Mercado financeiro e classe trabalhadora: o caso de Portugal e Brasil
De Auditoria Cidadã da Dívida:
A Folha Online mostra que as ações dos bancos de Portugal dispararam após este país ter pedido “ajuda” à União Européia, ou seja, ter pedido empréstimos para pagar as dívidas anteriores. Esta “ajuda” significará mais ajuste fiscal e medidas que retiram direitos dos trabalhadores, para liberar mais recursos para o pagamento aos rentistas.
Esta é mais uma prova de que os mercados financeiros sobrevivem da exploração dos povos, ou seja, quanto mais se retira direitos dos povos, mais sobem as ações dos bancos.
Conforme comentado na edição de ontem deste boletim, os rentistas especularam contra Portugal, exigindo juros estratosféricos para refinanciar a dívida deste país, empurrando-o para um acordo com a União Européia. Como conseguiram seu objetivo, agora os banqueiros comemoram seu “trunfo”.
No Brasil, os privilégios do setor financeiro também impedem a garantia dos direitos da população, tais como o direito à saúde. Em 2010, o governo federal gastou com a dívida pública um valor 11 vezes superior ao gasto com a saúde, que por isso é marcada pelas longas filas de espera, falta de médicos, remédios, e deficiências de infra-estrutura. Como resultado, grande parte da população contrata planos privados de saúde.
O Portal G1 mostra que nem mesmo estes planos privados são capazes de garantir um atendimento de qualidade: hoje, os médicos de convênios de saúde privada fizeram uma greve para protestar contra os baixos salários e as condições de trabalho. Os médicos denunciam que os Planos de Saúde chegam ao ponto de pressioná-los para que não sejam pedidos exames mais sofisticados para os pacientes.
Ou seja: mais uma prova de que o país precisa urgentemente melhorar o sistema de saúde pública, de modo a atender toda população com dignidade, rapidez e qualidade.
Mas, para isso, é necessário enfrentar o problema do endividamento público.
Ações dos bancos portugueses disparam após pedido de ajuda Folha Online - 07/04/2011 - 05h55 DA EFE, EM LISBOA / DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Médicos saem às ruas em dia de paralisação no país Portal G1 - 07/04/2011 21h22 - Atualizado em 07/04/2011 21h46
Notícias diárias comentadas sobre a dívida - 07.04.2011
Caso queira receber diariamente este material em seu correio eletrônico, envie mensagem para auditoriacidada@terra.com.br
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.