quinta-feira, 31 de março de 2011

Proteja o Brasil do Bolsonaro
Da Avaaz:
O Deputado Jair Bolsonaro deu uma entrevista homofóbica e racista chocante em rede nacional -- expondo o preconceito terrível que ainda assombra o Brasil. Enquanto já existem leis que protegem pessoas contra a descriminação, pessoas trans, gays e lésbicas ainda não tem nenhuma proteção legal.
Somente no ano passado 250 pessoas foram assassinadas por serem trans ou homossexuais. A homofobia é real e ela mata. Mesmo assim não há lei que proteja pessoas GLBT da discriminação. Ainda se pode demitir alguém somente pela pessoa ser gay e a violência homofóbica não é punida como crime de preconceito.

Vamos direcionar a nossa indignação contra o Bolsonaro em uma ação concreta, acabando com este ataque à igualdade. Vamos pressionar o Congresso a aprovar a lei anti-homofobia que irá salvar vidas inocentes e ampliar proteções para todos os brasileiros. A petição será entregue em uma marcha massiva em Brasília. Clique abaixo para assinar:
http://www.avaaz.org/po/homofobia_nao/?vl
Manoel Neto é acusado de irregularidades que levaram a TCB à pior crise
Por Renato Alves, do Correio:

Nepotismo, abuso de poder, desvio de dinheiro público. Práticas comandadas por Manoel Neto no gabinete da mulher, a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), eram comuns na gestão dele à frente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), irregularidades que levaram a estatal de ônibus a viver a pior crise financeira dos seus 50 anos.
Quando assumiu a presidência da TCB, em janeiro de 1999, a empresa era a quarta do setor no Distrito Federal, com 210 ônibus. Sua dívida não passava dos R$ 10 milhões. Neto deixou a estatal três anos depois, com apenas 44 veículos em operação, em oitavo lugar no ranking do transporte coletivo e cerca de R$ 60 milhões em débitos.
Derrotado na disputa por uma cadeira na Câmara Legislativa, Manoel Neto assumiu a TCB no primeiro mês da penúltima gestão de Joaquim Roriz (1999-2002). Na campanha eleitoral, Roriz prometeu reerguer a sucateada estatal. Ao tomar posse na presidência da empresa, Neto reuniu os funcionários e disse que compraria até novos ônibus. Não cumpriram a promessa.
Amapá pode ser “locomotiva” do bloco solidário entre Amazônia e sul da Venezuela
Por Márcia Corrêa, Assessora de imprensa, em Correa Neto:

Um bloco solidário de desenvolvimento entre o norte do Brasil e o sul da Venezuela foi a proposta central surgida com a visita do embaixador Maximilien Arvelaiz. A expressão “o Amapá pode ser a locomotiva desse bloco” foi utilizada pelo embaixador, que esteve em Macapá no último final de semana, a convite do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e do vereador Clecio Luís (PSOL-AP). Dos encontros com o governador Camilo Capiberibe (PSB-AP), com lideranças empresariais e a sociedade civil surgiram diversas possibilidades de negócios e prestação de serviços bilaterais.
Heloísa Helena acusa o Governo Federal pelo narcotráfico no país
Por Fran Ribeiro, de Primeira Edição:
 

Na sessão desta quarta-feira, 23, da Câmara Municipal de Maceió, a vereadora do Psol, Heloísa Helena disparou farpas para acusar o Governo Federal por permitir a entrada de drogas no país.
A vereadora usou a tribuna da Casa para acusar o descaso dos agentes públicos no aumento preocupante da violência no país, e, sobretudo, em Alagoas. Segundo declarou Heloísa, a violência que vem assustando a população é culpa da falta de políticas públicas de prevenção e de medidas sociais. “Se os agentes públicos parassem de se omitir com essa situação que é visível, eu duvido que não tenha mudança. É preciso que o Governo Federal promova políticas públicas de prevenção, políticas sociais como escola, esporte, cultura para tirar as famílias das comunidades vulneráveis do foco do tráfico.”
Cresce adesão de trabalhadores à greve em obra de Eike Batista
Mais 300 trabalhadores cruzaram os braços nas obras do Complexo do Porto de Açu, mega empreendimento que está zsendo erguido pelo empresário Eike Batista na cidade de São João da Barra, no norte do Rio de Janeiro.
Com isso, já são 1.500 operários em greve, segundo o sindicato dos trabalhadores da construção civil de Campos. A paralisação foi iniciada ontem, e os trabalhadores recusaram a proposta da LLX, empresa responsável pela construção do complexo.
Fora Coopatram! Será que o GDF esperará acontecer o pior para poder interceder? 
Tatyana Luz – Administradora CRA/DF 020750
Após quase ter sido vítima de pedradas dentro de um ônibus da Coopatram ontem na volta para casa, exijo que retirem de imediato esta empresa ou que pelo menos NÃO RETIREM o Grupo Amaral de lá. É inacreditável as autoridades responsáveis do GDF não tomarem uma providência: a cooperativa está contratando novas pessoas para trabalharem junto aos cooperados para desestabilizarem o movimento. Eu mesma retirei esta conclusão, pois a greve dura já 20 dias, em conversa com a cobradora ela defende a cooperativa, disse que vai fazer um mês de empresa, o motorista não tinha uniforme e eu nunca havia visto a dupla trabalhando na empresa. Isso prova a falta de discernimento, seriedade, moralidade e compromisso com a população. Somos cidadãos e não fantoches nas mãos dos empresários. Estamos correndo riscos!
Gibran, Diretor do Sindicato dos Rodoviários, tem razão quando afirma que, na verdade, é a diretoria da Coopatram que tenta desestabilizar o movimento dos rodoviários, que sofrem pelo não pagamento dos salários e encargos. Chega de Coopatram. O GDF, inerte, deixa o tempo passar e o povo sofrer. Em vez de dar um basta e abrir dar uma posição concreta para resolver o problema, faz de conta que nada está acontecendo. Enquanto não acontecer o pior, ninguém tomará medidas e espero que o pior não ocorra comigo. Ainda falam em reajuste nas linhas...
Pedimos SOCORRO, não podemos continuar a correr riscos, nós apenas queremos trabalhar. Não podemos ficar a mercê de tanta irresponsabilidade, falta de gestão e coerência.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Kit conflito trabalhista: Quem vai querer?

Por Jorge Luis Martins - militante do PSOL e membro da Coordenação da Intersindical - Advogado Trabalhista
 

Ao ler o jornal de hoje, não resisti à tentação e resolvi escrever por conta e risco sobre a palhaçada da reunião promovida entre o Ministro  Gilberto Carvalho e  as Centrais sindicais para discutir a situação dos trabalhadores de Jirau e de Santo Antônio, em Rondônia.
No Script fotos para jornal, imagens para TV, poses de ministros e dirigentes sindicais preocupados com a situação de barbárie que se instalou nos canteiros de obras do PAC.
Depois de certo tempo de reunião, enfim saiu uma grande solução: “Vamos montar uma Comissão tripartite entre Governo, Empresários e representantes das Centrais sindicais” para (pasmem) verificar as condições de trabalho nas obras do PAC. Como se não fosse público e notório a situação de barbárie nas condições de trabalho, em especial e não só da construção civil no país.
A necessidade da jornada de seis horas para bancários
Por Lourenço Prado, presidente da Contec, da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito
 

Trabalhar com dinheiro, valores e responsabilidades financeiras de terceiros gera uma tensão desumana. Várias pesquisas alertam para as conseqüências desse estilo de vida frenético dos profissionais bancários. Segundo levantamentos, a categoria está entre as que mais sofrem com doenças graves como cânceres de pulmão, de próstata e de estômago, além de diabetes e as doenças cerebrovasculares.
Ser bancário é estar estressado permanentemente. Isto porque, este profissional tem de administrar diariamente as cobranças do patrão ao seu dia a dia repleto de situações perigosas como  assaltos, golpes de estelionatários. Sem contar nos riscos permanentes de ser responsabilizado por erros no fechamento do caixa.
Aumento das bolsas JÁ! 
A corrupção de prioridades do governo Dilma Rousseff
Por João Telésforo Medeiros Filho, de Brasil e desenvolvimento:

A querida Presidenta Dilma (querida da grande imprensa, ao menos, neste início de mandato…) está procedendo a corte de 15% no orçamento da CAPES, além de 10% no do Ministério da Educação.
Cortar investimentos em educação, ciência e tecnologia para quê?
A) Gastos crescentes com juros da dívida pública (decorrentes do aumento da taxa SELIC), de modo a aumentar ainda mais a concentração de renda no país
B) Gastos bilionários com a Copa do Mundo, incluindo a construção de estádios que se tornarão “elefantes brancos“
C) Construir o trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro (certamente muito mais estratégico para o país do que escolas e universidades)
D) Aumentar os salários dos parlamentares
E) Todas as respostas anteriores estão corretas…
Só nos restam a indignação e a luta.
PS: Não deixe de subscrever o abaixo-assinado pelo reajuste do valor das bolsas de mestrado e doutorado, parte essencial de uma política de valorização da pesquisa e humanização das bolsas: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=anpg
Cortes orçamentários emperram o desenvolvimento
 

Nota do DCE da UnB
Logo no início do governo Dilma foi anunciado um corte orçamentário de 50 bilhões de reais. Argumentando-se que deveríamos alcançar metas de superávit primário e retirar os incentivos por meio da diminuição da demanda estatal para “manter a inflação sob controle”, foram cortados investimentos necessários para o desenvolvimento do país.
Este corte atinge, dentre outras áreas, as universidades públicas, que sofrerão redução de 10% em seu orçamento. Segundo notícia recente da UnB Agência, o corte na Universidade de Brasília pode chegar a 12 milhões de reais.
Moradores enfrentam fiscais da Agefis em operação de derrubada
De DFTV:

Pneus, madeira e um carro foram queimados para tentar impedir a passagem dos fiscais. 30 PMs participaram da ação. As construções, na região do Engenho das Lajes, estão em área pública.
Durante toda a manhã desta terça-feira (29), fiscais da Agencia de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) tentaram negociar a saída dos moradores, mas enfrentaram resistência. As famílias correram para dentro das casas para impedir a derrubada. “Nós não vamos deixar derrubar, só se passar por cima da comunidade”, disse um dos moradores.
Polícia Civil decide começar greve nesta quinta-feira
De DFTV:
A decisão foi tomada em assembleia na tarde dessa terça-feira (29). Eles pedem, entre outras coisas, a reestruturação do plano de carreira.

Os policiais civis do DF decidiram, em assembleia realizada nessa terça-feira (29), entrar em greve a partir de amanhã. Eles pedem, entre outras coisas, a reestruturação do plano de carreira, o que poderia garantir um aumento de salário de até 28%. Um policial civil em início de carreira no DF ganha pouco mais de R$ 7 mil. 


Mulheres atingidas por barragens participam de encontro nacional em Brasília
Entre os dias 4 e 7 de abril, cerca de 600 mulheres atingidas por barragens de todo o país estarão reunidas, em Brasília, para o Encontro Nacional das Mulheres – em luta por direitos e pela construção de um novo projeto energético popular. O evento, organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), será realizado no Parque da Cidade.
O Encontro terá o objetivo de discutir e analisar a realidade e as conseqüências da construção das barragens na vida das mulheres, traçar um plano de ação para que cada vez mais elas sejam ativas na luta e na organização e denunciar a violação dos direitos humanos das mulheres atingidas no processo de construção de barragens. Além disso, o Encontro culminará numa festa simbólica dos 20 anos de organização nacional do MAB.
Inércia do Governo Agnelo
Por Tatyana Luz
Estamos completando 18 dias de greve da Coopatram em Planaltina. Após manifestações e muitas reclamações na semana em que se passou pouca coisa mudou em relação ao serviço de transporte público na cidade. Continuam os ônibus superlotados, ônibus sucateados retirados da garagem para tentar nos ajudar, nem todas as linhas e horarios estão sendo cumpridos, e nada de concreto. Além disso, nenhuma resposta favorável à população em relação como nossa vida futura foi nos fornecida. Será que teríamos que fazer uma manifestação na mesma intensidade que a população do Novo Gama na GO-520, conforme reportagem que segue? Até quando ouviremos promessas e mais promessas e nada de ação?
GOVERNO AGNELO QUEIROZ  MANDA DESTRUIR CAMPO DE  FUTEBOL DE PROJETO ONDE ATENDIA MAIS 400 CRIANÇAS CARENTES. 

O que antes era um campo de futebol de projeto na cidade satélite Estrutural, agora é uma extensão do lixão de Brasília. Segundo informações do SLU, o espaço será um deposito de lixo a menos de 20 metros de uma entidade que atende 400 crianças que atua há 14 anos na cidade combatendo o trabalho infantil.Sem qualquer tipo de aviso ou comunicação o Serviço de Limpeza Urbana entrou no espaço, quebrou as traves do campo de futebol e começou a depositar entulho na área. A Associação Viver procurou a empresa para conversar, mas obteve a informação de que a área é do SLU e que ele faz o que bem entende (como se fosse um ente privado alheio aos interesses da população) e que agora será um depósito de terra e que a decisão já estava tomada e que não haveria nenhuma possibilidade de conversa ou mudança na proposta.
Votação termina hoje na internet
Já está pronta a nova ária da ópera de rua Auto do Pesadelo de Dom Bosco. Trata-se da parte musical da nova personagem, uma Princesa-Vampira.
Amanhã saberemos o nome dela: hoje, quarta-feira 30 de março, à meia-noite, terminará a votação para escolha do nome da nova ré no tribunal presidido pelo Juiz Voxprópolis e assistido pelo Coro do Povo, acompanhados pela Orquestra Panetônica.

Veja como está a votação:

Jackie Tinha Roubiz - 15 votos (20%)
Iarruline Kouriz - 4 votos (5%)
Herdeira Kouriz - 5 votos (6%)
Jaquestripa Roriz - 7 votos (9%)
Bezerrine Douriz - 4 votos (5%)
Jaqueladra Horroriz - 33 votos (44%)
Jaquedindim Roubiz - 11 votos (11%)

A VOTAÇÃO TERMINARÁ HOJE ÀS 24h00. VOTE JÁ:
http://jorgeantunespsol.blogspot.com/

Mensagem do Jorge Antunes:
http://www.youtube.com/watch?v=Gk9DIEfvcaM

terça-feira, 29 de março de 2011

Ao Exmo. Procurador-Geral da República,
Sr. Roberto Monteiro Gurgel Santos
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C – Brasília/DF
FRANCISCO RODRIGUES DE ALENCAR FILHO, brasileiro, Deputado Federal pelo PSOL/RJ, Líder do Partido na Câmara dos Deputados, domiciliado em Brasília-DF, gabinete 848 do Anexo IV da Câmara dos Deputados; IVAN VALENTE, brasileiro, Deputado Federal pelo PSOL/SP, domiciliado em Brasília, no gabinete 716 do anexo IV da Câmara dos Deputados; JEAN WYLLYS DE MATOS SANTOS, brasileiro, Deputado Federal pelo PSOL/RJ, domiciliado em Brasília, gabinete 646 do Anexo IV da Câmara dos Deputados; MARINOR JORGE BRITO, brasileira, Senadora da República pelo PSOL/PA, Líder do Partido no Senado Federal, domiciliada em Brasília, gabinete 49 da Ala Tancredo Neves do Senado Federal; e RANDOLPH FREDERICH RODRIGUES ALVES, brasileiro, Senador da República pelo PSOL/AP, domiciliado em Brasília, gabinete 17 da Ala Teotônio Vilela do Senado Federal; vêm diante de Vossa Excelência, com fundamento no art. 127, caput e art. 129, II, III e VIII, ambos da Constituição Federal e nos termos da Lei Complementar nº 75, de 1993, destacadamente os dispositivos do art. 6º, VII, alíneas “a” e “b” e incisos XIV, “a” e “f”, XVII, do mesmo diploma, apresentar a sua preocupação com relação aos fatos a seguir delineados.

segunda-feira, 28 de março de 2011

O PAC de Dilma escraviza trabalhadores em construção de hidrelétrica de Rondônia

Depois de cortar mais 50 bilhões do orçamento público da União para continuar encher a pança de rentistas, especuladores, banqueiros e corruptos. O governo Dilma experimenta em Porto Velho, o enfrentamento de trabalhadores com a miséria promovida por Dilma. Em Rondônia - Diferente do que informou a imprensa, a empresa Camargo Corrêa, e outras gatas, como chamam os trabalhadores, empresas que participam do consórcio da construção da hidrelétrica. O clima ficou tenso no canteiro de obras da Usina de Jirau, no rio Madeira, a 100 km de Porto Velho, quando milhares de trabalhadores foram abandonados pelo Sindicato da Construção Civil de Rondônia e a CUT, por ordens do Ministro da Casa Civil do Governo Dilma, o aviso foi repassada as direções pelegas pelo Sr. Gilberto Carvalho, enquanto os peões se aglomeravam na entrada da usina, em protesto, no canteiro da obra permaneciam apenas os que estavam alojados.
Rondônia: bloqueio da BR 364
No início desta manhã (28/3), por volta da 7h00m, mais de trezentos manifestantes, formado por trabalhadores, agricultores e atingidos pela barragem da Usina Hidrelétrica de Samuel, paralisam a rod ovia BR 364, no kilômetro 100, próximo ao município de Itapuã do Oeste.

A ação é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, que realizou uma assembléia na tarde de ontem em Itapuã do Oeste, com participação de atingidos dos municípios de Candeias Jamari, Itapuã do oeste e do Distrito de Triunfo. A atividade contou com a parceria de organizações, sindicatos e uma comissão de moradores de Itapuã.  Segundo lideranças do movimento, compareceram na assembléia mais de 600 pessoas, momento em que debateram a dívida histórica social do processo de construção da usina de Samuel e definiram uma pauta de reivindicações.

Trabalhadores e atingidos por barragens bloquearam a BR- 364 em Rondônia. Veja as fotos
 






Arruda, Delúbio e Kassab no reino da pequena política
Por Léo Lince

José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal e figura central do bem documentado mensalão do DEM, soltou o verbo sobre sua experiência vivencial nos labirintos do financiamento privado de campanha eleitoral.
Diante da pergunta – o senhor é corrupto? - Arruda forneceu a seguinte e espantosa resposta: "infelizmente, joguei o jogo da política brasileira. As empresas e os lobistas ajudam nas campanhas para terem retorno, por meio de facilidades na obtenção de contratos com o governo ou outros negócios vantajosos. Ninguém se elege pela força de suas idéias, mas pelo tamanho do bolso. É preciso de muito dinheiro para aparecer bem no programa de TV. E as campanhas se reduziram a isso".
A entrevista explosiva na "Veja Online", estranhamente, não apareceu na edição em papel da revista. Os grandes jornais tocaram no assunto em páginas secundárias e notas pequenas. Entre os acusados de participação direta no esquema estão os presidentes anterior e atual do DEM, o presidente e o secretário geral do PSDB, além de cabeças coroadas destes e de outros partidos. Ninguém, nos partidos da ordem dominante, protestou indignado. É a lei do silêncio que decorre da "naturalização" da maracutaia.
Castells, sobre Internet e Rebelião: “É só o começo”

Por Jordi Rovira, Universitad Oberta de Catalunya | Tradução: Cauê Seigne Ameni

Os meios de comunicação passaram semanas centrando sua atenção na Tunísia no Egito. As insurreições populares que se desenvolveram após o sacrifício do jovem tunisiano Mohamed Bouazizi, terminaram em poucos dias com a ditadura de Bem Ali e na sequência, como peças enfileiradas de dominó, com a “presidência” de Hosni Mubarack. Abriram-se processos democráticos em ambos os países. Manifestantes também saem às ruas árabes na Líbia, Iêmen, Argélia, Jordânia, Bahrain e Omã.

Em todos esse processos, as novas tecnologias jogam um papel chave primordial — em especial, as redes sociais, que permitem superar a censura. Ante esse desfecho histórico, Manuel Castells, catedrático sociólogo e diretor do Instituto Interdisciplinar sobre Internet, na Universitat Oberta de Catalunya, aprofunda a reflexão sob o que se passa e oferece chaves para entender um movimento cidadão que tira o máximo proveito dos novos canais de comunicação ao seu alcance.
Detran renova contrato com empresa citada na Caixa de Pandora
De DFTV:
Não foi feita licitação para o serviço, estimado em R$ 11,9 milhões. Pivô do suposto mensalão do Democratas de Brasília diz que Search Tecnologia pagava propina regularmente.
O contrato foi assinado sem licitação entre o Detran e a Search Tecnologia em 8 de fevereiro de 2011, no valor de R$ 11,9 milhões, relativo à prestação de serviços de informática por seis meses. A empresa é citada no inquérito da Caixa de Pandora e, segundo Durval Barbosa, delator do esquema, a empresa "pagava propina de forma regular e contínua, de acordo com a liberação do pagamento das faturas".
A CPI da corrupção concluiu que os contratos da empresa com o Detran eram "de sucessivos acertos na forma emergencial". Apenas no ano passado, a Search recebeu do Departamento de Trânsito R$ 25, 788 milhões.
O diretor de informática do Detran disse que esse foi um contrato de transição e que, a partir da semana que vem, começa a lançar editais para contratar os serviços feito hoje apenas pela Search. A empresa informou que todos os contratos foram feitos respeitando a legislação vigente e diz que jamais adotou o pagamento de propina como forma de conseguir contratos com o governo.
Manifestação fecha a GO-520
De DFTV:
Moradores de sete bairros do Novo Gama se reuniram e impediram trânsito na via. Ônibus foram destruídos e longo congestionamento se formou na região.
Moradores fecharam hoje pela manhã a GO-520, rodovia que liga o Céu Azul, no Novo Gama, ao Plano Piloto. Uma manifestação contra as péssimas condições da vida reuniu moradores de sete bairros da cidade e impediu o trânsito na via. Os manifestantes danificaram ônibus e o bloqueio da pista fez com que se formasse um longo congestionamento. Só por volta das 11h, a polícia conseguiu desocupar a pista e conter os manifestantes.
Alunos da UnB no Gama entram em greve 
De DFTV:
Professores decidiram continuar com aulas normalmente. Nímero de alunos que faltaram foi pequeno e as aulas estão seguindo sem maiores problemas.
Parte dos alunos do campus da Universidade de Brasília no Gama entraram em greve nesta segunda-feira. Eles reclamam da falta de infraestrutura do campus, que funciona de forma improvisada no prédio do antigo fórum da cidade. Para acomodar todos, as salas de reunião e dos professores viraram salas de aula – assim como os laboratórios.
Os transtornos foram causados por conta de mais um adiamento na entrega do novo prédio, que deveria ter sido inaugurado em março do ano passado. A entrega foi remarcada para setembro, dezembro, março deste ano e agora só em abril.
Revolta dos operários na Usina de Jirau
Nota do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) sobre a revolta dos operários na Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia


Nesta semana acompanhamos a revolta dos operários na Usina Hidrelétrica de Jirau contra as empresas que controlam a barragem. Existem informações de que os mais de 15 mil operários da obra estão em situação de superexploração, com salários extremamente baixos, longas jornadas e péssimas condições de trabalho, que existe epidemia de doenças dentro da usina e não existe atendimento adequado de saúde, que o transporte dos operários é de péssima qualidade, sofrem com a falta de segurança e que mais de 4.500 operários estão ameaçados de demissão. Esta é a realidade da vida dos operários.
Ceste-Estreito deixa o presente ao povo atingido pelo 'desenvolvimento'
Por Carlos Leen 
Concebe-se em termos exclusivamente técnicos, que uma usina hidrelétrica, além de ser um complexo arquitetônico, é um conjunto de obras e equipamentos que tem por finalidade produzir energia elétrica através da força hidráulica de um rio. Todavia para além das forças desenvolvimentistas poucas são as abordagens que consideram que esse empreendimento apresenta impactos que em muitos casos, são pouco relevados no momento de apreciá-lo.
Brasil com P
Por Índio

Dedicado a todos que lutaram pelo Fora Arruda. E aquele que lutarão sempre por um Brasil sem corruptos. Um Brasil socialista.

Veja o video:

http://www.youtube.com/watch?v=6v0oXz499xg
Ainda existe oposição: PSOL.
Por Jorge Antunes
Hoje, segunda-feira, 28 de março, quando Honestino Guimarães estaria completando 64 anos, o PSOL-DF estará nas emissoras de Rádio e de TV com dois filmetes de 30 segundos.
Um será repetido: o maestro Jorge Antunes fala do achatamento salarial do povo brasileiro e da precariedade na área da Saúde.
http://www.youtube.com/watch?v=Gk9DIEfvcaM
Outro filmete é novo: Toninho do PSOL lembra que "o governador Agnelo também foi grampeado na sala da corrupção do Durval Barboza."
http://www.youtube.com/watch?v=PVnIOO4daZ0
Fique ligado.
Ainda existe oposição: PSOL.

domingo, 27 de março de 2011

A sujeira não pára de aparecer em Brasília: agora é Alírio Neto, secretário de Justiça para quem?

Acusado de receber R$ 90 mil de Durval, Alírio diz que não deixará o cargo
De Correio:
Luísa Medeiros



O atual secretário de Justiça do GDF, o distrital licenciado Alírio Neto (PPS), acusado pelo delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa, de receber mesada mensal de R$ 90 mil na gestão do ex-governador José Roberto Arruda, afirmou ontem que não pretende deixar o cargo. Ele disse que conversou com o governador Agnelo Queiroz (PT), na última sexta-feira, para esclarecer o que estava acontecendo. “Fui ao Buriti esclarecer a denúncia, que é mentirosa. Estou num cargo que o governador pode tirá-lo a hora que quiser. Mas não dá para parar o trabalho de Brasília porque Durval decidiu atacar todas as pessoas”, argumentou.
Secretário do DF acusado de receber propina
Da Folha de S. Paulo em Blog da Paola

O atual secretário de Justiça do governo do petista Agnelo Queiroz, no Distrito Federal, é acusado de receber propina do mensalão do DEM, de acordo com depoimentos até agora inéditos do delator do esquema de corrupção na capital do país. Durval Barbosa, denunciante do escândalo, revelou à Promotoria do DF que encaminhou repasses de R$ 90 mil mensais a Alírio Neto (PPS), quando o secretário ocupava a mesma pasta na gestão do ex-governador José Roberto Arruda.
Segundo Barbosa, Alírio era um dos beneficiários de parte dos R$ 220 mil desviados mensalmente do Detran. O dinheiro, segundo ele, era arrecadado junto a empresas de informática contratadas pelo Detran e pela Secretaria de Justiça e Cidadania.
A Revolução Árabe continua na Síria: atos de sábado
O presidente sírio tem pela frente a maior onda de contestação ao seu regime, depois de 11 anos de poder.

Cartazes com a sua fotografia estão a ser destruídos em todo o país, enquanto as manifestações se multiplicam.

O centro da contestação tem sido a cidade de Deraa, mas, nas últimas horas, os protestos têm-se estendido a todo o país.

Várias organizações da oposição fizeram um apelo a Bashar el-Assad, para que dialogasse com os opositores.

A resposta foi a repressão, com dezenas de mortos, já considerados mártires, sobretudo, em Deraa, e os seus nomes foram inscritos nas paredes das mesquitas de Deraa.
A Revolução Árabe prossegue na Síria: veja a cronologia
De Sol:
As revoltas e manifestações da Síria têm aumentado em paralelo à repressão violenta das forças do regime. O diário El País compõe cronologicamente as tensões no país, que tiveram início em Janeiro.26 de Janeiro. Um jovem identificado como Hasan Ali Akleh sacrifica-se na cidade de Al Hasakah, no noroeste da Síria. Várias testemunhas revelam que o acto foi um protesto contra o Governo.
28 de Janeiro. Em Ar Raqqah, uma localidade próxima de Al Hasakah, ocorre uma manifestação contra a morte de dois soldados kurdos. O mal-estar que é visível nas redes sociais ainda não se traduz em grandes mobilizações. A capital síria, Damasco, ainda não foi alcançada pelos protestos.
4 de Fevereiro. Defensores dos direitos humanos acusam as forças de segurança do regime de impedirem a população síria de manifestar-se no 'Dia da Raiva', que tinha reunido 20 mil pessoas no Iémen.
9 de Fevereiro. O New York Times avança que a Síria levanta a proibição sobre o uso de Facebook e You Tube.
20 de Março. Uma multidão lança fogo à sede governamental do partido Baaz, na cidade de Deraa, onde também foram queimados vários edifícios de tribunais e companhias telefónicas.
21 de Março. Forças do Exército Sírio fazem um cerco em Deraa, onde decorriam protestos contra a corrupção e falta de liberdade. Um rapaz de 11 anos morre na sequência de um protesto com gás lacrimogénio.
22 de Março. As autoridades sírias detêm o escritor defensor dos protestos contra o regime, Loay Hussein. Pelo quinto dia consecutivo, centenas de pessoas manifestam-se contra o presidente Bachar el Sad.
23 de Março. A repressão dos protestos causa mais quatro mortes. Mais de mil pessoas manifestam-se em redor de uma mesquita, em Deraa, com slogans contra o regime.
24 de Março. O Executivo sírio promete o aumento do salário aos funcionários públicos e a revisão da lei de emergência, após milhares de pessoas ocuparem a ruas em protesto pela morte de 37 manifestantes abatidos pela polícia.
25 de Março. A população síria convoca pelas redes sociais a evacuação de todas as mesquitas, num protesto em massa denominado 'Sexta-feira da Dignidade'. O regime tenta evitar a manifestação com promessas de abertura política e aumentos dos salários dos funcionários públicos.
Consulte aqui a página que o El País dedica às tensões na Síria.
SOL
Revolução Árabe avança
De Renascença:

O dominó das sublevações populares no norte de África e Médio Oriente vai crescendo e ficando mais violento. Depois das revoluções bem sucedidas na Tunísia e no Egito, várias praças enchem-se de manifestantes a pedir outro regime. O Bahrain, a Jordânia, a Síria, o Iémen e, num caso mais extremo, a Líbia, são atravessados por um rastilho de revolta que pode ainda só ter começado a fazer faísca.
Manifestação popular em Londres
 Foto: Lefteris Pitarakis/AP

Clique para a matéria do Jornal Nacional.

500 mil ingleses manifestam-se contra medidas de austeridade 

De Jornal de Notícias (português adaptado):

Milhares de pessoas participaram, este sábado, em Londres, de manifestação contra os cortes de gastos e medidas de austeridade promovidas pelo governo conservador britânico. A "Marcha para a Alternativa" já foi considerada a maior da última década.

 
foto CARL COURT/AFP
500 mil ingleses manifestam-se contra medidas de austeridade

 
As centrais sindicais estimaram uma adesão de cerca de 500 mil pessoas. Mais de 800 ônibus e dez três foram colocados à disposição para levar pessoas de outras cidades até Londres. O protesto decorreu sob vigilância de 4500 policiais que, apesar disso, não conseguiram evitar os confrontos.
A marcha, inicialmente anunciada como pacífica, foi convocada pelos principais sindicatos britânicos em Outubro para coincidir com a semana da apresentação do orçamento (apresentado há três dias) e também com a altura em que muitos cortes orçamentais começaram a surtir efeito. O desfile começou na estação de Victoria Embankment e foi até ao Hyde Park, local escolhido para o comício.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ficha Limpa cai no Supremo - Discurso da Senadora Marinor Brito
Senhor Presidente,
Senhores Senadores,
Senhoras Senadoras,  

A Lei Complementar nº 135 de 2010, conhecida como a Lei da Ficha Limpa, é um dos mais belos exemplos de como o povo pode participar diretamente das decisões políticas em nosso país. E, por meio da pressão social legítima, construir leis que sejam expressão da vontade da maioria.
Foram mais de um milhão e seiscentos mil de assinaturas de brasileiros e brasileiras que manifestaram sua concordância com um singelo princípio: para almejar representar o povo brasileiro o candidato não pode ter a ficha suja, não pode ter sido condenado por improbidade administrativa ou ter renunciado ao mandato para fugir da investigação sobre irregularidades cometidas.
A aprovação pelo Congresso Nacional atendeu a este verdadeiro clamor, mas também representou uma importante iniciativa de limpar a imagem combalida desta Casa, depois de tantos e tão freqüentes escândalos envolvendo parlamentares. Os últimos anos foram marcados por mensalões, quadrilhas assaltando recursos da saúde, apenas para citar alguns casos
Em relação aos posicionamentos dos ministros do Supremo na votação de ontem merece uma análise e uma resposta desta Casa os aspectos levantados pelo ministro Gilmar Mendes.
'Deputado do PT me pediu dinheiro', diz Arruda à Justiça
De IG:
Ex-governador diz em depoimento que Chico Leite pediu recursos para tentar concorrer ao Senado
Adriano Ceolin e Severino Motta, iG Brasília
O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (ex-DEM) afirmou à Justiça que o deputado distrital Chico Leite (PT) participou do esquema de corrupção revelado pela Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal. É o primeiro parlamentar petista citado no escândalo. O iG obteve acesso a trechos do depoimento do ex-governador, prestado depois da eleição de 2010.
Ficha limpa: quando o ativismo judicial atropela a democracia
Por Edilson Silva
 

Por 6 votos contra 5 o Supremo Tribunal Federal derrubou os efeitos da Lei da Ficha Limpa para o pleito eleitoral de 2010. Se a decisão ficou empatada no STF por vários meses, só vindo ao desempate com a chegada do 11° ministro, Luiz Fux, está nítido que o resultado passou longe da sua pacificação material.
Estou entre os brasileiros frustrados com a decisão do STF. 

Estou entre aqueles que viram mais coerência nos votos dos cinco ministros – Carmen Lúcia; Ricardo Lewandowski; Joaquim Barbosa; Ayres Britto e Ellen Gracie, que entenderam que a lei em julgamento, via caso concreto de um candidato a deputado, deveria valer para 2010. Os argumentos dos cinco ministros cercaram sua tese de legalidade, legitimidade e moralidade.
Telinha, hoje

Hoje, sexta-feira 25, teremos, mais uma vez, o Toninho do PSOL no rádio e na TV.
Inserção, certamente, será apresentada em horário nobre em intervalos das novelas.
Se não puder estar ligado na telinha, veja aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=WZU1dNKrd7k
Você pensou que iam aumentar de fato o seu salário?
http://www.youtube.com/watch?v=Gk9DIEfvcaM

Abraços,
Jorge Antunes
Manifesto pelo congelamento de enredo de Ópera de Rua 
Não aguento mais!
Minha ópera de rua Auto do Pesadelo de Dom Bosco já está com treze personagens principais.
A obra que, no ano passado, tinha 70 minutos de duração, agora já vai para 80 minutos.
Peço encarecidamente ao Arruda, ao Chico Leite, ao Agnelo, ao Durval, ao Cristovam e à Celina que façam um acordo e que abafem as novas revelações que começam a vir à tona.

Jorge Antunes



quinta-feira, 24 de março de 2011

Queda da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010 reforça a política econômica neoliberal
Por Rodrigo Ávila
Ontem (23/3/2011), o novo Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux desempatou a votação sobre a validade da “Lei da Ficha Limpa” para as eleições de 2010, liberando os “fichas-sujas” para assumirem cargos públicos. Assim, esta Lei somente começará a valer nas eleições de 2012.
Como consequência, a Senadora Marinor Brito (PSOL/PA) pode perder o mandato para o senador Jader Barbalho (PMDB/PA), que renunciou a seu mandato de senador em 2001 para escapar da cassação. Desta forma, a base do governo no Senado – que já possui mais de 3/5 dos senadores, conforme mostrou a votação do salário mínimo de apenas R$ 545 - fica ainda mais forte. Marinor votou por um aumento substancial do salário mínimo, enquanto Jader reforçará a base governista, votando com a orientação da Presidente Dilma.