terça-feira, 19 de julho de 2011

Sem teto ocupam área no Distrito Federal
Em Correio da Cidadania

O acampamento montado em uma área localizada na cidade-satélite de Ceilândia (DF), às margens da BR-070, já abriga cerca de 600 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que ocuparam o local na madrugada da última sexta-feira (15). Os ocupantes pedem o assentamento na área ou a destinação de outro terreno no Distrito Federal para a construção de suas moradias.
Segundo o militante do MTST, Sérgio Leonel, as pessoas acampadas na área são de baixa renda, com muitos chefes de famílias desempregados.

“Tem muitas famílias desempregadas, muitas famílias despejadas (de outros imóveis), têm bastante famílias que não têm pra onde ir se sair daqui (da área ocupada)”.
Leonel aponta que a escolha do terreno para a ocupação se deve às irregularidades fundiárias e por se encontrar abandonado. “Essa daqui é uma propriedade que está sendo, a princípio, grilada. E a gente precisa saber quem é o dono, pra enquadrar nos programas habitacionais do governo”.
Os sem teto também buscam pressionar os governos federal e estadual para o estabelecimento de políticas habitacionais adequadas para a população de rendimentos abaixo de três salários mínimos.
Policiais militares foram até a área ocupada no início da tarde desta segunda-feira (18) para retirar as famílias. Algumas barracas foram destruídas, mas após negociação os sem teto permanecem no terreno. Horas depois, cerca de 300 acampados realizaram manifestação em frente ao Palácio Buriti, sede do governo do Distrito Federal.
Representantes dos sem-teto também se reúnem com membros do governo federal e estadual para decidir a situação das famílias acampadas.
Por Vivian Fernandes, da Radioagência NP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.