quinta-feira, 28 de julho de 2011

Abaixo-assinado pelo Transporte Público de qualidade em Brasília contra a construção de estacionamentos subterrâneos na Esplanada dos Ministérios
Para: Governo do Distrito Federal
NÃO à construção de estacionamentos subterrâneos na Esplanada dos Ministérios! 
Assine aqui
A cada dia a população de Brasília sofre mais com a falta de planejamento do trânsito: aumento dos engarrafamentos, poluição, violência e impunidade.
O sistema de transporte coletivo da capital é extremamente precário, tendo sido historicamente negligenciado. Não há integração tarifária, a frota de ônibus está sucateada, o metrô superlotado e sem investimento. As poucas calçadas têm péssimas condições e as obras viárias desconsideram pedestres e ciclistas. O estacionamento irregular é uma normalidade, enquanto faltam vagas para estacionar bicicletas. 
Estes são apenas alguns dos problemas que muitos cidadãos convivem diariamente no DF, onde há todo um conjunto de medidas favoráveis para se optar pelo carro, desestimulando as demais opções de transporte.
Seguindo essa tendência, o Governo do Distrito Federal anunciou duas medidas que estimulam ainda mais o transporte particular: a construção de um estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios e um projeto de IPVA Zero. Esses não são fatos isolados: são o símbolo de um projeto de cidade onde não há atenção ao planejamento sustentável de médio e logo prazo.
Tais medidas caminham numa direção oposta das políticas mais avançadas no mundo. Ao contrário da proposta do GDF, as políticas de mobilidade mais eficientes conhecidas mundialmente priorizam totalmente o transporte público, o pedestre e as bicicletas. Aumentar o número de vagas e duplicar vias não resolve e agrava o problema, com sérias conseqüências ambientais, sociais e econômicas.
Por isso, é inadmissível gastar milhões de reais dos cofres públicos para estimular o transporte particular enquanto o transporte público e a estrutura para pedestres e bicicletas permanecem em condição lamentável.
Visando contribuir para tornar nossa cidade mais agradável, dinâmica e humana, a Associação Civil Rodas da Paz, junto com as pessoas e organizações abaixo assinados(as), lança este manifesto.
Acreditamos no diálogo entre governo e sociedade para a construção da Brasília do futuro.
É pedalando que a gente se entende!
Rodas da Paz
Brasília, julho de 2011
Os signatário
Endereço do Abaixo-assinado: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.