domingo, 27 de março de 2011

A Revolução Árabe prossegue na Síria: veja a cronologia
De Sol:
As revoltas e manifestações da Síria têm aumentado em paralelo à repressão violenta das forças do regime. O diário El País compõe cronologicamente as tensões no país, que tiveram início em Janeiro.26 de Janeiro. Um jovem identificado como Hasan Ali Akleh sacrifica-se na cidade de Al Hasakah, no noroeste da Síria. Várias testemunhas revelam que o acto foi um protesto contra o Governo.
28 de Janeiro. Em Ar Raqqah, uma localidade próxima de Al Hasakah, ocorre uma manifestação contra a morte de dois soldados kurdos. O mal-estar que é visível nas redes sociais ainda não se traduz em grandes mobilizações. A capital síria, Damasco, ainda não foi alcançada pelos protestos.
4 de Fevereiro. Defensores dos direitos humanos acusam as forças de segurança do regime de impedirem a população síria de manifestar-se no 'Dia da Raiva', que tinha reunido 20 mil pessoas no Iémen.
9 de Fevereiro. O New York Times avança que a Síria levanta a proibição sobre o uso de Facebook e You Tube.
20 de Março. Uma multidão lança fogo à sede governamental do partido Baaz, na cidade de Deraa, onde também foram queimados vários edifícios de tribunais e companhias telefónicas.
21 de Março. Forças do Exército Sírio fazem um cerco em Deraa, onde decorriam protestos contra a corrupção e falta de liberdade. Um rapaz de 11 anos morre na sequência de um protesto com gás lacrimogénio.
22 de Março. As autoridades sírias detêm o escritor defensor dos protestos contra o regime, Loay Hussein. Pelo quinto dia consecutivo, centenas de pessoas manifestam-se contra o presidente Bachar el Sad.
23 de Março. A repressão dos protestos causa mais quatro mortes. Mais de mil pessoas manifestam-se em redor de uma mesquita, em Deraa, com slogans contra o regime.
24 de Março. O Executivo sírio promete o aumento do salário aos funcionários públicos e a revisão da lei de emergência, após milhares de pessoas ocuparem a ruas em protesto pela morte de 37 manifestantes abatidos pela polícia.
25 de Março. A população síria convoca pelas redes sociais a evacuação de todas as mesquitas, num protesto em massa denominado 'Sexta-feira da Dignidade'. O regime tenta evitar a manifestação com promessas de abertura política e aumentos dos salários dos funcionários públicos.
Consulte aqui a página que o El País dedica às tensões na Síria.
SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.