quarta-feira, 30 de março de 2011

Moradores enfrentam fiscais da Agefis em operação de derrubada
De DFTV:

Pneus, madeira e um carro foram queimados para tentar impedir a passagem dos fiscais. 30 PMs participaram da ação. As construções, na região do Engenho das Lajes, estão em área pública.
Durante toda a manhã desta terça-feira (29), fiscais da Agencia de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) tentaram negociar a saída dos moradores, mas enfrentaram resistência. As famílias correram para dentro das casas para impedir a derrubada. “Nós não vamos deixar derrubar, só se passar por cima da comunidade”, disse um dos moradores.Como não havia policiamento suficiente, os fiscais foram embora. À tarde, os moradores se prepararam para receber a Agefis. Jogaram querosene em pneus, madeira, caixas e até em um carro, e atearam fogo em tudo. Quando preparavam a segunda barreira, os policiais chegaram.
Desta vez, 30 homens da PM deram apoio à Agefis. Com o trator, os fiscais passaram por cima das barricadas. Um homem foi detido por desobediência e solto em seguida.
Mesmo com a resistência dos moradores, o trator conseguiu chegar até as casas. Cada uma delas levou poucos minutos para ser completamente derrubada. “A promessa era de regularizar, de poder construir. E então acontece uma tragédia dessas”, queixa-se o dono de uma das casas derrubadas.
A área onde estão as construções é pública. Segundo os fiscais, sete casas surgiram nos últimos meses e não estavam habitadas, por isso poderiam ser destruídas sem a necessidade de notificar os donos.
“As casas habitadas vão ser notificadas e os donos intimados a demolir. Caso eles não façam isso, o estado vai ao local e faz”, declara a gerente de fiscalização da Agefis Lídia Rangel.
Os fiscais da Agefis foram embora do local no início da noite, após derrubar quatro casas. Nas outras três, o trabalho não foi concluído porque moradores entraram nas construções com crianças. Os funcionários da Agência de Fiscalização disseram que o trabalho de derrubada de construções ilegais vai continuar em todo o DF.
Luísa Doyle / Malcom Oliveira / Marcos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.