terça-feira, 3 de maio de 2011

ONDE ESTÁ O GDF??
Por Tatyana Luz, moradora do Arapoanga




Atualmente, após a greve, o Grupo Amaral continua a dar suporte aqui no Arapoanga. Porém, tem reduzido gradativamente os veículos por aqui. Porque a cooperativa tem espalhado que está com quase 100% de operação. Sendo que a cada redução a vida de quem depende de tal serviço piora gradativamente. A Coopatram tem boicotado este auxilio do Grupo Amaral descaradamente, ainda alegando que os seu veículos estão operando normalmente. O maior medo da população é como será nossas vidas depois que o Grupo Amaral sair de vez daqui, se com as reduções nossa vida já está sendo difícil. O vale do Amanhecer conta somente com a Coopatram, onde a situação está ainda pior.
- Para pegar mais passageiros alguns veículos da Coopatram, quando saem da garagem não vão até o terminal, fazem apenas o percurso que entra pelo balão do Supermaia. O que prolonga as filas no Terminal, restando para quem mora nestas imediações apenas o suporte do Grupo Amaral, conforme fotos anexas.
- Excesso de velocidade, colocando em risco a vida da população. Para concorrer e chegar primeiro às paradas, muitas vezes nos sentimos como nas antigas “vans piratas”, que faziam o percurso Plano Piloto/Arapoanga em 30 minutos. Ultrapassam os veículos do Grupo Amaral perigosamente, fazem as ilhas rotatórias (balões) com velocidades altíssimas sem se preocupar com a função de carregar vidas.
- Cooperados agredindo passageiros. Já se foi relatado caso de cooperados ameaçarem passageiros. Agressões verbais e falta de ética, respeito e educação. Uma verdadeira falta de nível. E passageiros irritados com a falta de transporte, também agridem os funcionários.
- Veículos com apenas dois anos de uso, que apesar da depreciação, estão ficando sucateados, com manutenção péssima, sujos e mal conservados.
- Linhas que fazem itinerário para o SIA, L2 Norte/Sul, Sudoeste, Ponte JK/Esplanada, não estão sendo operadas regularmente e em seus respectivos horários. Quem depende destas rotas está pagando quatro passagens por dia.
- A linha mais utilizada que é eixo norte/sul, sem as demais linhas anda muito mais superlotada e não possui veículos suficientes para atender o contingente normal e muito menos falhando os outros itinerários.
- Ainda extintas linhas como 618, 616.4, 643.1 e 643.2 dentre outras.
- Cumprimento de horários e aumento de veículos em horário de pico não existe mais. Paradas superlotadas, ônibus superlotados.
- Finais de semana praticamente deserto de ônibus.
- Na volta para casa ainda há redução dos veículos das linhas que ainda operam que são os de linha W3 norte/sul e eixo norte/sul.
- Cotidianas manifestações onde quem trabalha na asa norte e aguarda transporte nas mediações do eixo norte tem que fazer manifestação, bloquear a via e com o auxílio da polícia parar os veículos superlotados e empurrar as pessoas para ver se conseguem voltar para casa. Só esta semana, foram quase todos os dias, ocasionando engarrafamentos e prejudicando não só quem depende de transporte público.
- Validadores no ônibus da coopatram que inexplicavelmente, não aceitam os cartões da fácil, somente liberando catraca com dinheiro.
- Ônibus sendo abastecidos cheios de passageiros em postos de gasolina, com dinheiro do caixa.
- O transporte público do Arapoanga e Vale do Amanhecer se tornou fator de eliminação para cadastro e entrevista de emprego. Um pai me relatou que foi fazer o cadastro de sua filha no CESAM, para o programa menor aprendiz, e recebeu a informação ao falar que a filha reside no Araponga, que não efetuariam o cadastro porque neste bairro não tem transporte público e que os adolescentes não cumprem com o horário. Qualquer um pode ligar lá que obterá a mesma resposta.
Ressalta-se, que isso cabe processo ao Estado, à Secretaria de Transportes por não cumprir com seu dever, cabendo indenização aos agredidos por descumprimento da Constituição. Agressão aos direitos do cidadão.
Relato pessoal que ocorreu comigo, nesta ultima quinta-feira dia 28/04/2011, na volta para casa:
Eu trabalho no Setor Comercial Sul, saio às 17:30h do trabalho, na W3 não está sendo certo há ou não ônibus nesta rota, então eu aguardo na parada da galeria onde é mais certo. Porém, após a greve não tenho conseguido entrar em um ônibus nesta parada, então estava caminhando muitas vezes até a parada da Delegacia da Mulher na 204 Sul, para conseguir entrar em um ônibus. Porém esta semana a situação piorou e passei a pagar do meu bolso um circular até a parada da 214 Sul, primeira parada do eixo sul.
Então na ultima quinta-feira peguei um circular ate o final da asa sul, como estava chovendo e houve diversos acidentes deu um engarrafamento grande de veículos, demorei a chegar na ultima parada do eixo sul. Assim como os ônibus que vinham trazendo passageiros também demoraram a chegar e concomitantemente houve atrasos nos horários. A conseguir entrar em um ônibus, pois todos já saiam do terminal sul superlotados, na primeira parada do eixo sul já vinha com pessoas em pé.
Quando consegui entrar em um veículo do Grupo Amaral que passou ele superlotou tanto na Rodoviária que quando o motorista foi dar a partida para sair, o ônibus começou a apresentar problemas. Mesmo assim ele conseguiu seguir viagem sem parar mais, pois não cabia mais ninguém. O pessoal que aguarda ônibus no eixo norte fecharam a via porque nenhum veículo parava para atendê-los, afinal quando parava ninguém conseguia entrar. Com toda esta demora quando o ônibus que peguei já estava na BR 020 na altura do Condominio Nova Colina não teve como seguir viagem, deu problema de vez. Então descemos para aguardar outro. Outros que passavam que não cabiam mais ninguém, até paravam pra tentar ajudar, mas não tinha como ninguém entrar. O motorista ligou para a Garagem teve que implorar para alguém enviar um veículo para nós, do contrário não conseguiríamos chegar em casa. Após isso a empresa enviou outro ônibus e conseguimos chegar em casa.
Conclusão da história, eu saio do trabalho às 17:30h e cheguei em casa mais de 21h.
A população implora pela retirada da COOPATRAM. Em nome de todos os moradores que sofrem assim como eu, solicito ao GDF interposição imediata e solução para nossos problemas, do jeito que está na podemos ficar, nossos direitos estão sendo violados. Somos cidadãos que pagamos caro com tendência a aumentar o valor das passagens, por um serviço que coloca nossas vidas em risco cotidianamente Solução antes que ocorra o pior.

PASSAGEIROS PROTESTAM CONTRA A FALTA DE ÔNIBUS NA GARAGEM DA COOPATRAM
Cerca de 30 manifestantes se reuniram na garagem da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram), no Vale do Amanhecer, para protestar contra a falta de ônibus e o não cumprimento de horários das linhas de Planaltina. O tumulto começou por volta das 6h30 desta segunda-feira (25/4), mas foi controlado antes das 7h30.
Alguns dos manifestantes ameaçaram depredar os veículos, mas acabaram convencidos por policiais militares a se retirarem do local sem causar prejuízos à cooperativa. Apesar do incidente, a Coopatram informou que todos os coletivos da empresa circulam normalmente nesta segunda-feira. 
Comentários
Autor: jorge fernandes
tb não faz mais a linha 618 e raramente a 602.1. Traduzindo: fazem os horários que querem e quando querem...cadê o DFtrans heim?... Sr.Governador...pulsos firmes com esse pessoal aí...alguém têm que dizer a eles que ônibus não são as vans irregulares nas quais eles atuavam não...
Autor: Lost Cluster
Sinceramente, espero que esse aumento absurdo da gasolina, associado a um misterioso e oportuno risco de falta do combustível nos postos, seja o estopim para uma cobrança enérgica de um transporte coletivo decente pela população.
Autor: Eslei Pereira
Depois que essa empresa assumiu o tranporte de passageiros de Planaltina, só temos problemas, é greve e mais greve e falta de compromissos com os horários. Após a greve, a referida empresa não fez a linha 604.2, Sia ao Arapoangas e Vale do Amanhecer, quem quiser q/ se vire, pois não há fiscalização.
--
"Grandes mentes devem estar prontas não só para agarrar as oportunidades, mas para fazê-las surgir."
Kalil Gibran

2 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog. Relata claramente a realidade de nós moradores de Planaltina. A situação está ficando cada vez pior. Certa vez ouvi um funcionário da coopatram falar assim:" Isso tudo só vai parar quando rolar sangue de verdade". E eu concordo plenamente com essa palavras. O governo só ira se manifestar quando alguma grande tragédia acontecer... Passageiros, funcionários, cooperados, todos eles ameaçam e são ameaçados, e quando um deles resolver agir seremos "vistos" pelas autoridades e pela mídia (infelizmente).

    ResponderExcluir
  2. É o que eu já falei, infelizmente essa é nossa realidade. Alertas, manifestações e relatórios meus foram espalhados pelo Governo, não adianta dizer que ninguém sabe da situação. Isso que eu acho que já até relatei em outros textos, "temo pelo pior e espero que este pior não ocorra comigo", eu vivo esta insabilidade e este relato comprova as ameaças e o clima de baixaria que está instaurado no transporte de planaltina. É o que pergunto: Até quando? Vão esperar acontecer uma tragédia?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.