quinta-feira, 7 de abril de 2011

População do Arapoanga e Vale do Amanhecer vai continuar sofrendo...
Tatyana Luz

Por um olhar de quem acompanha e sofre como infeliz usuária, na trajetória da Coopatram ao longo destes dois penosos anos, vejo que nada vai mudar. Semana que vem ouço rumores de que esta irresponsável cooperativa voltará à circular sozinha na região, os horários continuarão a serem descumpridos, atrasos, falta de ônibus, filas imensas, ônibus superlotados com mais de 130 passageiros. Então daqui a dois meses voltaremos a ir para a parada e não ter ônibus. Ficaremos mais uma vez dependendo de realocação de outras empresas, e os funcionários da Coopatram sem receber novamente. Caso a população não se manifeste, este círculo vicioso tendo como "fantoche" os usuários do transporte coletivo do DF jamais terá fim.
Uma cooperativa que deixa de pagar seus funcionários por três meses, contrata novos funcionários para furar a reivindicação de seus colaboradores, não cumpre com os serviços a que se comprometeu com a população, não terá nenhuma penalidade e ainda continuará fazendo o que quer? Por quê?
O Governo do Distrito Federal com seus órgãos de fiscalização e a administração não farão nada. Ao longo deste quase um mês de greve, tivemos passageiros feridos, manifestações e nada de solução. Continuaremos pagando a passagem mais cara do país, com forte tendência a aumentar este valor, para não termos um serviço que categoricamente não nos atende. Pelo contrário, tumultua nossa vida. Vejo que a tendência é de que quem for procurar emprego, o local aonde mora será fator de desclassificação. Pois, qual patrão irá empregar alguém que não cumpre com seu horário? Poderíamos dizer, é só acordar mais cedo... Porém, se não tem ônibus, como proceder? Então, ficará complicado.
Portanto, ao extremo já chegamos, já foram feitas manifestações, reclamações e tudo que a população pode fazer. A greve já é por si a manifestação de um estado deplorável ocasionado pela ganância, irresponsabilidade, falta de compromisso e ética por parte da diretoria da Coopatram.
Então o que a população clama às nossas autoridades é onde estão os princípios básicos da Administração Pública, previstos no Art. 37 da Constituição Federal Brasileira: legalidade, segundo o qual ao administrador somente é dado realizar o quanto previsto em lei e as exigências do bem comum, e deles não pode se afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido, expondo-se às sanções cabíveis para o caso; impessoalidade, porquanto a atuação deve voltar-se ao atendimento impessoal, impondo ao administrador público a prática do ato para o seu fim legal (também chamado, por isso, de princípio da finalidade); moralidade, sendo esta condição necessária à validade da conduta do administrador público, que visa ao atendimento, a um só tempo à lei, a moral, à eqüidade, aos deveres de boa administração; publicidade, que vem a ser a divulgação oficial do ato praticado para conhecimento público e início de seus efeitos externos e internos; eficiência, ou seja, a exigência de que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição, e profissionalismo, que assegurem o melhor resultado possível, abolindo-se qualquer forma amadorística, obrigando a entidade a organizar-se de modo eficiente.
Esses 60 mil sofredores (usuários) dos serviços da Coopatram exigem a retirada imediata desta cooperativa e colocação de no mínimo duas empresas concorrentes para operar no Arapoanga e Vale do Amanhecer!
A reportagem que segue, ainda transcritos os comentários da população ressaltam a indignação acerca do descaso com nossa população.

Coopatram permanece em greve e assembleia é adiada para a quinta-feira
Noelle Oliveira, do Correio:
A assembleia dos funcionários da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram), marcada para a noite desta quarta-feira (6/4), para decidir a respeito do fim da greve da categoria foi adiada para a quinta-feira (7), por falta de quórum. Ao todo, são 26 dias de paralisação. Os 350 funcionários da cooperativa organizaram o movimento em reivindicação ao pagamento dos salários atrasados desde dezembro de 2010.
Em audiência na Promotoria Regional do Trabalho da 10ª região, no Ministério Público do Trabalho do DF, foi acordado que, caso os trabalhos sejam retomados, do montante arrecadado pelos profissionais de segunda a sexta-feira com as passagens de ônibus será retirado apenas a quantia destinada ao pagamento do óleo diesel utilizado para mover o transporte. O restante será depositado em uma conta bancária juríca e repassado aos funcionários até que as dívidas trabalhistas sejam quitadas. Já os valores arrecadados nos fins de semana serão destinados à manutenção dos ônibus. Caberia ao Ministério Público do Trabalho, juntamente com o Sindicato do Rodoviários e aos trabalhadores a fiscalização da arrecadação semanal.
Também foi proposto que os dias de paralisação não serão descontados dos salários dos trabalhadores. A proposta será debatida na assembleia desta quinta (7/4) às 14h em Planaltina. Com a paralisação, os 80 ônibus da cooperativa, que fazem trajetos de Planaltina/Arapoanga - Plano Piloto, ficam sem rodar pela região. Para evitar mais prejuízos a população, o Transporte Urbano (DFTrans) deslocou 44 ônibus para trafegar em Planaltina no período.

Comentários:

Autor: ana maria
O Caríssimo governador deveria dar atenção ao transporte coletivo. Trens, metrôs??? Levarão qnto tempo p que esses projetos saiam do papel??? Porque não licitações com empresas sérias de transporte coletivo AGORA? qtas empresas fazem transporte coletivo em Planaltina, em Brasília??? Concorrência já

Autor: ana maria
O transporte coletivo é e está um vergonha. Passagem cara do país e continuamos a mendigar tranporte descente. Como se já não fosse bastante não termos ônibus suficiente, os que tem quebram.Combinação de ônibus quebrado e chuva às 6e30 da manhã. Além de tranporte, por favor DIGNIDADE AO TRABALHADOR!

Autor: Marcio Luis Silva
Sinto-me envergonhado, com apenas 3 meses, de ter votado em um "Governador" sem ação como esse que está aí. Onde estão os projetos para resolver as questão mais urgentes do Distrito Federal (transporte, saúde e segurança). O transporte coletivo está um "CAOS"!!!Aguinelo vamos agir, URGENTE!!!

Autor: Tatyana Luz
População vamos pressionar os governantes para a retirada da coopatram e colocação de duas novas empresas, semana que vem não terá mais Grupo Amaral pra nós, e ai vamos depender apenas da Coopatram. Vamos pressionar GDF, Administração de Planaltina e todos para que isso seja dado um basta!

Autor: Tatyana Luz
Esta cooperativa colocou novos funcionários para desestabilizar a greve, nós usuários correndo riscos com os apedrejamentos, e o GDF nada de pronunciar acerca do caso... Negocia agora, quita a dívida e daqui a uns dois meses estaremos sem ônibus de novo... nós, população, não somos palhaços!

Autor: Tatyana Luz
Nós população que dependemos desta irresponsável cooperativa devemos dar um basta nisso e tomar uma atitude. População do Arapoanga e Vale do Amanhecer vamos nos mobilizar para a retirada da Coopatram e colocação de duas novas empresas de verdade. Precisamos de concorrência! Fora coopatram!

Autor: Tatyana Luz
VERGONHA! Então a coopatram vai voltar, pagar o que deve com esta negociação, após uns 3 meses quitado, voltaram a não cumprir com as obrigações e a população sem ônibus novamente e funcionários sem dinheiro. Fora Coopatram, queremos 2 novas empresas no Arapoanga.

Autor: Martha Santos
É um grande absurdo, trabalhar e não receber. Enquanto isso, nós moradores de Planaltina vamos nos amontoando nos poucos ônibus que nos restam. Uma grande vergonha. Nós esperavamos mais do governador eleito.

Autor: Tulio Morais
Governador mais calado e escondido do país ! Cadê o tal Chico vigilante tb ?

Autor: edvandro Barbosa
DFtrnas, isso é uma vergonha, colocaram 44 ônibus???Mesmo quando os ônibus da cooperativa estavam rodando normalmente com os 80 ônibus não era suficiente, e agora com 44 hein???GDF cria vergonha e se pronuncia sobre o caso!!!!!

Autor: edvandro Barbosa
DFtrans e GDF, que vergonha, a quanto tempo nós moradores aqui do arapoanga e vale do amanhecer estamos pedindo socorro, e vcs não fazem nada!!!!! È por isso que quero ver o REGUFFE como governador, com ele no GDF dúvido que isso aconteceria!!!!

Autor: edvandro Barbosa
Isso é um absurdo, os funcionários nao recebem, a empresa não atende e o governo não faz nada!!!Essa cooperativa não consegue atender a população do arapoanga nuca!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.