quarta-feira, 30 de março de 2011

Inércia do Governo Agnelo
Por Tatyana Luz
Estamos completando 18 dias de greve da Coopatram em Planaltina. Após manifestações e muitas reclamações na semana em que se passou pouca coisa mudou em relação ao serviço de transporte público na cidade. Continuam os ônibus superlotados, ônibus sucateados retirados da garagem para tentar nos ajudar, nem todas as linhas e horarios estão sendo cumpridos, e nada de concreto. Além disso, nenhuma resposta favorável à população em relação como nossa vida futura foi nos fornecida. Será que teríamos que fazer uma manifestação na mesma intensidade que a população do Novo Gama na GO-520, conforme reportagem que segue? Até quando ouviremos promessas e mais promessas e nada de ação? A inércia do Governo e a falta de retorno às nossas reclamações é um descaso absurdo para com os cidadãos brasilienses. Sem contar com o efeito dominó, pois estão sendo retirados veículos de outras localidades, ou seja, a situação está se alastrando de forma gigantesca. Nas outras cidades satélites e inclusive no Plano Piloto a qualidade do cumprimento dos horários caiu consideravelmente com a realocação. O Grupo Amaral está realocando ônibus de onde detém linhas. Até quando esta situação perdurará? Será que teremos que continuar aturando a irresponsabilidade da Coopatram? Porque se ela voltar, a tendência é piorar, porque pra falar a verdade vivemos um caos instaurado sem a empresa mas acabamos por possuir mais ônibus do que quando ela opera normalmente...
Governador queremos resposta!



DFTrans deve assumir linhas do Entorno nos próximos meses
De DFTV:
16 ônibus foram danificados em protesto ontem na GO-520 e passageiros tiveram dificuldade para usar transporte público hoje. Moradores querem duplicação da via e melhorias na qualidade do transporte.

Após as manifestações que fecharam a GO-520 ontem, os moradores do Novo Gama tiveram dificuldades para pegar ônibus hoje. 14 veículos foram quebrados e dois queimados durante o protesto. A pista, que sempre foi muito esburacada, amanheceu com restos das barricadas montadas pelos moradores de sete bairros da cidade.

A Viação Anapolina informou que frota vai ficar reduzida por pelo menos três dias, ate que os ônibus sejam consertados – e pediu sete carros emprestados para outras empresas. Para tentar resolver os problemas do transporte interestadual, a Secretaria do Entorno do GDF espera que, daqui a três meses, o DFTrans assuma a responsabilidade dos ônibus das cidades vizinhas. Além disso, o governo cogita outras alternativas de transporte, como utilização da linha férrea Brasília-Luziânia.

Quatro homens chegaram a ser presos por vandalismo, mas eles já foram liberados. “Foram crimes de pequeno potencial ofensivo, com penas menores de dois anos e a lei prevê que eles podem ser liberados com a assinatura de um termo de compromisso”, explica o delegado André Veloso. Elas serão intimadas novamente pela Polícia Civil e devem responder por dano ao patrimônio público e desacato. A Polícia Militar reforçou o policiamento hoje.

A manifestação de ontem durou mais de seis horas. Os moradores querem a duplicação, asfaltamento e iluminação da GO-520 e reclamam da qualidade dos ônibus que vão para o DF, com a passagem de R$4.

A Viação Anapolina calcula um prejuízo de mais de R$ 350 mil. “Foram 14 totalmente depredados e dois queimados, com perda total, mais uma caminhonete, também com perda total”, conta o gerente da empresa, Gilberto Carlos Faustino.

O secretário de Entorno, Gastão Leite, reconhece que faltam agentes na região. “Vamos fazer concursos e estão vindo policiais para a nossa região. Recentemente, veio um número muito grande de viaturas. O governo do estado está atento para a questão de segurança e eu acredito que, em pouco tempo, nós vamos fazer concursos para que possa suprimir essas necessidades de segurança em todo o Entorno de Brasília”, afirma.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelas linhas na região, informou que ainda não há licitação para contratar novas empresas para fazer o transporte entre o Novo Gama e o Plano Piloto. A concessão da Viação Anapolina está vencida desde outubro do ano passado.

Kenzô Machida / Juarez Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.