Por Tatyana Luz
Há muito venho reclamando acerca desta situação e esta reportagem
retrata tudo aquilo que reclamo desde que esta "empresa", assumiu a
emergencial de operar no Arapoanga. Isso mesmo, ônibus que eram
para operar no Arapoanga e Vale do Amanhecer, operam descaradamente na
linha 600 (centro de Planaltina), sem nenhum pudor, enquanto isso, nosso
terminal na ida e as paradas ao longo do Plano Piloto, na volta ficam
lotadas e quando aparece um ônibus, os usuários se assemelham a urubú
quando visualizam um animal morto.
A mais
nova ideia agora é "quebrar a empresa Moura". Esta entrou há poucos meses
em operação no Arapoanga - ouvi de uma fonte interna da empresa e
visualizei pessoalmente que quando vem encostando um veículo da Moura,
saem dois ou mais Grande Brasília de rotas e atalhos diferentes, de
forma que peguem os passageiros e a Moura ande com seus carros vazios.
Em um instante o passageiro pode até pensar, "opa que bom, temos muitos
ônibus", sim de fato... mas em um horário saem 3 ônibus de uma vez... e
como ficam os demais horários para quem sai mais tarde?? Não fica, não
existe.
Prezado, sei do
fim da Licitação, onde a herdeira da Bacia 1 (Planaltina, Sobradinho I e
II, Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste, Varjão e Lago Norte) é a
Piracicabana de SP, sei também que a previsão de início da operação da
referida empresa é em 3/12/2013; mas, até lá muita coisa pode acontecer e
reafirmar "muita coisa ruim".
Posso parecer
exagerada... mas infelizmente gostaria que fosse apenas exagero meu,
semana passada presenciei algo que deixou-me um tanto quanto preocupada.
O ônibus que eu utilizo é o único que faz a linha 616.6 (Arapoanga/L2
Norte-Sul), mesma dupla vai no inicio da manhã e volta no início da
tarde, então, estávamos indo pela avenida principal do Condomínio
Arapoanga e nisso veio um ônibus em sentido contrário, da mesma empresa,
Grande Brasília, jogou o ônibus em cima do nosso, e arrebentou com todo
o espelho retrovisor do lado do motorista, não sobrou um caquinho pra
contar história... O cobrador... apenas riu, e disse: "eita ele se
vingou do gancho que nós demos dele...", rindo como criança... O Sr. sabe
o que significa o "gancho", mais uma vez explico que estes cobradores e
motoristas trabalham por sistema de comissão, nós passageiros somos
meras cabeças (como se fôssemos gado), e o "gancho" ao qual ele se
referiu, foi que ele não respeitou a ordem de chegada e saiu antes do
outro motorista e pegou os supostos passageiros dele... aí ele se vingou
quebrando o espelho retrovisor. Não temos horário, o ônibus sai na
hora que chega, por ordem. Essas criaturas trabalham o dia todo para
ganhar a comissão por "cabeça", então é um "colega" brigando com o
outro e colocando em risco a vida dos passageiros. Esta é a política do PTraidor com sua "frente popular" (PCdoB, PSB e PDT) de mentira, que já estava em aliança com o Arruda - aliança para enganar o povo trabalhador.
"Nós
passageiros não somos vistos como cidadãos que possuem direitos e
deveres, somos vistos com meras "cabeças" que quanto mais conseguirem
enfiar dentro de um ônibus, maior será a comissão.
Passageiro não tem direito ao conforto de vir sentado ou esperar em sua
parada pelo seu transporte, tem que andar espremido, pois aí sim é linha lucrativa."
- horário e itinerário de ônibus,
isto é balela, eles devem estar onde estão os passageiros. Por isso,
percurso menos custoso, onde não há necessidade de parada semafórica,
vai ter ônibus.
Eu apelo aos supostos representates de Planaltina, administrador de nossa cidade, pessoal do DFTRANS (órgão que deveria fiscalizar a atitude desta gente), deputados. Mas até hoje, nossa situação dá uma pequena estabilizada e quando piora, piora com força, umas dez vezes mais, e não estou vendo nenhuma solução à vista!
Não sei o que está ocorrendo, mas os serviços que deveriam mudar pra melhor, com a entrada de parte das vencedoras da dispensa de licitação para novos ônibus; mudaram para Muuuito PIOR. O descaso que sofríamos com a Coopatram, que dizia que estas linhas não eram rentáveis, os horários que os ônibus deveriam circular em suas próprias linhas deixam de fazê-lo - para "competir" passageiros em linhas que já possuem empresa! Reivindicamos que todo o transporte público seja de fato público, servido pelo Estado. Se o transporte é publico, porque temos que pagar?
Trabalhei com licitações, conheço a Lei 8.666/93, e pela minha experiência se uma empresa leu o Edital, entrou no certame,
foi vencedora, ela está de acordo com os ônus e os bônus do bem ou
serviço que irá fornecer, assinou o contrato, concorda com tudo. Agora,
aqui no GDF, isso não acontece! Essa gente trabalha do
jeito que quer, da forma que quer, atrapalhando os outros e ninguém faz
nada, ninguém multa, ou faz alguma punição.
Nós, mais de 60.000 habitantes, nos sentimos desacolhidos totalmente pelo Estado, pois este é omisso e nos deixam a mercê de gente que quer apenas nos usar como moeda. Abaixo o Estado privatizado.
A matéria está em:
http://g1.globo.com/videos/
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