de 2001. O órgão seria substituído pela Agência Reguladora de Serviços Públicos. Mas ela nunca saiu do papel. Uma lei distrital terceirizou a venda de vale-transporte, uma das fontes de renda do DMTU, que ficava com 3,68% do valor arrecadado.


O departamento ainda teve os fiscais transferidos para outros órgãos. Em meados de 2002, havia apenas seis homens e três carros para fiscalizar os quase 3 mil ônibus regulares e 5 mil veículos clandestinos. Para piorar, em seis meses, os distritais aprovaram duas leis em favor dos piratas. A primeira autorizou 466 vans a atender condomínios. A segunda beneficiou 300 donos de ônibus autônomos.


Caso de polícia

Trafegando superlotadas, em alta velocidade e sem fiscalização, as vans roubaram 30% dos passageiros dos ônibus. Em 2007, o governo anunciou a implantação do Brasília Integrada, pôs fim às vans e alardeou uma maciça renovação dos ônibus. Vingou só a proibição das vans. O Executivo ainda permitiu a criação do Fácil e que os empresários controlassem a bilhetagem.

A integração só existe nos adesivos fixados nas laterais dos ônibus. A suposta renovação virou caso de polícia. Autoridades são acusados de inchar o sistema com 975 coletivos sem licitação. Veículos incluídos no sistema a partir de 2007, na tal renovação.


O DFTrans cadastrou os coletivos velhos sob a condição de excepcionais, mas a polícia desconfia haver outros 400 carros piratas. A frota excedente representa 25% do total, segundo a atual administração do DFTrans, que optou por trocar esses ônibus velhos até a conclusão da licitação aberta esta semana para mais 1,2 mil ônibus.


A concorrência pública deve demorar um ano e meio. O Correio enviou um questionário ao órgão na segunda-feira. A assessoria de comunicação pediu 48h para enviar todas as respostas. Até a noite de ontem, não respondeu os itens sobre o montante recebido mensalmente do Fácil e a idade exata da frota, em detalhes. O sindicato das empresas sequer retornou as ligações.


Flagrante de propina

Manoel Neto e Jaqueline Roriz aparecem em vídeo recebendo dinheiro da mão de Durval Barbosa, o delator do esquema revelado pela Caixa de Pandora. O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados cassou o mandato da parlamentar na última quarta-feira. Agora, o caso dela será submetido ao Plenário da Casa
 
 
 
 
 
Má gestão faz com que usuários desconheçam até itinerários de ônibus Renato Alves
Publicação: 10/06/2011 08:00 Atualização: 10/06/2011 11:11
A falta de compromisso dos empresários de ônibus e a incompetência do poder público para garantir o bom funcionamento do sistema de transporte público da capital fica mais evidente quando se compara o cenário de Brasília com o de outras grandes cidades. Enquanto os permissionários controlam o serviço no Distrito Federal, deixando governo e usuários sem qualquer informação, municípios de norte a sul do país usam tecnologia de ponta para monitorar toda a frota e itinerários.

Nenhuma das paradas de ônibus do DF têm placa informando as linhas, trajetos e horários dos ônibus. Nem mesmo na Rodoviária do Plano Piloto os passageiros conseguem obter uma tabela com esses e outros dados do serviço. Mesmo tendo uma sala com muitos funcionários no o maior terminal da capital, o DFTrans só torna pública tais informações por meio de seu site, que, em muitos itens, está totalmente desatualizado. Os painéis luminosos da plataforma inferior deveriam informar o horário e o itinerário, mas vivem apagados. Só a parte superior do equipamento, destinada à publicidade, apresenta-se em perfeito estado.

Um dos exemplos que Brasília poderia copiar vem de Belo Horizonte. Na capital mineira, o segredo para manter as empresas na linha é a fiscalização eletrônica. Por meio de dois softwares, o governo municipal controla o cumprimento dos horários e se tem superlotação. A prefeitura ainda fiscaliza qualquer sinal de anormalidade por meio da leitura do disco de tacógrafo. O número de fiscais é pequeno — 22 para todo o sistema — mas o órgão responsável pela gestão do sistema tem 100% do controle dos veículos com ajuda da tecenologia.

Melhor ocupação
Em Curitiba, a relação passageiros por ônibus/mês é a mais alta entre as capitais brasileiras. São 25.372 usuários por mês ou 35 pessoas por dia por veículo. Ainda assim o transporte da capital paranaense é considerado modelo no país. Na capital paranaense, a qualidade do sistema é definida da seguinte forma: nos horários de pico, um ônibus comum, com 12m de comprimento, deve transportar 44 passageiros sentados mais seis passageiros por metro quadrado em pé. Uma média de 80 pessoas por veículo. Os articulados circulam com no máximo 160 pessoas e os biarticulados, com 230.

O sistema curitibano passa por avaliação semestralmente. Se a demanda ultrapassa o limite fixado, as empresas têm de colocar mais ônibus na linha. Se o número de passageiros pagantes aumenta — avaliação diária —, a reavaliação do sistema é antecipada. Para fazer cumprir as metas, os horários e os itinerários fixados pelo governo, 250 fiscais acompanham a prestação de serviço das empresas.

A eficiência do transporte de Curitiba se deve também à infraestrutura construída para o transporte coletivos nos anos 1980. Lá existem corredores exclusivos, terminais de integração e cobrança antecipada nos terminais. O sistema funciona como uma rede e parte do princípio que o usuário paga o valor de uma passagem para chegar ao destino, ainda que use mais de um ônibus.

Incoerências
O grande problema do DF não está na quantidade de ônibus ou de linhas. As incoerências do sistema de transporte também aparecem na quantidade passageiros transportados mensalmente em cada ônibus. Apesar de contar com uma frota de ônibus 67,8% maior do que a de Curitiba e de ter um número de linhas quase três vezes maior, o número de passageiros transportados no DF é 29,6% menor do que o da capital curitibana. Em média, são 10,6 mil por mês ou menos de 15 usuários por dia em cada veículo. Teoricamente era para o passageiro ter o mínimo de conforto, como fazer as viagens sentados. Mas não é isso que ocorre. As cenas de ônibus abarrotados de gente são comuns.

Nos horários de entrepicos, dezenas de veículos ficam ociosos em diversos pontos da cidade. Enquanto isso, a população que precisa se locomover fora dos horários de pico espera por até duas horas no ponto de ônibus. Uma das causas é que o sistema de integração com os ônibus não sai do papel. Assim, os carros de passeio ocupam 80% das vias e carregam apenas 20% dos passageiros. Os ônibus, ao contrário, transportam 80% dos passageiros e ficam espremidos em 20% das vias.

Estudioso do transporte público do DF há 18 anos, o professor Paulo César Marques, da Universidade de Brasília (UnB), defende uma remodelação completa do sistema. “Chegamos ao caos por causa da omissão do poder público, que abriu mão da sua obrigação de gestor. O transporte deixou de ser tratado como um serviço público e passou a ser um mero item de mercado, sem qualquer regulamentação”, critica.

Cobrança ilegal
A 17ª Vara Cível de Brasília condenou a empresa Fácil por cobrar, indevidamente, uma tarifa pelo acesso, via internet, dos boletos para pagamento do sistema de bilhetagem automática. A ação era movida pelo Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). Ele reclamou da taxa de 2,57% sobre o valor das passagens toda vez que as empresas acessam, pela internet, o sistema de geração de boletos para pagamento da bilhetagem. Segundo o Sindivarejista, a cobrança seria contrária à determinação anterior da própria Secretaria de Transportes. Na sentença divulgada ontem, o juiz declarou nula a cobrança das tarifas adicionais aos preços das passagens vendidas e mandou a Fácil restituir aos associados do Sindivarejista os valores cobrados em excesso. A multa foi fixada em R$ 1 mil para cada boleto de cobrança emitido via internet daqui pra frente
 
 
 
Rodoviários mantêm 30% da frota parada e devem entrar em greve no dia 13
TCB vai continuar circulando e Metrô prepara horário especial por conta da possível greve
Publicação: 10/06/2011 10:58 Atualização: 10/06/2011 11:21
Sem avanço nas negociações, os rodoviários mantêm a redução de 30% da frota do transporte público do Distrito Federal nesta sexta-feira (10/6). Tudo indica que a categoria deve entrar em greve geral a partir das 0h de segunda-feira (13/6). O movimento vai parar ônibus e também micro-ônibus das cooperativas do DF.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, ainda não há como dizer em percentual quantos coletivos a menos estarão nas ruas na próxima semana. "Ainda não temos condição de estabelecer o percentual, pois pode ter alguma decisão judicial que estabeleça um número considerado para mantermos os serviços essenciais à população", explica.
 
A decisão de entrar em greve geral foi tomada na última assembleia dos motoristas e cobradores. A categoria quer aumento salarial de 16,69% e manutenção do acordo coletivo aprovado em 2010. No entanto, os empresários dizem não ter verbas para assumir esse compromisso. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp), os empresários estão avaliando pontos de negociação com os rodoviários a partir do prazo de prejuízos e aumentos de custos ao longos dos últimos cinco anos com tarifas congeladas.

A assessoria não soube informar quando deve terminar essa análise e também disse que os empresários não tomaram uma decisão sobre a proposta do governo de aumentar para R$ 7 milhões o repasse referente ao Passe Livre para subsidiar um reajuste ao salário dos rodoviários.

Opção
Enquanto rodoviários, empresários e governos não se decidem, a população deve começar a se preparar para a possível greve geral dos coletivos na segunda. A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) prepara um horário especial para atender à demanda da população que deve ser divulgado na tarde desta sexta. Só nesta semana com a redução de 30% da frota, o metrô absorveu 15 mil passageiros.

Outra opção para os usuários é utilizar as linhas de integração do Transporte Coletivo de Brasília (TCB). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, como a empresa pertence ao governo do DF, eles não vão paralisar as atividades e os ônibus vão circular normalmente na próxima semana. As linhas atendem Rodoviária, Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental, Rodoferroviária, Shopping Popular e W3 Sul e, ainda, fazem integração com as linhas do Metrô.

Confira a programação da TCB
Linha 108 (Rodoviária/Esplanada dos Ministérios/Rodoviária): Segunda a sexta-feira de 6h33 às 20h
Linha 108.3 (Rodoviária/Esplanada/PGR/TJDFT/Pier 21/Esplanada/Rodoviária): Segunda a sexta-feira de 6h45 às 20h30
Linha 108.4 (Rodoviária/Buriti/Memorial JK/Câmara Legislativa/SIG/Rodoviária): Segunda a sexta-feira de 7h40h às 18h
Linha 108.5 (Rodoviária/Buriti/Shopping Popular/Rodoferroviária/Rodoviária): Segundo a sexta-feira de 6h30 às 18h30, a linha 108.6 faz o mesmo trajeto no sábado e domingo de 6h30 às 18h30
Linha 108.7 (Rodoviária/Buriti/QGE/SMU/Rodoviária): Segundo a sexta-feira de 8h30, 12h30 e 16h55 (exceto na sexta-feira)
Linha 108.8 (Rodoviária/W3 Sul/Terminal da Asa Sul/Nova Rodoviária Interestadual): Todos os dias de 5h10 às 24h
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.