sexta-feira, 11 de março de 2011

 VERGONHA NO TRANSPORTE PÚBLICO DO ARAPOANGA EM PLANALTINA/DF


Tatyana Luz, Planaltina
  


O Condomínio Arapoangas, bairro localizado em Planaltina/DF, conta hoje com uma população de mais de 60.000 habitantes, números os quais crescem a cada dia devido aos inúmeros imóveis construídos com o intuito de oferecer residências para aluguel. O valor da locação destes imóveis ainda está abaixo do valor de outros bairros, devido aos inúmeros problemas existentes no local. Em virtude de seu valor menor a procura é muito grande, então o inchaço populacional só cresce e com eles os problemas.


Vergonha do Transporte Público
VERGONHA HOJE 11/03/2011: Hoje mais uma vez amanhecemos sem transporte, chegamos às paradas e nada de transporte. Nenhum veículo de informação esta manhã noticiou nosso sofrimento, no último dia 22 de fevereiro, ocorreu o mesmo, ficamos sem transporte e foi feita uma manifestação dos moradores do Vale do Amanhecer, onde foi prometida a regularização das obrigações com os funcionários da cooperativa e dos serviços prestados à comunidade. Pelo visto não cumpriram e nem cumprirão tais promessas. E COMO FICA A POPULAÇÃO?
Precisamos da colocação de no mínimo mais uma empresa, para operar nas mesmas linhas, concorrência seria a melhor solução. Uma empresa apenas faz o que quer da população. Intensificação do trabalho do DFTRANS, órgão que até hoje não se manifestou de forma alguma em relação a este assunto. O ideal seria três a quatro empresas no local. A demanda de passageiros é muito grande, assim como o descaso das autoridades. Cadê nosso Governo? Cansamos de promessas, e estudos queremos medidas, ou seja, ATITUDE!
CONTEXTUALIZAÇÃO
Para a retirada da frota sucateada da VIPLAN, foi colocada a COOPATRAM, cooperativa que entrou no lugar de 80 ônibus velhos. Ônibus novos e empresa nova eram fonte de esperança de dias melhores. Pelo contrário desde o início de suas operações:
- Inconstância de permanência da operação dos serviços: falta de pagamento aos funcionários provoca a falta ao serviço pelos mesmos ou até mesmo greves. Liminares proibindo a continuidade dos trabalhos, por falta de pagamentos dos ônibus. Ou seja, a população sai de casa, mas não sabe se terá transporte para voltar para casa ou acorda de manhã e não as se terá transporte para o trabalho.
- Descumprimento de horários: Linhas com percurso até a rodoviária do plano piloto apenas, onde não atende quem vai para a Asa Sul. Diminuição das linhas eixo-norte sul e linhas com horários cruciais (ida e volta do trabalho)  como SIA, L2, Sudoeste e Ponte JK têm dias e horários que sai o ônibus e outros que não sai. Horários das tabelas dos DFTRANS não são cumpridos de forma nenhuma. Extinção ou quase inoperância de linhas 643.2 e 616.4. Mudanças de itinerários 643.1 antes era W3 Norte/Rodoviária, agora é Eixo Norte/Rodoviária.
- Retiram carros que deveriam operar nos horários normais (fora do horário de pico), para operarem nos circulares do Plano Piloto, onde já há outras empresas.
- ônibus superlotados mais de 120 passageiros dentro de um veículo. Quem quer voltar para casa e sai da Asa Norte, não tem como entrar devido à superlotação, sendo que o limite máximo são 44 sentados e 38 em pé.
Atualmente, cerca de 85% da população total deste bairro (mais de 60.000 pessoas) se utilizam do transporte público, diariamente, até o Plano Piloto e adjacências para trabalhar. Ou seja, o quantitativo de ônibus operando é insuficiente para proporcionar o mínimo de conforto necessário para o deslocamento deste quantitativo de pessoas. A COOPATRAM não tem o mínimo de  estrutura gerencial, moral e muito menos operacional para isto.
- Pagamos a passagem mais cara do país para sermos tratados pior do que animais amontoados em um veículo.
Estamos nos sentindo submetidos a um tratamento desumano e degradante, o que fere o inciso III do Art 5º, da Constituição Federal. Nossa demanda é urgente, nossos direitos são violados.

2 comentários:

  1. Marcello! Muito obrigada pelo apoio!
    Precisamos nos mobilizar...
    Somos cidadãos e exigimos nossos direitos!
    Obrigada pela força!
    Hoje por volta de umas 10hs vi um ônibus da coopatram por aqui, com certeza fizeram mais promessas que não serão cumpridas e até quando viveremos nesta inconstância? Ninguem vai fazer nada?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Tatyana demais seguidores! O problema de transporte em Planaltina sempre foi motivo de caos, exceto quando entrou a Viva Brasilia e a São José varrendo a famigerada TCB para longe. Mas isso ficou no passado. Na época o número de habitantes da cidade de Planaltina não era tão grande como agora. Quanto as promessas de governo, do atual? Esqueça. Essas infelizmente não serão cumpridas. Sabe por que? Porque esse governo é um governo elitizado minha querida. Não vé os outros setores do Esstado? Tudo continua um caos. Ou ele esqueceu suas promessas ou seus secretários e assessores...Sei não.

    Priscila Nazário,
    Samambaia

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.