quinta-feira, 30 de junho de 2011

Plenária do MES
18 de junho de 2011 - Local: Sede do PSOL (Ed. Eldorado, sala 80 - Conic)
 


Edleuzo Cavalcante discute o controle de tráfego aéreo no Brasil
O programa Cidadania aborda o controle de tráfego aéreo no Brasil, com a participação de Edleuzo Cavalcante. Vai ao ar quinta e sexta-feira e depois estará também disponível no site da TV: www.senado.gov.br/tv
Os dias e horários programados são:
- Quinta 30/06: 07h30
- Sexta 01/07: 20h30
 




CIDADANIA   
O presidente da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo - ABCTA, Edleuzo Cavalcante, fala sobre o controle de tráfego aéreo no Brasil, com o jornalista Armando Rollemberg.
DFTrans e o transporte em Planaltina
Carta de Tatyana Luz a para Adeilton Oliveira
Pra lhe falar a verdade o DFTRANS até o presente momento só tem falado, mas nós mesmos que necessitamos deste serviço continuamos a sofrer cotidianamente. Sinceramente, se houvesse realmente 70 veículos conforme divulgado, todas as linhas seriam atendidas.
Vou falar do caso do Arapoanga, onde moro. As linhas que fazem percurso Ponte JK, SIA/SAAN, Sudoeste, L2 norte/sul, W3 norte/sul, só existem no horario de pico pela manhã, ou seja, ôs usuários vão para o trabalho, porém não precisam voltar pra casa. Isso superlota a única linha que circula no período de 09h até umas 23h mais ou menos, que é a linha 616 (direto) eixo norte/sul sentido Asa Sul/Arapoanga. Em horário de pico no caso de 17h até 20h o intervalo entre um ônibus e outro chega de 30 a 40min, causando desespero, tumulto, revolta e tudo mais, após um dia inteiro de trabalho.
Argentina: Declaração do programa da coalizão de esquerda e dos trabalhadores
Tradução de Mariano Ernesto
Declaração do programa da Coalizão de Esquerda e dos Trabalhadores
A coalizão de esquerda se constitui na defesa da independência política dos trabalhadores em contra das diferentes coligações capitalistas que expressam o governo, os opositores patronais e as diversas variantes da centro-esquerda. O faz fundamentado em uma proposta operaria e socialista, de independência de classe, alçando um programa para impulsionar a mobilização dos trabalhadores e setores explorados em contra do governo e das patronais. A Coalizão de Esquerda apresenta-se como uma referencia política para as pessoas que lutam pela independência dos sindicatos e a expulsão da burocracia sindical e suas gangues e pela independência de tudo o movimento popular do capital e seu Estado.
O que está por trás da renúncia de Dominique Strauss-Kahn?
Giulia Tadini*, de Juntas!
@giugiutadini
A renúncia de Dominique Strauss-Kahn (DSK), antigo diretor-gerente do FMI, em maio teve como principal elemento sua prisão após acusação de abuso sexual e tentativa de estupro por uma camareira de um hotel de Manhattan. Além da renúncia, o caso também arruinou sua candidatura pelo Partido Socialista Francês à presidência.
Strauss-Khan, chefe da maior instituição financeira mundial não esperava que uma camareira negra pudesse resistir ao seu “charme” e assim usou de força e violência. De um lado um político europeu poderoso e branco. De outro uma trabalhadora pobre e negra, mãe-solteira, de uma ex-colônia francesa da África (Guiné).
Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012 acata emendas do PSOL

Priorização e não-contingenciamento de determinadas áreas sociais, e a paralisação de obras com indícios de irregularidades graves são propostas do PSOL acatadas pelo Relator da LDO
Nesta semana, foi apresentado o parecer do Relator da LDO 2012, Dep. Márcio Reinaldo Moreira (PP/MG), às emendas apresentadas pelos parlamentares. O parecer pode ir à votação hoje, quarta feira (29/6/2011) às 14:30h na sessão da Comissão Mista de Orçamento.
O relator não acatou a principal reivindicação do PSOL: o fim do superávit primário, apesar desta proposta ter sido aprovada até mesmo pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, por iniciativa do Senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP). Desta forma, mantém-se a política que destina cerca da metade do orçamento federal para o pagamento da questionável dívida pública.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ópera de rua no Gama
Gamalivre colocou no Youtube algumas cenas da ópera de rua AUTO DO PESADELO DE DOM BOSCO, de Jorge Antunes, filmadas na apresentação de 5 de junho de 2011, no Gama.

Reverendo Junior Embromelli (Timm Martins, barítono)

Vassalo O Vilão Aires (Gabriel Estrela, tenor)

Princesa-Vampira Jaqueladra Horroriz (Natasha Salles, soprano) e Pajem Mano-a-Mano El Neto (Jorge Bruno, barítono)

Vassalo Rogê Rolices (Reuler Ferreira, tenor)

Veredito do Juiz Voxprópolis (baixo-barítono Hugo Lemos)

Bruxa Ouvides Grito (Karina Martins, soprano)

Reverendo Benedictus Dormindo (Felipe Delfino, barítono)
Dívida pública e Superávit primário: as minhocas do desenvolvimento brasileiro
Randolfe Rodrigues, Senador – PSOL/AP

Em seu artigo na página da Revista Veja na internet, de 27/6/2011, o colunista Ricardo Setti alega que a minha emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012, pleiteando o fim do superávit primário, seria um projeto “estapafúrdio, próximo do ridículo”, e ainda pede que eu “tenha juízo, e não minhoca na cabeça!” Porém, é preciso esclarecer que minha emenda foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para ser apresentada à Comissão de Orçamento, ou seja, já é um projeto de toda a CCJ, e não só meu. Além do mais, para garantir o pagamento da questionável dívida pública e o cumprimento da meta de “superávit primário”, as pessoas morrem nas filas dos hospitais, se apertam em ônibus que mais parecem latas de sardinha, sofrem com a má qualidade do ensino público, esperam indefinidamente pela garantia do direito de acesso à terra, etc. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Edleuzo Cavalcante representa Brasil em infra-estrutura de transporte
A aviação é uma questão internacional e torna-se um assunto ainda mais global por ocasião de grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, a serem sediados pelo Brasil. A Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) recebeu o convite para participar da conferência Air Traffic Management Latin America, nos dias 22 e 23 de novembro de 2011. O tema é a infra-estrutura de transporte. Edleuzo Cavalcante, presidente desta categoria de luta, representará os controladores. Esses são trabalhadores que zelam cuidadosamente dos voos nas rotas e procedimentos dos aviões, garantindo a segurança de milhões de brasileiros, além da geração de riquezas.
Mais uma da Revista Veja - Mobilização contra o Superávit Primário
Por Rodrigo Pereira*
Companheiros,
A Veja iniciou uma campanha pesada contra nós no debate sobre o fim do superávit primário por conta da emenda que aprovamos na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Vejam abaixo a nota de um dos colunista da Veja, super-agressiva contra nós e o nosso projeto.
Como todos sabem a maioria dos leitores dessa revista é conservador e de direita, porém, esse debate está dando um caldo em outros espaços da mídia e das redes sociais.
Desta forma, peço aos nossos/nossas camaradas que postem comentários na coluna desse Jornalista Ricardo Setti e que possamos fazer o contraponto necessário defendendo o fim do superávit primário e a auditoria da dívida pública.

Saudações Partidárias,
* Da Executiva Nacional do PSOL

Pss.: Peço que esta mensagem seja retransmitida para as lista que vocês tenham acesso.
Planaltina pede socorro!
Por Tatyana Luz
Apenas digo uma coisa, não tem que ser analizado absolutamente nada, fora Coopatram! Quebra de contrato já! Duas novas empresas, no mínimo, nos bairros afetados por esta cooperativa. Nosso empregos estão por um fio, chega de estudos, análises e avaliações. Estamos em estado de emergência, dispensa já! Não podemos esperar o fim de uma concorrência de no mínimo um ano e meio. ATITUDE GDF!



Juntos em São Paulo marchou por Liberdade
Em Juntos 
No dia 18 de junho cerca de 40 cidades do Brasil estiveram em marcha por liberdade de expressão, de organização e de manifestação. Todos juntos e em marcha por liberdade e democracia.
Em São Paulo, o Juntos participou da Marcha que reuniu por volta de 4000 pessoas. Marcamos presença em defesa da anistia aos bombeiros lutadores do RJ, que recentemente deram enorme demonstração de como a ação coletiva é a nossa grande arma para lutar por direitos sociais.
A história se repete... Coopatram parada!
Por Tatyana Luz

A história se repete...
Dispensando mais comentários apenas transcrevo meu desabafo datado de março de 2011 publicados nos site e no Blog da própria Administração de Planaltina/DF, Pois, hoje 28 de junho de 2011, mais uma vez dentre tantas vezes de março para cá, a Cooperativa dos Profissionais Autonomos de Samambaia COOPATRAM, parou suas atividades deixando cerca de 50 mil usuários dos Bairros Arapoanga e Vale do amanhecer sem transporte. Hoje chegamos ao extremo de ver a garagem da empresa fechada com diversos quinchos confiscando os veículos.
Debtocracia 2011 - documentário sobre a dívida grega (em espanhol)
A Auditoria Cidadã da Dívida participa da rede CADTM, de Eric Toussaint - Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo.

Aquí os mando un excelente documental en el que participan Costas Lapavitsas, David Harvey, Samir Amin, Éric Toussaint, Gerard Duménil,
Alan Badiu

Imprescindible...
"Deudocracia" es un documental realizado por los periodistas griegos Katerina Kitidi y Ari Hatzistefanou, y distribuido en internet libremente por sus autores, que busca las causas de la crisis y de ladeuda en Grecia, y que propone soluciones que el Gobierno y los medios de comunicación dominantes ocultan.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Miséria Humana e Roubalheira Política Sustentam o Poder
Heloísa Helena*

O simbolismo das datas – ao longo da história da humanidade - auxilia a todos nós a refletir sobre acontecimentos diversos e assim poder comemorar em alegria exuberante as conquistas ou chorar em melancolia e tristeza profunda as perdas ou criticar com veemência as omissões e cumplicidades que destroem a dignidade humana ou simplesmente preferir nem conhecimento delas tomar e ponto!
O mês de junho, para o Nordeste especialmente, tem a lindeza das recordações das meninas de tranças - que todas nós do interior já fomos - a pular fogueiras com vestidinhos de todas as flores e a gritar nas quadrilhas juninas... “... olha pró céu meu amor...” ou “... só porque não vem quem tanto eu queria...” e os sorrisos e olhares e suspiros e lágrimas de amor primeiro! 


O Ce$pe em novo formato - novas estratégias de privatização?
Por
Frederico Flósculo Pinheiro Barreto* - Publicado em O Miraculoso

A trajetória do CESPE nos seus 40 anos de existência tem alguns paralelos com as várias, infindas (porque ainda tentarão) tentativas de privatização da Universidade Pública. Isso não significa dizer que o CESPE nasceu como parte de uma estratégia de privatização da Universidade Pública, de forma necessária e claramente colocada. Mas o espetáculo da captação de recursos através de uma instância nascida desde a Universidade Pública sempre foi um poderoso argumento a favor de sua paulatina privatização.
Carta Capital imperdível!
A edição desta semana merece ser lida, intitula-se #protesto e traz na capa militantes do Juntos!, Juntas! e PSOL na Marcha da Liberdade em São Paulo.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

As florestas brasileiras estão correndo perigo


As florestas brasileiras estão correndo perigo. A Câmara dos Deputados acaba de enfraquecer o rígido Código Florestal e corajosos ativistas brasileiros estão sendo assassinados por dizerem o que pensam. É hora de levarmos essa importantíssima batalha ao palco global - se todos nós pedirmos à Presidente Dilma para vetar esse projeto de lei, poderemos salvar as florestas brasileiras.
A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o esvaziamento do Código Florestal brasileiro. Se não nos mobilizarmos agora, enormes extensões de nossas florestas poderão ficar vulneráveis a um devastador desmatamento.

O projeto de lei gerou revolta e protestos generalizados em todo o país. E a tensão está subindo: nas últimas semanas diversos ativistas ambientais respeitados foram assassinados, supostamente por matadores contratados por madeireiros ilegais. É essencial agir agora mesmo. Estão tentando silenciar qualquer crítica enquanto a lei está sendo discutida no Senado. Mas a presidente Dilma tem o poder de vetar as mudanças se conseguirmos persuadi-la a superar a pressão política e assumir o papel de uma verdadeira líder em questões ambientais.


Setenta e nove por cento dos brasileiros querem que Dilma vete as mudanças no Código Florestal, mas nossas vozes estão sendo desafiadas por lobbies de madeireiros. Agora, depende de todos nós nos mobilizarmos para calar esses lobbies. Vamos nos unir agora em um gigantesco apelo para dar fim aos assassinatos e à exploração ilegal de madeira e salvar nossas florestas. Assine o abaixo-assinado a seguir - ele será entregue a Dilma assim que conseguirmos 500.000 assinaturas:

http://www.avaaz.org/po/save_our_forests/?vl




quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vivemos uma nova situação mundial. Boletim Internacional do PSOL - n° 7 – junho/2011


Vivemos uma nova situação mundial.

 Pedro Fuentes, secretário de relações internacionais do PSOL.
 Neste Boletim da Secretaria de Relações Internacionais n° 7 apresentamos uma série de artigos sobre a Europa e o mundo árabe. A recorrência dos temas tem um motivo mais que justo: os acontecimentos mundiais de 2011 revelam um alto dinamismo, muito superior ao período que vivíamos antes da crise econômica. O mediterrâneo parece concentrar as contradições mais agudas do sistema capitalista, e também os movimentos mais intensos da luta de classes.
Duas notícias dominam a cena européia. As idas e vindas do pacote de “ajuda” a Grécia, que envolvem novas rodadas de empréstimos impagáveis, e ajustes fiscais que recairão sobre a vida dos trabalhadores gregos.  Os investidores alemães e franceses estão fazendo de tudo para evitar a quebra do governo grego, pois as conseqüências de uma moratória serão devastadoras. Está posta a perspectiva de um Lehman Brothers europeu. Contudo, para além da análise econômica, a Europa vive uma crise política e social de alta complexidade. Os ajustes fiscais na periferia da Europa (os PIIGS) acirra a luta de classes.
O jornalista americano que ficou célebre pela frase dirigida a George Bush – “É a economia, estúpido!” – pode ser parafraseada: “É a luta de classes, estúpido!”.  As mobilizações do 19-J na Espanha (ver artigos) e as da praça  Syntagma na Grécia expressam um salto nas ações e na consciência das massas. São ações diretamente políticas contra os governos que se submetem às exigências do mercado financeiro. Grécia e Espanha estão deixando de ser pequenos problemas para se tornarem os terrenos mais críticos da crise econômica mundial. A Europa é o continente mais revolucionária da história. Os trabalhadores gregos já realizaram uma revolução esmagada pela ocupação nazista, e a Espanha carrega a tradição da luta pela república. A nova consciência se movimenta em atos de rua, acampamentos, praças tomadas, marchas gigantes. Como escreveu Negri, há um novo republicanismo na Espanha, efetivo, que enxerga a incompatibilidade entre democracia e mercado financeiro.
Ao mesmo tempo, cruciais novos fatos ocorrem no mundo árabe . Nesse boletim abordamos o Egito, a Síria e o Iêmen. Aqueles que pensavam que as mobilizações do Egito e da Tunísia eram apenas “rebeliões”, estão sendo corrigidos pelos fatos históricos. A revolução árabe se engrandece, aprofunda seu caráter social e igualitário e, principalmente, manifesta seu viés anticapitalista. Na Síria, ocorre uma nova demosntração emocionante do heroísmo das massas árabes, que parecem não ter medo de morrer uma por uma causa comum. São meses de enfrentamento, semanas de luta feroz nas ruas, mais de 1300 mortos, incontáveis detidos. Em Casablanca, Marrocos, ocorreu uma manifestação com mais de 20 mil, um sinal de que o Magreb e o Oriente Médio não vão se tranqüilizar enquanto não conquistarem seus direitos democráticos, políticos, civis, econômicos e sociais. As mulheres da Arábia Saudita também se levantaram contra a opressão do mundo islâmico fundamentalista.
Quanto tempo o regime sírio pode durar? Quanto tempo no Iêmen? Não se pode saber… mas cada vez mais a totalidade do processo determina cada uma das suas partes.
 A luta de classes e a totalidade dos processos históricos, princípios do marxismo, explicam também porque o eixo é o mediterrâneo: a Europa e o mundo árabe estão cada vez mais ligados, faces da mesma crise. A revolução árabe contagiou os jovens europeus, espanhóis, gregos. O aprofundamento da crise econômica européia também repercute nos países que dela dependem no norte da África. O signo do período é a crise, e as possibilidades de revoluções tendem a aumentar.

150 mil “indignados” em Madrid apelam à Greve Geral

Em Esquerda.net
 Respondendo à convocatória do movimento 15M, mais de 150 mil manifestantes ocuparam neste domingo a Praça de Netuno, em Madri, para expressar a sua oposição aos planos de austeridade defendidos pelo FMI e pelo Banco Central europeu e aos sistemas político e financeiro, apontados como principais culpados da crise econômico-financeira. Em Barcelona, outras 270 mil pessoas saíram às ruas. Valência também registrou protestos com milhares de manifestantes. Na França, 100 pessoas foram detidas em Paris quando protestavam em frente da Catedral de Notre Dame. ……LEIA MAIS

Uma contra-revolução silenciosa em curso na Europa

Por Thomas Coutrot, Pierre Khalfa, Verveine Angeli e Daniel Rallet
A nova Governança Europeia visa colocar sob maior vigilância os orçamentos nacionais para reforçar as sanções contra os estados em déficit excessivo e limitar o crescimento dos gastos públicos. O pacto para o euro visa aumentar a flexibilidade do trabalho para evitar aumentos de salários e reduzir os gastos com a proteção social. A Grécia está no seu terceiro plano no espaço de um ano e viu a sua dívida e o seu déficit crescerem ao ritmo do empobrecimento da população. O mesmo destino aguarda a Irlanda, Portugal e Espanha. O artigo é de Thomas Coutrot, Pierre Khalfa, Verveine Angeli e Daniel Rallet. ……LEIA MAIS 

19-J: indignação massiva

Por Josep Maria Antentas, professor de sociologia na Universitat Autònoma de Barcelona. Por Esther Vivas, membro do Centro de Estudios sobre Movimientos Sociales da Universitat Pompeu Fabra. 
Os indignados apontaram, sem ambigüidades, que os mesmos que exigem as  políticas de cortes não as aplicam a si mesmo. A indignação superou a todos os cálculos, tomando massivamente as ruas, e mostrando a brecha aberta entre o mal estar social e as políticas nas instituições. Do 15M ao 19J, se acumulou forças e  teceu cumplicidades, e não só no local (acampamentos e bairros) senão com amplos setores sociais que se sentem identificados com esta critica tácita contra classe política e contra um sistema bancário e financeiro que é responsabilizado pela atual crise. O lema “não somos mercadoria nas mãos de políticos e banqueiros” sintetiza ambas demandas…….LEIA MAIS

15M: redes e assembléias

Por Antonio Negri 
Na última semana, estive na Espanha a trabalho. Estive naturalmente envolvido com os “indignados”: atravessei algumas praças e acampamentos, questionei e discuti com muitos companheiros. Quem são os “indignados”? Não pretendo responder — há dezenas de narrativas facilmente encontráveis sobre isso. Relato aqui somente alguns apontamentos. Democracia Real Ya nasceu dois meses antes do 15 de maio. ……LEIA MAIS

Entrevista: Com mercado financeiro não há democracia real

Juan Redondo e Macarena Burgos, da equipe de comunicação da Assembléia Popular Permanente da Praça do Sol e do Movimento Democracia Real Já, responderam seis questões sobre o movimento 15-M. O entrevistador é Israel Dutra, sociólogo e militante do PSOL/RJ.
1. Como surgiu a idéia do Movimento Democracia Real Ya?
 A Plataforma Democracia Real Ya (DRY) deve ser compreendida no contexto de crise econômica existente em alguns países da Europa, e na Espanha em particular. Aqui concorrem diversos fatores específicos que agravam os efeitos dessa crise européia: forte desemprego, estouro súbito da enorme bolha imobiliária, além de muitos casos de corrupção política. ……LEIA MAIS

 

Crise grega pode ser pior que quebra do Lehman Brothers

Por ROBERT PESTON, da BBC Brasil
A decisão dos ministros das Finanças europeus, de condicionar o empréstimo emergencial de 12 bilhões de euros à aprovação de medidas de austeridade e privatizações pelo Parlamento da Grécia, seria racional e crível sob o argumento de que a Grécia teria mais a perder com uma moratória do que a zona do euro em si. Ou, para dizê-lo de outra forma, ameaças só valem a pena se os que as fazem podem de fato levá-las a cabo. ……LEIA MAIS

Ventos da revolução na Islândia.

Por Atilo Boron
Aproximadamente no ano 2000, o governo conservador da Islândia impulsionou um radical programa de reestruturação econômica neoliberal, dando inicio à abertura comercial indiscriminada e ao amplo e acelerado processo de privatizações e desregulamentações. Todo este disparate se levou a cabo sem provocar a menor inquietação das autoridades reguladoras islandesas. Não só isso: uma das três maiores empresas de auditoria contábil do mundo, a estadunidense KPMG (que emprega a 138.000 profissionais para atender seus negócios em mais de 150 países) auditou aos bancos islandeses e seus investimentos, sem que seus sagazes e experts detectassem a menor irregularidade em suas operações, em que pese o exorbitante endividamento, que não só superava os ativos dos bancos senão várias vezes o produto interno bruto da ilha. ……LEIA MAIS

Os novos passos da primavera egípcia

Por Frederico Henriques, sociólogo e militante do PSOL/SP
 Apesar da insistência da mídia em tirar de foco os avanços das revoluções democráticas no Oriente Médio e os seus reflexos na Europa, levantes e contradições se acentuam no último período. Estes fatos podem ser vistos no aprofundamento da revolução democrática tunisiana, com a assembléia  constituinte, na juventude e nos trabalhadores da Síria, que continuam a onda de protestos por todo o país, e mesmo no Egito, que começa a dar uma nova dinâmica para a geopolítica regional. Embora no Egito o referendo constitucional de março tenha consolidado uma grande vitória de setores reformistas sobre os setores radicalizados no processo, fazendo com que a revolução caminhe de forma mais lenta que o caso tunisiano, a Primavera Egípcia começa a dar seus primeiros grandes passos após a queda de Mubarak. ……LEIA MAIS

A luta das mulheres muda o mundo!

Por Giulia Tadini, estudante de Ciências Sociais da USP e diretora do DCE-Livre da USP. Militante da juventude do PSOL/SP.
 Antes das Revoluções Árabes qual era a nossa visão sobre as mulheres mulçumanas? Lembramos-nos da  Jade em “O Clone” fugindo de um casamento arranjado e da burca ou então pensamos nas odaliscas em algum harém imaginário. Para além disso, costumamos explicitar as opressões que sofrem as mulheres mulçumanas, muitas vezes fazendo extensos debates sobre seus costumes, enquanto escondemos o quanto nós, “as ocidentais”, também somos oprimidas diariamente. ……LEIA MAIS

Revolta complexa deixa a Síria numa encruzilhada

Por Roula Khalaf | Financial Times
 Oriente Médio: Governo tem cada vez mais dificuldade de conter manifestantes, mas até onde eles podem ir? Quanto tempo mais o regime sírio poderá se manter? E por quanto tempo mais os manifestantes sírios terão força para continuar pressionando? De Washington a Riad, autoridades de governo e analistas estão se fazendo essas perguntas e projetando vários cenários sobre aquela que todos consideram ser a mais complexa revolta nesses seis meses de levantes da primavera árabe. Poucas semanas atrás, muitos especialistas ainda apostavam que Bashar al-Assad, que ocupa a Presidência há 11 anos, iria esmagar os protestos pela força.  …..LEIA MAIS

As diversas facetas da revolução no Iêmen

Por Marwan Bishara, jornalista, autor de Palestine/Israel: la paix ou l’apartheid (Paris, La Découverte, 2002).
 O “despertar árabe” inflamou os movimentos de protesto no Iêmen e precipitou a divisão das estruturas de controle do Estado. A juventude atiçou o fogo da revolta nas cidades. Nesse momento, nada pode dissimular a força das aspirações e a extensão das transformações provocadas pelo levante. Desde o final de janeiro de 2011, o Iêmen vive uma revolta popular inédita. A diversidade sociológica dos manifestantes e o caráter pacífico da mobilização, apesar da repressão, evocam os eventos da Tunísia e do Egito. ……LEIA MAIS

Novo fôlego dos pingüins

Por Joana Salém Vasconcelos, Historiadora e colaboradora da Secretaria de Relações Internacionais do PSOL
 Não é a primeira vez que os estudantes chilenos de Escola Secundária demonstram sua capacidade extraordinária de organização política. Em 2006, as mobilizações estudantis que ficaram conhecidas como Revolução dos Pingüins (devido às cores do uniforme escolar), exigiam uma reforma profunda no sistema educacional chileno. Neste 13 de junho de 2011, um novo fôlego de uma nova geração de pingüins iniciou uma greve geral. Mais de 150 liceus estão parados, de acordo com a Federação Metropolitana de Estudantes Secundários (FEMES). As principais reivindicações são explicadas a seguir. ……LEIA MAIS
---

ATIVIDADE

Palestra com Laura Restrepo sobre seu Romance “Heróis Demais”

 Segunda feira – 11 de Julho - 19h00 - Auditório da Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731

Convidada pela Secretaria de Relações Internacionais do PSOL e pela Fundação Lauro Campos, a escritora Laura Restrepo estará em São Paulo no dia 11 de julho. Nesse dia, na Livraria da Vila da Al. Lorena 1731, às 19h30, fará uma conferência sobre sua obra literária e sua história. Mais especificamente,sobre seu romance “Heróis Demais”, recém lançado pela Cia das Letras, e seus anos de vida sob a ditadura Argentina. Laura Restrepo irá também participar da FLIP. Ela é uma das escritoras mais reconhecidas da América Latina.

Copa Flexível e Olimpíada Heterodoxa - 
Do Mandato de Chico Alencar

"Surgiu aqui uma poderosa líder de bancada multipartidária, a 'deputada FIFA'. Sua força é tanta que, junto com o 'deputado COI', conseguiu aprovar uma Copa flexível e uma Olimpíada heterodoxa. Para esses megaeventos haverá o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), facilitador das licitações. A FIFA impõe uma duplicidade emergencial de legislação, apesar de sabermos há três anos e meio que sediaremos a Copa, e há um ano e meio as Olimpíadas." Leia pronunciamento de Chico Alencar, em que ele faz um quadro comparativo entre a Lei de Licitações, em vigor, e o RDC. O jornalista Juca Kfouri, em seu blog (1 e 2), classificou o pronunciamento de "irretocável".
Parlamentares portugueses propõem Auditoria da Dívida
Por Auditoria cidadã da dívida
http://www.divida-auditoriacidada.org.br/config/22-6-2011.jpgO Portal Esquerda.net mostra que o Bloco de Esquerda no Parlamento de Portugal apresentou Projeto de Resolução com o objetivo de criar Comissão de Auditoria da Dívida Externa. Diz o Projeto:
A crise da dívida soberana é a expressão mais grave de uma profunda reconfiguração das relações internacionais, da pressão dos mercados financeiros, da vulnerabilidade dos Estados-Nação e das regiões monetárias, como a zona euro, e da evolução das economias reais. No contexto europeu, essa crise arrastou a Grécia, depois a Irlanda e finalmente Portugal para um resgate financeiro definido por um programa de empréstimo e de intervenção económica negociado com o FMI, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Cespe e o PT
Por Diogo Ramalho - De O miraculoso


O Centro de Seleção e Promoção de Eventos – CESPE da Universidade de Brasília – UnB, que primeiramente se chamou Comissão Permanente de Concurso Vestibular – COPEVE/UnB em 1971 para tornar-se CESPE em dezembro de 1993, hoje é o maior realizador de Concursos e Avaliações do País, e muito mais que uma fábrica de dinheiro é também um potente difusor ideológico.
Atuando a anos como uma empresa pública na teoria, funcionando semelhante a uma fundação de apoio e na prática tendo em seus quadros majoritáriamente empregados terceirizados que não gozam dos direitos trabalhistas de um empregado público, e que lidam com responsabilidades milionárias, realmente esta anomalia precisava ser resolvida, mas não da forma como está sendo realizado, retirando das mãos da Acadêmia e entregando de bandeja à burocracia estatal, ao mesmo tempo em que ocultam-se outros interesses que estão em jogo.
“Governador Agnelo Queiroz e senador Gim Argello com as mãos no cofre da ANVISA”, denuncia reportagem de Mino Pedrosa
Alvo de processo do Ministério Público Federal, sob a acusação de ser responsável por superfaturamento no aluguel antecipado da Vila do Pan (Rio de Janeiro, 2007), fato constatado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, parece que não consegue sair do seu inferno astral.
Além de ainda não ter mostrado a que veio, com um governo que continua sem conseguir um mínimo de arrumação da “casa” (muitos dos arrumadores vieram dos governos que sujaram a casa) e nem pegar um novo caminho, Agnelo tem sofrido acusações sérias.
Portugal: Bloco propõe auditoria da dívida pública e renegociação do pagamento da ajuda externa
O Bloco de Esquerda apresentou esta quarta-feira dois projectos de resolução que visam a renegociação urgente da dívida pública e a criação de uma comissão eventual para a auditoria à dívida externa portuguesa.
Num dos projectos de resolução, o Bloco propõe a “constituição de uma Comissão Eventual para a Auditoria à Dívida Externa Portuguesa que terá como objectivo apresentar, no prazo de noventa dias, um relatório que identifique as condições, tipo de instituições, prazos e natureza dos contratos e responsabilidades que constituem essa dívida total”.
No outro projecto o Bloco propõe, por sua vez, que se “proceda a uma renegociação da taxa de juro e dos prazos do empréstimo contraído, de modo a que essas condições sejam, pelo menos, equiparáveis à de outros contratos estabelecidos em condições semelhantes e nunca mais prejudiciais”.
Marcelo Freixo Prefeito do Rio de Janeiro
Quando: domingo, 7 de outubro de 2012 às 09:00
Local: Rio de Janeiro
No Facebook: http://www.facebook.com/event.php?eid=102345216500046
ATO REGIONAL DO PSOL EM TAUBATÉ
Quando: sábado, 25 de junho às 10:00
Local: Taubaté - SP
15-M, Espírito Santo e a omissão da mídia burguesa
Adaptado de Nelson de Sá, em Toda Mídia:
#protestoemvitoria
Passou quase despercebido, local e nacionalmente, mas os estudantes do Espírito Santo viveram seu momento de Espanha, em protestos de rua contra o aumento na passagem de ônibus, noticiado via blogs, redes sociais, fotos e inúmeros vídeos..
O pouco que houve de registro noticioso formal foi para o trânsito.
Resolução da Executiva Estadual do PSOL do Rio de Janeiro - 21/06/2011
 
A Executiva do PSOL/RJ, dando sequência aos debates iniciados no último Diretório Regional, indica para discussão ao conjunto do Partido e sua militância, o nome do companheiro Marcelo Freixo, como pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esta sugestão decorre da avaliação da importância da disputa municipal da capital de nosso Estado no processo político nacional. E, neste contexto, tendo em vista a crescente importância do nome do companheiro na atual conjuntura, para além de seu efetivo protagonismo nos principais eventos e processos gerados pelas sucessivas crises sociais e econômicas em nossa cidade, acreditamos ser seu nome o que reúne as melhores condições para nos projetar, como Partido, numa real disputa de hegemonia.
Evidentemente, o Partido, mesmo considerando essa prioridade política, não pode se desmobilizar das demais disputas, como em Niterói e outros pólos prioritários. O processo eleitoral não só é capítulo de disputa de hegemonia, mas também, de construção partidária. Temos convicção que a direção e a militância saberão compatibilizar a disputa da capital com as demais de que participaremos no Estado.
Jefferson Moura
Presidente PSOL/RJ
Carta aos companheiros/as
Estou socializando a entrevista que o Pimenta (Presidente da Ex. Municipal do PSOL-PVH) e eu concedemos ao programa a VOZ DO POVO nesta terça-feira (21.6.11) na rádio Cultura FM (107,9 Mhz) e publicado no site www.rondonoticias.com.br.
Estamos reforçando o convite para a reunião a fim de discutirmos e procedermos os encaminhamentos contra a corrupção em Porto Velho. Agora, precisamos nos posicionar sobre o parecer do Tribunal de Tribunal de Contas de Rondônia e o Ministério Público também de Rondônia, que com base nos preceres que a nosso ver totalmente comprometedor, possibilitou que a Prefeitura de Porto Velho continuasse pagando o superfaturamento das hora/maquinas para o atendimento tanto urbano, quanto rural.
Adilson Siqueira - 9987.3551
Adesão à financeirização esvazia profissão de economista
Por
Rogério Lessa, Monitor Mercantil
Para comemorar os 60 anos da regularização da profissão de economista, o Conselho Regional de Economia (Corecon-RJ) promoveu o Encontro dos Economistas do Sudeste. O encontro, no entanto, ficou marcado pelas críticas ao esvaziamento da profissão, já que a crença no mercado como organizador natural da economia tem prevalecido, em detrimento do planejamento. Outro fato marcante no evento foi a preocupação com a desindustrialização acelerada que o país vive e o agravamento de sua vulnerabilidade estrutural.
"Se a economia do país vai bem, porque pagamos, para os títulos com vencimento em dez anos, 12% de taxa de juros, enquanto países em notória crise, como Irlanda, Portugal e Espanha, pagam, respectivamente, 10,8%, 9,8% e 5,2%?", indagou, Antonio Corrêa de Lacerda, professor da PUC-SP e doutor pelo IE/Unicamp, que já presidiu o Conselho Federal de Economia (Cofecon).
CONVITE
Considerando as denúncias de desvios de dinheiro público, superfaturamento de obras, obras inacabadas que envolvem a administração da Prefeitura de Porto Velho, bem como os pareceres tanto do Ministério Público e do Tribunal de Contas de Rondônia que possibilitara a Prefeitura continuar pagando as horas/máquinas por preços majorados, estamos convidando toda a população de Porto Velho e diretamente as lideranças de partidos, de bairros, de associações, de sindicatos, de igrejas, pessoas indignadas etc para uma reunião para discutir a seguinte pauta:
a) denúncias de corrupção na administração da Prefeitura de Porto Velho feitas, em sessão ordinária da Assembléia Legislativa de Rondônia, no último dia 16/06 pelos deputados Hermínio Coelho e Ribamar Araújo - ambos do Partido dos Trabalhadores – que afirmam existir uma quadrilha na Prefeitura de Porto Velho e que o Prefeito é o chefe;
b) pareceres do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCER);
c) nota de esclarecimento da Prefeitura de Porto Velho;
e) outros assuntos.
Dia: 22/6/11 - quarta-feira
Hora: 18h
Local: UNIR-Centro
Porto Velho, 21 de junho de 2011
Adilson Siqueira de Andrade
Pela Coordenação do Movimento
Governo omite grande parte da dívida
Por Auditoria cidadã da dívida
O jornal Estado de São Paulo reproduz o dado divulgado pelo governo, de que a dívida pública (interna e externa) teria chegado a R$ 1,746 trilhão em maio. Porém, conforme Tabela do Banco Central (Quadro 35), apenas a dívida interna já alcançou R$ 2,371 trilhões em abril. Isto porque o dado divulgado pelo governo à imprensa não inclui os títulos do Tesouro em poder do Banco Central, dos quais grande parte é entregue ao setor financeiro privado por meio das chamadas “Operações de Mercado Aberto”, que também pagam os juros mais altos do mundo às custas do povo.
O dado comumente divulgado pelo governo à imprensa vem de tabela do Tesouro Nacional (Anexo 2.1) que, curiosamente em seu anexo 1.7 (2011), mostra que neste ano o governo já pagou antecipadamente US$ 1,202 bilhão em títulos da dívida externa, porém, ao preço de US$ 1,514 bilhão. Em bom português: o governo pagou um ágio de 26% para pagar antecipadamente uma questionável dívida, o que representa mais uma ilegitimidade. Além do mais, os dólares utilizados pelo governo neste pagamento antecipado são obtidos às custas de mais dívida interna, que paga os maiores juros do mundo.
PSOL anuncia mobilização e exige posicionamento da Câmara
O PSOL manifestou-se nesta sexta-feira sobre os ataques de deputados estaduais do PT ao prefeito Roberto Sobrinho:
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL/Porto Velho-RO) diante das inúmeras denúncias veiculadas nos Meios de Comunicação em que envolve a prática de corrupção da administração do Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), e ainda conforme denúncias (16.6.11) gravíssimas formuladas pelos deputados estaduais Hermino Coelho e Ribamar Araújo, ambos do PT de que, na administração municipal de Porto Velho existe a prática de corrupção e que o prefeito Roberto Sobrinho é “chefe de quadrilha”.
O PSOL vem a público exigir que os órgãos responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da coisa pública, haja com rapidez e rigor na apuração das denúncias formuladas e que a Câmara Municipal de Porto Velho, convoque em caráter de urgência, uma seção extraordinária para deliberar, face esses gravíssimos fatos, o afastamento imediato do Prefeito Roberto Sobrinho.
Jean na Carta Capital
O Jean começou ontem como novo colunista da Carta Capital. As colunas serão publicadas quinzenalmente nas terças.aqui a entrevista de apresentação:
Grupo Brasil-Venezuela é fundamental para a soberania latino-americana
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) participou nesta quarta-feira (15) do Relançamento do Grupo Parlamentar Brasil – Venezuela, na Câmara dos Deputados. O Grupo conta com a adesão de senadores e deputados e o senador Randolfe Rodrigues é membro do conselho fiscal.
O principal objetivo desse Grupo é fortalecer a relação entre os dois países em várias áreas como econômica, política, social e cultural.
Para Randolfe, os estados da Amazônia possuem um conjunto de agendas em comum com a Venezuela, sendo esse Grupo fundamental para o fortalecimento da soberania latino-americana.

terça-feira, 21 de junho de 2011

8º Edição do Jornal O MIRACULOSO
Junho de 2011 – TEMA: EDUCAÇÃO
Índice:
* Pág 1 – Capa
* Pág 2 – Editorial e Artigo: Reitor da UnB – Responsável pela prisão dos estudantes
* Pág 3 – Adolescentes Empoderados: um novo modelo de resgate da cidadania
* Pág 4 – Direito Perdido na CEU – UnB
* Pág 5 e 6 – Entrevista com a Professora Nádia Rodrigues, da Rede Pública do GDF sobre a Lei 10.639/2003
* Pág 7, 8 e 9 - Literatura, Poemas, Contos e MANUEL de BARROS
* Pág 10 – Adolescente de 15 anos passa 87 dias em presídio do Distrito Federal
* Pág 11 – Arte, Erotismo e Vandalismo no DARCY
* Pág 12 e 13 – Entrevista Especial – Professor Aposentado da UnB e Maestro – Jorge Antunes
* Pág 14 – O conto da periquita borralheira que foi para a escola
* Pág 15, 16 e 17 – Quando a língua se transforma em objeto de manipulação ideológica e controle social
* Pág 18 – Implementação da lei 10.639/2003 (História e Cultura Africana e Afro brasileira nas escolas)
* Pág 19 – Expediente e humor
* Pág 20 – Contra Capa em homenagem a Maria