terça-feira, 7 de junho de 2011

Técnicos da UnB entram em greve
Adesão à paralisação nacional foi aprovada por unanimidade em assembleia nesta terça-feira
Henrique Bolgue - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília decidiram aderir à greve nacional da categoria deflagrada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra). A paralisação por tempo indeterminado foi aprovada por unanimidade pelos cerca de 200 técnicos presentes em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) na manhã desta terça-feira. Decisão acontece oito meses após a maior greve da história das universidades, quando os servidores técnicos pararam durante 187 dias contra a ameaça de corte da parcela de 26,5% dos salários pelo Ministério do Planejamento.
Os trabalhadores reivindicam um piso inicial de três salários mínimos, mudança nos incentivos de qualificação relacionados a cursos de aprimoramento e abertura imediata de concursos públicos para substituição da mão de obra terceirizada e precarizada para as áreas administrativas e dos Hospitais Universitários. A pauta inclui também pendências da greve nacional em 2007, quando a categoria conquistou a estruturação da carreira. “Se o governo quer priorizar a educação, os servidores técnicos tem de ser ouvidos”, afirma Mauro Mendes, um dos dirigentes do sindicato.
Representantes dos terceirizados da universidade também foram favoráveis à paralisação e sinalizam uma greve conjunta. Os motivos seriam os constantes atrasos de pagamento e também a demora no repasse dos retroativos de dois meses, acordados entre as empresas e os funcionários, e que devem ser pagos até hoje. “A partir de amanhã também iremos convocar os terceirizados”, disse Francisco Targino, da comissão de terceirizados de portaria. A UnB tem cerca de 4,5 mil funcionários terceirizados.
Às 14h30 o comando de greve se reúne na sede do Sintfub para definir como vão manter os serviços essenciais da UnB. Segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), 16 universidades já votaram a favor da paralisação até esta manhã. A UnB tem cerca de 2,5 mil servidores.
A próxima assembleia está marcada para a próxima terça-feira e o sindicato reforçou a convocação para a marcha nacional da Fasubra, no dia 16, em frente ao Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.