terça-feira, 19 de julho de 2011

Oposição de Esquerda Unificada no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes-CONUNE
Por Enilton Rodrigues*
Entre os dias 13 a 17 de julho de 2011 a UNE realizou seu 52º Congresso em Goiânia-GO. O grande momento deste congresso foi o I Encontro Nacional do JUNTOS este encontro fundou o coletivo como um movimento de juventude ampla que se unifica em sua diversidade de lutadores e lutadoras de universidades, cursinhos, escolas e movimentos de todo o país e significa o importante fortalecimento de uma política de construção de uma alternativa para a juventude combativa, em uma nova situação que se abre no Brasil e no Mundo. O JUNTOS! consolida-se neste momento como essa alternativa organizando centenas de jovens em nosso país por uma perspectiva de mudança.


Nos debates do CONUNE a Oposição se uniu em torno de pautas histórica do movimento estudantil e contra a burocratização da direção majoritária da UNE. A Oposição de Esquerda Unificada (JUNTOS, Vamos a Luta, Contra Ponto, Rompendo Amarras e Levante) obteve 18,5% ou 581 votos se consolidando como a segunda maior força da UNE. O JUNTOS se consolidou como a terceira maior força da oposição se destacando no processo de articulação para a formação da chapa unificada, isso nos coloca com uma maior responsabilidade frente ao movimento estudantil nacional.
Uma tarefa urgente da oposição é unir a esquerda estudantil e social para fazer frente ao ataque que o governo prepara com o novo PNE e chamar o plebiscito nacional pelos 10% do PIB para a educação imediatamente, uma bandeira história do movimento social brasileiro, e por uma forte campanha unitária contra o novo PNE.
O PNE do governo é um ataque duríssimo a educação brasileira a proposta do governo quer transformar o REUNI, PROUNI, ENADE , Novo ENEM e o ensino à distância nos pilares fundamentais do desenvolvimento da educação brasileira nos próximos 10 anos. Convertendo o que era uma política de governo em política de estado. O Plano Nacional de Educação-PNE foi construído à revelia das reivindicações da sociedade civil e dos movimentos sociais e além disso é bastante insuficiente com metas frágeis apresentadas de modo vago e a recusa da proposta histórica de investir 10% do PIB na educação.
Brasília, 18 de julho de 2011
* Estudante de Engenharia Florestal-UnB

www.JUNTOS.org.brhttp://psolmesdf.blogspot.com/
61 8185 2569

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.