quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lixão poderá afetar áreas de proteção ambiental de Samambaia
Sem pensar no futuro. O Governo do Distrito Federal – GDF, lançará edital para implantação de aterro sanitário em Samambaia, cidade que é cercada por nascentes com várias áreas de proteção ambiental
Localizada há mais de 25 km de Brasília, Samambaia, cidade que o nome se deu origem por causa da vegetação nativa nos córregos que banham a cidade, conta hoje com três parques ecológicos, localizado em áreas de proteção ambiental e poderá receber um aterro sanitário, em outras palavras “Lixão”.
“Um aterro sanitário que vai receber lixo de 30 cidades, nossa é muito peso e impacto só pra Samambaia, nós não merecemos isso, acredito que cada cidade deveria ter o seu e a população precisa ser ouvida”, comenta Maria Coelho, líder comunitária e coordenadora de projetos em prol de melhorias para expansão de Samambaia.
O Governo do Distrito Federal não fez nenhum estudo sobre o impacto ambiental desta obra em Samambaia, porém, seria necessário um estudo para avaliar os danos que este aterro poderia gerar na cidade. O Distrito Federal possui várias áreas desocupadas, que poderiam abrigar este projeto, porém, a briga do Governador Agnelo Queiroz parece ser particular com a cidade de Samambaia.
Atualmente o Parque Ecológico Gatumé, que tem recursos aprovados na Câmara Legislativa do Distrito Federal de mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para implementação de obras na região, porém, está abandonado e não tem recebido nenhuma assistência no governo.
Falta democracia de quem está com o poder
A discussão saiu da esfera exclusiva da Secretaria do Meio Ambiente e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e passou a ser tratado como interesse de Estado, sob a coordenação do secretário de Governo, Paulo Tadeu, que não chegou a fazer nenhum encontro com a população para que a mesma possa ser ouvida.
Indecisão sobre qual empresa destruirá o futuro das águas em Samambaia
As regras estão previstas no “Programa Brasília Sustentável”, financiado com recursos do Banco Mundial (Bird). A tendência é que a administração de Agnelo mantenha as regras do governo anterior, mas o governador ainda não anunciou uma decisão oficial. Empresários influentes têm procurado integrantes do governo para apresentar os prós e os contras. É provável que as empresas que hoje atendem o GDF — a Delta Construções e a Valor Ambiental — disputem o negócio.
Caso a opção seja por concessão, uma concorrência definirá a empresa que vai arcar com o custo da obra, tendo o direito de explorar o aterro, a ser implantado em Samambaia. O governo pagará uma tarifa pela prestação do serviço por tonelada de lixo. Vence a licitação quem apresentar o menor preço.
“Aqui ele foi o menos votado, por isso, quer castigar a população”, comentou a moradora Maria do Socorro, que está preocupada com o mal cheiro, os vários insetos e a desvalorização do meio ambiente em sua cidade.
Impacto ambiental
Samambaia hoje tem várias nascentes que colaboram com o abastecimento da própria cidade. Além disso, existem áreas agrícolas que também fornecem alimentos e hortaliças para população, com a chegada o lixão, tudo estará em risco.
Saiba mais sobre a vegetação nativa do Parque Gatume – de Samambaia
A Mata de Galeria do córrego Gatumé é do tipo não-Inundável, ocorrendo sobre terreno acidentado. Estreita e encaixada, apresenta alguns trechos fortemente inclinados, formando barrancos altos. Por esta característica de relevo, a transição para o cerrado é direta, com espécies do cerrado penetrando e se estabelecendo na borda da Mata.
A flora da Mata do Gatumé é composta por Cheiloclinium cognatum (bacupari-da-mata), gonçaloalves (Astroniumfraxinifolium), Zanthoxylum rhoifolium (mamica-de-porca), Myrcia tomentosa  goiabeira-do-campo), Byrsonima laxiflora (murici), Platybodium elegans (jacarandá), Alibertia sessilis (marmelada-de-cachorro), Emmotum nitens (sobre), Hirtella gracilipes (quebra-culhão), Crhysophyllum marginatum, olho-de-boi (Diospyros hispida) e outras.
Sugestão de fontes:
Edvaldo Ferreira, diretor da ONG – Sociedade dos Moradores de Samambaia (61)9281-0395
Amarildo de Lima diretor Centro de Ensino Fundamental 427 (61) 3901-7930
Maria Coelho, líder comunitária da QR 427

Maria Lucia, líder comunitária da expansão de Samambaia

2 comentários:

  1. Agradeço imensamente a divulgação. Porém, os telefones são apenas para imprensa. Favor retirar da nota.

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza, remover meus telefones da reportagem.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.