sexta-feira, 27 de maio de 2011

Marcelo Freixo é homenageado em Porto Alegre
O Deputado Estadual Marcelo Freixo, PSOL-RJ, recebeu a comenda Porto do Sol, distinção concedida pela Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, dia 20 de maio. Proposta pela Vereadora do PSOL Fernanda Melchionna, a comenda foi aceita por unanimidade pelo conjuntos dos vereadores. A homenagem refere-se ao trabalho que Freixo desenvolve no Rio de Janeiro na luta dos Direitos Humanos e por outra concepção para segurança pública.
A destacada atuação de Freixo como Presidente da CPI das Milícias inspirou a construção da personagem do Deputado Diogo Fraga, um dos protagonistas do filme Tropa de Elite 2, do diretor José Padilha. O filme foi o mais assistido no cinema brasileiro, com mais de 10 milhões de expectadores. A CPI das Milícias foi responsável pela prisão de cerca de 500 pessoas que atuam nas milícias, como policiais civis e militares, vereadores e deputados. 
A agenda em Porto Alegre não se restringiu à homenagem. A Assessoria de Imprensa da Bancada de Vereadores do PSOL realizou uma agenda intensa na mídia local. Debates televisivos, entrevistas nas rádios, para os principais jornais impressos e blogs.
À noite, o auditório da Faculdade de Educação da UFRGS ficou pequeno com a presença de aproximadamente 250 pessoas. Muitas delas assistiram de pé à fala de Freixo. O tema da segurança pública e as medidas de eliminação da pobreza, empreendidas pelo governo do Rio, são discussões distantes do público gaúcho. Somado a isso, os dados e conclusões apresentados pelo Deputado mostram a “eliminação do setor da população que não serve nem para exército de reserva” como descreveu.
“A falta de políticas públicas é a política pública” assinalou Freixo ao destacar que o Complexo do Alemão, “pacificado” militarmente possui apenas duas escolas. O relato da atividade da CPI das Milícias, as medidas de invisibilidade das favelas do Rio – como as chamadas “barreiras acústicas”, que são placas gigantes que não permitem aos turistas verem as favelas no caminho do aeroporto à zona sul, o “Caveirão” como máquina de aterrorizar e assassinar nas comunidades pobres do Rio comoveram a platéia.
Ao término da palestra, agradeceu o convite, a recepção na cidade e destacou o prejuízo para o povo, não somente para o PSOL, a não eleição de Luciana Genro na última eleição. Destacou, em sua fala na Câmara de Vereadores, que a homenagem recebida é um combustível para seguir a luta.
A vinda de Freixo a Porto Alegre foi um grande evento da vida partidária em nossa cidade. A qualidade da intervenção do companheiro permitiu, aos militantes e simpatizantes do PSOL, uma melhor compreensão da luta pelos Direitos Humanos e da Segurança Pública. Trouxe ao centro do debate, o modelo de cidades excludentes e segregadores que se desenvolve no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, legitimidades pela Copa '14 e Olímpiada '16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.